O resumo de fatos
Para você resumir qualquer texto, é
fundamental que, antes de fazê-I, observe a diferença entre uma informação
central e os detalhes referentes a ela. Para tanto, parti- remos de um fato
central, ao qual acrescentaremos informações adicionais.
Observe o seguinte fato:
Os amigos de Maria fizeram uma grande
festa.
Nela existe uma referência a um fato
específico: uma festa realizada pelos amigos
de
Maria.
Veja agora como é possível aumentar essa
frase com dados adicionais.
Inicialmente fornecemos uma característica
de Maria:
Os amigos de Maria, funcionária de uma importante firma, fizeram uma grande festa.
Agora podemos acrescentar uma referência
de lugar a essa frase:
Os
amigos de Maria, funcionária de uma importante firma, fizeram, na sala do gerente de vendas, uma
grande festa.
Somamos
a todas essas .informações uma referência de tempo:
Os amigos de Maria, funcionária de uma
importante firma, fizeram, na sala do gerente de vendas, uma grande festa durante a tarde de ontem.
A
respeito do fato acontecido (a festa), vamos agora explicar a causa:
Os amigos de Maria, funcionária de uma importante
firma, fizeram, na sala do gerente de vendas, uma grande festa durante a tarde
de ontem, em comemoração a seu
aniversário.
Informamos agora a frequência com que esse
fato ocorre:
Como
acontece todos os anos, os amigos de Maria, funcioná- ria de uma importante
firma, fizeram, na sala do gerente de vendas. uma grande festa durante a tarde
de ontem, em comemoração a seu aniversário.
Veja como você deve fazer para resumir
esse parágrafo: basta que exclua as infor- mações adicionais que podem ser
dadas acerca do fato e deixar apenas os elementos essenciais, para transmitir a
informação central. Entendemos por informações adicionais referências ao tempo,
ao lugar, à frequência com que o fato ocorre, às características das pessoas
envolvidas, à causa do fato. a indicações de instrumentos utilizados para sua
realização, etc.
Observe também que o resumo pode ter o
tamanho que você desejar. Por exemplo, no caso do parágrafo acima, você pode
resumi-lo de modo a dar somente as informações estritamente essenciais:
Os amigos de Maria fizeram uma grande festa.
Você também pode fazer o resumo de modo a
incluir somente as referências de tem-
po
e lugar:
Os amigos de Maria fizeram uma grande festa,
na sala do gerente de vendas, durante a tarde de ontem.
É bom. porém, em seu resumo, eliminar
detalhes de menor significação.
EXERCÍCIO
Transcreva, em seu
caderno, a informação central dos fatos que se encontram em cada um dos
parágrafos seguintes.
a)Em
virtude de inúmeros atentados de grupos terroristas, o presidente de uma das potências
mundiais ordenou, na semana passada. um ataque aéreo de grandes pro- porções,
em vários pontos daquela cidade.
b)Acompanhado
por seus assistentes, o famoso cirurgião, personalidade respeitada em todo °
mundo, desembarcou, nas primeiras horas da manhã, na cidade de Santos, convidado
pelas mais altas autoridades do nosso país.
c)Os
lenhadores, com seus machados em punho, derrubaram, de modo impiedoso , árvores
seculares daquela mata, importante reserva florestal da região, em uma sombria
tarde
de inverno.
d)Na
presença de seus secretários, o prefeito da cidade, ilustre homem público,
inau- gurou hoje um importante centro cultural em um dos bairros mais movimentados
de São Paulo, metrópole das mais progressistas do país.
O resumo dos fatos
principais de um texto narrativo
Até agora você resumiu apenas parágrafos,
buscando sua ideia central. Vamos tentar resumir textos narrativos que
apresentem uma sequência de fatos. Neste caso, você deve, em seu resumo,
mencionar o nome dos principais personagens, onde e quando os principais fatos
ocorreram. Lembre-se de que convém selecionar apenas os fatos principais da
narrativa, excluindo os de menor importância e outros detalhes de pouca significação.
