Tudo o que vimos até agora nesta parte do
livro são extratos das regras organizadas, na gramática da língua portuguesa,
para explicar a lógica da norma culta e garantir que o discurso, seja falado ou
escrito, tenha clareza.
Seguindo essas normas, quem escreve poderá
ter mais segurança de que sua mensagem será bem entendida.
Mas onde está a língua culta, cujo domínio
as provas de redação entendem verificar? Na gramática? Não, ela está sobretudo
nos livros, nos jornais, nos materiais escritos por quem faz um bom uso dela!
Por isso, quanto mais você ler textos de qualidade, mais chances terá de
escrever bem - muito mais do que se ficar decorando regras gramaticais.
No caso da ortografia, isso se aplica
perfeitamente. Nesta seção você encontra alguns termos que costumam gerar
confusão na hora de escrever. Esta lista vai ajudá-lo a detectar casos que
constituem erros graves de ortografia. Mas é uma pequena amostra, num universo
tão amplo e tão rico como é o da língua portuguesa.
Assim, leve em conta as distinções feitas
aqui; mas, sobretudo, leia muito, para fixar a grafia correta das palavras e
permitir que elas venham naturalmente até você, ao escrever!
6.1.PALAVRAS
COM SOM SIMILAR
6.2.
ERROS DE OR TOGRAFIA MAIS COMUNS
Nas provas de redação, algumas palavras ou
expressões costumam gerar mais dúvidas nos estudantes. Veja os exemplos que
seguem:
6.3.
USO DO PORQUÊ
As formas de escrever o porquê são
confundidas por muitos candidatos e lá se vão mais alguns pontos na avaliação.
Aqui você encontra um resumo com dicas que podem ajuda-lo a não esquecer as
grafias corretas. Veja o quadro:
EXERCÍCIOS
1.Marque
“C" quando a palavra em negrito estiver empregada corretamente, e “E”
quando estiver incorreta, de acordo com a norma culta.
(A) Hoje trabalhei mais e me (D) Fiquei
tão nervoso na prova
senti menas cansada do ao
ponto de não conseguir
que ontem.
responder.
(B) Esqueci o óculos em
(E) D A escola não pode
casa e não consegui ler o
descriminar alunos pela
documento direito. sua forma de falar.
(C)Eu coloro esse desenho
com
(F) Você prefere xampu para vários lápis vermelhos, azuis para
cabelos oleososou e amarelos.
ou normais?
2.
Indique a opção que completa a frase com as palavras grafadas corretamente:
---------------- falta de empregos, vamos responder com uma
estratégia -------------; é certo que ____________ pessoas sempre reclamar.
Há - conciente - haverá -
à C) A - conciente
- haverá - a
A - consciente - haverão -
a D) A - consciente
- haverá – a
3.
Assinale a alternativa em que todas as palavras estão grafadas corretamente:
A) Pode parecer uma perca
de C) De
repente, souberam que
tempo utilizarmos
aquecedores o almoço
beneficente não
solares.
ocorreria.
B) No mundo de hoje, um D) A
partir do momento em
profissional precisa
vestir que ele entrar, os cidadões
vários chapéis.
protestarão.
4.
Num restaurante de comida a quilo, sobre a mesa na qual os clientes
podiam
selecionar seus pratos, viu-se a seguinte placa:
Considerando o
contexto, que
ATENÇAO palavra deveria ser
corrigida?
OS
PRODUTOS A)
Desta -> dessa
DESTA
MESA B) Desta -> daquela
CONTÊM GLÚTEO C) Contêm -> contem
D) Glúteos -> glúten
5.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas da seguinte
frase:
-----------------------------------------------alguns
juízes parecem tão injustos? Gostaria
que me dessem um
--------------------------------! Toda vez que leio o resultado de certos
vereditos, me surpreendo, será que continuarei sem entender--------------?
A) porque - porque -
porquê C) por quê
- por quê - porquê
B) por que - por que - por
que D) por que -
porquê - por quê
6.
Assinale a opção que apresenta um modo adequado de completar as lacunas das
frases:
I. As injustiças são difíceis
de resolver ________________ existe demasiado egoísmo.
II. O relatório indicou os
países mais fortes e fracos .....................domínio do inglês.
A) por causa que / em nível
de C) por causa de
que / em nível do
B) porque / em nível de D) porque / a
nível de
GABARITO:
A) E
B) E C) E D) E
F) C
2.D
3.C 4.D 5.D
6.B
Nenhum comentário:
Postar um comentário