sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

A TÉCNICA DO RESUMO

O resumo de fatos

     Para você resumir qualquer texto, é fundamental que, antes de fazê-I, observe a diferença entre uma informação central e os detalhes referentes a ela. Para tanto, parti- remos de um fato central, ao qual acrescentaremos informações adicionais.

    Observe o seguinte fato:
     
                               Os amigos de Maria fizeram uma grande festa.

      Nela existe uma referência a um fato específico: uma festa realizada pelos amigos
de Maria.
     Veja agora como é possível aumentar essa frase com dados adicionais.
    
    Inicialmente fornecemos uma característica de Maria:
   
    Os amigos de Maria, funcionária de uma importante firma, fizeram uma grande festa.
   
     Agora podemos acrescentar uma referência de lugar a essa frase:

     Os amigos de Maria, funcionária de uma importante firma, fizeram, na sala do gerente de vendas, uma grande festa.
   
     Somamos  a todas essas .informações uma referência de tempo:

     Os amigos de Maria, funcionária de uma importante firma, fizeram, na sala do gerente de vendas, uma grande festa durante a tarde de ontem.
  
    A respeito do fato acontecido (a festa), vamos agora explicar a causa:

    Os amigos de Maria, funcionária de uma importante firma, fizeram, na sala do gerente de vendas, uma grande festa durante a tarde de ontem, em comemoração a seu aniversário.

   Informamos agora a frequência com que esse fato ocorre:

    Como acontece todos os anos, os amigos de Maria, funcioná- ria de uma importante firma, fizeram, na sala do gerente de vendas. uma grande festa durante a tarde de ontem, em comemoração a seu aniversário.

     Veja como você deve fazer para resumir esse parágrafo: basta que exclua as infor- mações adicionais que podem ser dadas acerca do fato e deixar apenas os elementos essenciais, para transmitir a informação central. Entendemos por informações adicionais referências ao tempo, ao lugar, à frequência com que o fato ocorre, às características das pessoas envolvidas, à causa do fato. a indicações de instrumentos utilizados para sua realização, etc.

     Observe também que o resumo pode ter o tamanho que você desejar. Por exemplo, no caso do parágrafo acima, você pode resumi-lo de modo a dar somente as informações estritamente essenciais:

     Os amigos de Maria fizeram uma grande festa.
   
    Você também pode fazer o resumo de modo a incluir somente as referências  de tem-
po e lugar:
   
   Os amigos de Maria fizeram uma grande festa, na sala do gerente de vendas, durante a tarde de ontem.
   
   É bom. porém, em seu resumo, eliminar detalhes de menor significação.

EXERCÍCIO

Transcreva, em seu caderno, a informação central dos fatos que se encontram em cada um dos parágrafos seguintes.

a)Em virtude de inúmeros atentados de grupos terroristas, o presidente de uma das potências mundiais ordenou, na semana passada. um ataque aéreo de grandes pro- porções, em vários pontos daquela cidade.

b)Acompanhado por seus assistentes, o famoso cirurgião, personalidade respeitada em todo ° mundo, desembarcou, nas primeiras horas da manhã, na cidade de Santos, convidado pelas mais altas autoridades do nosso país.

c)Os lenhadores, com seus machados em punho, derrubaram, de modo impiedoso , árvores seculares daquela mata, importante reserva florestal da região, em uma sombria
tarde de inverno.

d)Na presença de seus secretários, o prefeito da cidade, ilustre homem público, inau- gurou hoje um importante centro cultural em um dos bairros mais movimentados de São Paulo, metrópole das mais progressistas do país.