Vejamos um exemplo:
Personagens: Marcos, seu irmão e
um amigo.
Local: a casa de Marcos.
Tempo: final do mês de
abril.
Fatos principais:
1)
Marcos ganha um jogo eletrônico em seu aniversário.
2)
Ele e seu irmão brincam durante toda a tarde.
3)
Lembram-se de que um amigo que mora no mesmo prédio gostaria de brincar com
eles.
4)
Marcos telefona para seu amigo.
5)
Ele chega logo em seguida ao telefonema.
6)
Os três brincam até a hora do jantar.
A partir dos dados do quadro acima
poderíamos compor a seguinte narração:
Um presente muito especial
Marcos não via a hora que chegasse seu
aniversário, no final do mês de abril. Contava os dias, as horas e os minutos,
pois sabia que ganharia um jogo eletrônico, pelo qual esperava com tanta
ansiedade.
O tempo passou lentamente, mas finalmente
chegou o dia tão esperado. Ao acordar, olhou para o lado e junto à sua cama
estava o brinquedo de seus sonhos. .'
Súbito saltou da cama, deu pulos de alegria
e correu para chamar o irmão e mostrar-lhe seu presente. Seus olhos brilhavam
de satisfação quando, juntamente com o irmãozinho, começou a brincar.
Durante toda a tarde não saíram de perto do
novo brinquedo. Foi só quando já estava quase escurecendo que lembraram de
convidar um amigo de Marcos, o qual morava no mesmo prédio, para brincar com
eles.
Assim que telefonou para o amigo, ele
correu para o apartamento e os três brincaram até a hora do jantar.
Para
resumir um texto dessa natureza, você deve mencionar os elementos essenciais a
partir dos quais a composição foi elaborada, ou seja, os personagens, o local,
o tempo e os fatos principais. Naturalmente, mencionará os personagens da
história no decorrer de seu resumo. Não convém citá-los isoladamente, antes de
falar dos fatos principais.
Observe
como seria o resumo dessa narração:
Resumo do texto
Marcos aguardava ansiosamente pelo dia do
seu aniversário, no final do mês de abril, pois ganharia um jogo eletrônico. Ao
acordar, nesse dia, encontrou o presente. Foi correndo mostrá-lo a seu irmão, com
o qual brincou durante toda a tarde. Lembrou-se de telefonar para um amigo que
morava no mesmo prédio, chamando-o para brincar também. Os três se divertiram
muito com o jogo até a hora do jantar.
EXERCÍCIO
Releia cada uma das quatro narrações
apresentadas neste livro: O incêndio.
Com a fúria de um vendaval. O primeiro dia no cursinho. Um ato involuntário
(transcritas a seguir). Determine, em cada uma delas, os seguintes elementos: personagens, local, tempo e fatos
principais, da maneira como fizemos neste capítulo para a narração Um presente muito especial. Logo após,
resuma cada uma das quatro narrações, conforme foi feito no exemplo mostrado
neste capítulo.
O INCÊNDIO .
Ocorreu
um pequeno incêndio na noite de ontem, em um apartamento de propriedade do sr.
Marcos da Fonseca.
No local habitavam o proprietário, sua
esposa e seus dois filhos. Todos eles, na hora em que o fogo começou, tinham
saído de casa e estavam jantando em um restaurante situado em frente ao
edifício. A causa do incêndio foi um curto-circuito ocorrido no precário
sistema elétrico do velho apartamento.
O fogo despontou em um dos quartos que,
por sorte, ficava na frente do prédio. O porteiro do restaurante, conhecido da
família, avistou-o e imediatamente foi chamar o sr. Marcos. Ele, mais que
depressa, ligou para o Corpo de Bombeiros.
Embora não tivessem demorado a chegar, os
bombeiros não conseguiram impedir que o quarto e a sala ao lado fossem
inteiramente destruídos pelas chamas. Não obstante o prejuízo, a família consolou-se
com o fato de aquele incidente não ter tomado maiores proporções, atingindo os
apartamentos vizinhos.