O resumo dos fatos principais de um texto narrativo

    Até agora você resumiu apenas parágrafos, buscando sua ideia central. Vamos tentar resumir textos narrativos que apresentem uma sequência de fatos. Neste caso, você deve, em seu resumo, mencionar o nome dos principais personagens, onde e quando os principais fatos ocorreram. Lembre-se de que convém selecionar apenas os fatos principais da narrativa, excluindo os de menor importância e outros detalhes de pouca significação.
    Vejamos um exemplo:

Personagens: Marcos, seu irmão e um amigo.
Local: a casa de Marcos.
Tempo: final do mês de abril.
Fatos principais:
1) Marcos ganha um jogo eletrônico em seu aniversário.
2) Ele e seu irmão brincam durante toda a tarde.
3) Lembram-se de que um amigo que mora no mesmo prédio gostaria de brincar com eles.
4) Marcos telefona para seu amigo.
5) Ele chega logo em seguida ao telefonema.              
6) Os três brincam até a hora do jantar.

    A partir dos dados do quadro acima poderíamos compor a seguinte narração:

                                      Um presente muito especial
      Marcos não via a hora que chegasse seu aniversário, no final do mês de abril. Contava os dias, as horas e os minutos, pois sabia que ganharia um jogo eletrônico, pelo qual esperava com tanta ansiedade.
     O tempo passou lentamente, mas finalmente chegou o dia tão esperado. Ao acordar, olhou para o lado e junto à sua cama estava o brinquedo de seus sonhos.          .'
     Súbito saltou da cama, deu pulos de alegria e correu para chamar o irmão e mostrar-lhe seu presente. Seus olhos brilhavam de satisfação quando, juntamente com o irmãozinho, começou a brincar.
     Durante toda a tarde não saíram de perto do novo brinquedo. Foi só quando já estava quase escurecendo que lembraram de convidar um amigo de Marcos, o qual morava no mesmo prédio, para brincar com eles.
     Assim que telefonou para o amigo, ele correu para o apartamento e os três brincaram até a hora do jantar.


      Para resumir um texto dessa natureza, você deve mencionar os elementos essenciais a partir dos quais a composição foi elaborada, ou seja, os personagens, o local, o tempo e os fatos principais. Naturalmente, mencionará os personagens da história no decorrer de seu resumo. Não convém citá-los isoladamente, antes de falar dos fatos principais.
     Observe como seria o resumo dessa narração:

Resumo do texto
     Marcos aguardava ansiosamente pelo dia do seu aniversário, no final do mês de abril, pois ganharia um jogo eletrônico. Ao acordar, nesse dia, encontrou o presente. Foi correndo mostrá-lo a seu irmão, com o qual brincou durante toda a tarde. Lembrou-se de telefonar para um amigo que morava no mesmo prédio, chamando-o para brincar também. Os três se divertiram muito com o jogo até a hora do jantar.

EXERCÍCIO
   Releia cada uma das quatro narrações apresentadas neste livro: O incêndio. Com a fúria de um vendaval. O primeiro dia no cursinho. Um ato involuntário (transcritas a seguir). Determine, em cada uma delas, os seguintes elementos: personagens, local, tempo e fatos principais, da maneira como fizemos neste capítulo para a narração Um presente muito especial. Logo após, resuma cada uma das quatro narrações, conforme foi feito no exemplo mostrado neste capítulo.
           
                                                    O INCÊNDIO       .
     
      Ocorreu um pequeno incêndio na noite de ontem, em um apartamento de propriedade do sr. Marcos da Fonseca.
      No local habitavam o proprietário, sua esposa e seus dois filhos. Todos eles, na hora em que o fogo começou, tinham saído de casa e estavam jantando em um restaurante situado em frente ao edifício. A causa do incêndio foi um curto-circuito ocorrido no precário sistema elétrico do velho apartamento.
     O fogo despontou em um dos quartos que, por sorte, ficava na frente do prédio. O porteiro do restaurante, conhecido da família, avistou-o e imediatamente foi chamar o sr. Marcos. Ele, mais que depressa, ligou para o Corpo de Bombeiros.
     Embora não tivessem demorado a chegar, os bombeiros não conseguiram impedir que o quarto e a sala ao lado fossem inteiramente destruídos pelas chamas. Não obstante o prejuízo, a família consolou-se com o fato de aquele incidente não ter tomado maiores proporções, atingindo os apartamentos vizinhos.
           