COM
A FÚRIA DE UM VENDAVAL .
Em
uma certa manhã acordei entediada. Estava em minhas férias escolares do mês de
julho. Não pudera viajar. Fui ao portão e avistei, três quarteirões ao longe, a
movimentação de uma feira livre.
Não tinha nada para fazer, e isso estava me
matando de aborrecimento. Embora soubesse que uma feira livre não constitui exatamente
o melhor divertimento do qual um ser
humano pode dispor, fui andando, a passos lentos em direção àquelas barracas.
Não esperava ver nada de original, ou mesmo interessante. Como é triste o
tédio! Logo que me aproximei, vi uma senhora alta, extremamente gorda,
discutindo com um feirante.
O homem, dono da barraca de tomates, tentava
em vão acalmar a nervosa senhora. Não sei por que brigavam, mas sei o que vi: a
mulher, imensamente gorda, mais do que gorda (monstruosa), erguia seus enormes
braços e, com os punhos cerrados, gritava contra o feirante. Comecei a me
assustar, com medo de que ela destruísse a barraca (e talvez o próprio homem)
devido à sua fúria incontrolável. Ela ia gritando e se empolgando com sua raiva
crescente e ficando cada vez mais vermelha, assim como os tomates, ou até mais.
De repente, no auge de sua ira, avançou
contra o homem já atemorizado e,
tropeçando em alguns tomates podres que estavam no chão, caiu, tombou, mergulhou,
esborrachou-se no asfalto, para o divertimento do pequeno público que, assim
como eu, assistiu àquela cena incomum.
O PRIMEIRO
DIA NO CURSINHO .
Maria Helena acabava de matricular-se em
um famoso cursinho, desses que preparam os alunos para os exames vestibulares.
Logo no primeiro dia de aula, depois de
subir os seis lances de escadas que a conduziam à sua classe de duzentos e
quarenta alunos, entrou na sala espantada com a quantidade de colegas. Assistiu
às três primeiras aulas (ou conferências) que os professores deram com o
auxílio de microfones.
Quando bateu o sinal do intervalo, tentou
encontrar a lanchonete que ficava no térreo. Maria Helena então começou a descer
os seis lances de escadas, acompanhada por uma quantidade incontável de
pessoas, ou seja, os colegas das outras quinze salas de aula existentes em cada
andar. Sentia-se como uma torcedora saindo do Morumbi depois de um clássico.
Após algum tempo, chegou ao térreo e lá avistou
uma aglomeração comparável ao público que comparecia aos comícios das
"Diretas". Olhou para todos os lados e não viu lanchonete alguma.
Pouco tempo depois, descobriu que a
lanchonete era lá mesmo, mas não dava para ver a caixa registradora, situada a
alguns metros dela, de tanta gente que havia. Ela já estava na fila da caixa e
não sabia.
.
UM ATO
INVOLUNTÁRIO
. .
Após
assistir às aulas do cursinho, em seu primeiro dia de aula, Maria Helena
dirigiu-se ao ponto de ônibus.
Em volta do ponto havia dezenas de pessoas,
alunos com seu material escolar na mão, à espera dos transportes coletivos que
passavam por aquela imensa avenida. Aproximava-se o seu ônibus. Ao avistá-lo,
notou que vinha superlotado e decidiu esperar por um outro veículo da mesma
linha. Ele certamente passaria cinco minutos depois.
Ela estava no ponto, cercada por inúmeras pessoas,
e não sabia que a maioria delas iria entrar nesse ônibus abarrotado. De
repente, quando o veículo parou, todos
correram. em direção à porta, carregando junto Maria Helena. Ela, sem querer,
impulsionada pelos outros que a circundavam, subiu a escada do ônibus, contra a
sua vontade, tal o número de pessoas que a comprimiam.
Já dentro do veículo, ouviu a inútil
solicitação do cobrador para que as pessoas dessem um passo à frente. Não havia
para onde ir, nem mesmo como se mexer, devido à superlotação.
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