                                      COM A FÚRIA DE UM VENDAVAL    .
   
     Em uma certa manhã acordei entediada. Estava em minhas férias escolares do mês de julho. Não pudera viajar. Fui ao portão e avistei, três quarteirões ao longe, a movimentação de uma feira livre.
    Não tinha nada para fazer, e isso estava me matando de aborrecimento. Embora soubesse que uma feira livre não constitui exatamente o melhor  divertimento do qual um ser humano pode dispor, fui andando, a passos lentos em direção àquelas barracas. Não esperava ver nada de original, ou mesmo interessante. Como é triste o tédio! Logo que me aproximei, vi uma senhora alta, extremamente gorda, discutindo com um feirante.
     O homem, dono da barraca de tomates, tentava em vão acalmar a nervosa senhora. Não sei por que brigavam, mas sei o que vi: a mulher, imensamente gorda, mais do que gorda (monstruosa), erguia seus enormes braços e, com os punhos cerrados, gritava contra o feirante. Comecei a me assustar, com medo de que ela destruísse a barraca (e talvez o próprio homem) devido à sua fúria incontrolável. Ela ia gritando e se empolgando com sua raiva crescente e ficando cada vez mais vermelha, assim como os tomates, ou até mais.
     De repente, no auge de sua ira, avançou contra o homem já atemorizado  e, tropeçando em alguns tomates podres que estavam no chão, caiu, tombou, mergulhou, esborrachou-se no asfalto, para o divertimento do pequeno público que, assim como eu, assistiu àquela cena incomum.
                       
                                   O PRIMEIRO DIA NO CURSINHO          .
     
       Maria Helena acabava de matricular-se em um famoso cursinho, desses que preparam os alunos para os exames vestibulares.
      Logo no primeiro dia de aula, depois de subir os seis lances de escadas que a conduziam à sua classe de duzentos e quarenta alunos, entrou na sala espantada com a quantidade de colegas. Assistiu às três primeiras aulas (ou conferências) que os professores deram com o auxílio de microfones.
    Quando bateu o sinal do intervalo, tentou encontrar a lanchonete que ficava no térreo. Maria Helena então começou a descer os seis lances de escadas, acompanhada por uma quantidade incontável de pessoas, ou seja, os colegas das outras quinze salas de aula existentes em cada andar. Sentia-se como uma torcedora saindo do Morumbi depois de um clássico.
    Após algum tempo, chegou ao térreo e lá avistou uma aglomeração comparável ao público que comparecia aos comícios das "Diretas". Olhou para todos os lados e não viu lanchonete alguma.
    Pouco tempo depois, descobriu que a lanchonete era lá mesmo, mas não dava para ver a caixa registradora, situada a alguns metros dela, de tanta gente que havia. Ela já estava na fila da caixa e não sabia.
                        .
                                     UM ATO INVOLUNTÁRIO
            .           .  
    Após assistir às aulas do cursinho, em seu primeiro dia de aula, Maria Helena dirigiu-se ao ponto de ônibus.
    Em volta do ponto havia dezenas de pessoas, alunos com seu material escolar na mão, à espera dos transportes coletivos que passavam por aquela imensa avenida. Aproximava-se o seu ônibus. Ao avistá-lo, notou que vinha superlotado e decidiu esperar por um outro veículo da mesma linha. Ele certamente passaria cinco minutos depois.
    Ela estava no ponto, cercada por inúmeras pessoas, e não sabia que  a maioria  delas iria entrar nesse ônibus abarrotado. De repente, quando o veículo parou,  todos correram. em direção à porta, carregando junto Maria Helena. Ela, sem querer, impulsionada pelos outros que a circundavam, subiu a escada do ônibus, contra a sua vontade, tal o número de pessoas que a comprimiam.

    Já dentro do veículo, ouviu a inútil solicitação do cobrador para que as pessoas dessem um passo à frente. Não havia para onde ir, nem mesmo como se mexer, devido à superlotação.

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