sexta-feira, 6 de novembro de 2015

A DISSERTAÇÃO A PARTIR DE UM ESTÍMULO VISUAL

       Nesta  postagem estudaremos como você deve proceder se acontecer, em uma prova de redação, ser  exigido fazer uma dissertação a partir de uma charge, gravura, desenho ou qualquer outro tipo de estímulo visual.
      O primeiro passo é  observar atentamente a charge, gravura, etc..., em todos os seus detalhes, para familiarizar-se com  ele. Se houver alguma(s), palavra(s), frase(s), diálogo, melhor ainda para facilitar a compreensão da ideia básica. Logo que conseguir entender o significado de cada parte, reúna as ideias para perceber o conteúdo central proposto, agora visto como um todo. Este procedimento leva a extrair o que poderíamos chamar de mensagem  do autor, a ideia central que ele quis transmitir.
     Vejamos uma charge de um autor bem conhecido:

      Observando a charge, podemos ver que temos dois personagens comentando uma notícia de um jornal. O primeiro personagem, o homem, comenta a notícia para a senhora. Esta, que não tem a menor noção de quem seja a pessoa a quem se refira a notícia, presta atenção no tempo levado para o diagnóstico e logo associa a um problema que aflige a população em geral, que é a baixa qualidade do atendimento do órgão público responsável
pela  saúde do brasileiro, o Sistema Único de Saúde, SUS.
     Deste modo, podemos ver que o autor da charge, usou claramente uma notícia de jornal para fazer crítica cômica de uma situação problemática crônica no nosso país. Então, o próprio autor já facilitou o próximo passo que vem logo após a determinação do conteúdo básico do texto, que é associar o conteúdo a alguma circunstância da nossa realidade nacional ou mundial. Ele   aponta com clareza para a saúde pública.
        O passo seguinte será a elaboração do tema. Você deverá fazer uma associação entre o conteúdo sugerido pela charge com o aspecto da nossa realidade nacional, escolhendo o ângulo que achar melhor abordar.   Por exemplo:

  
        TEMA  
        É  grande o descontentamento com o  sistema  de  saúde  pública  brasileiro,          que  deixa  muito  a  desejar  no  atendimento  das  necessidades  da  população. 
    
       Agora que o tema foi elaborado, é preciso escolher uma das técnicas dissertativas que foram estudadas anteriormente e aplicá-la (argumentos, causas e consequências, temas polêmicos, abordagem crítica...)  No texto abaixo foi escolhida a técnica da causa e consequência.

                               O  SOFRIMENTO  PARA  SOBREVIVER 
      
         Pelas notícias que circula na mídia, pode-se verificar que é muito grande a insatisfação existente para com o sistema público de saúde, através das constantes críticas que a população apresenta contra os serviços que ele presta á população, que se sente cada dia mais  descontente com a situação que tem de enfrentar quando dele necessita no seu dia a dia.
        Segundo o que se pode notar, os governos, tanto estaduais quanto federal, não disponibilizam verbas suficientes para que os hospitais e outros postos de atendimentos à população consigam se adequar e aparelhar para fazer face à demanda de seus serviços. Faltam médicos, enfermeiros, materiais os mais básicos, não há leitos suficientes para os doentes que deles necessitam, não há condições muitas vezes de se fazer cirurgias as mais simples, faltam medicamentos... Há até casos de hospitais novos, prontos, e que não funcionam porque não há pessoal para neles trabalhar! Um verdadeiro absurdo num país com tanta pobreza e doença!
         Em consequência disso, as salas de espera dos hospitais, dos postos de saúde, dos pronto-socorros, estão sempre abarrotadas de doentes à espera de um atendimento, de pessoas que sofreram um acidente ou um mal súbito e precisam atendimento imediato e são encaminhados para outro local por falta de médico ou de recursos, pacientes acomodados em macas ou camas improvisadas porque não há leitos disponíveis, e tantas outras cenas que só nos causam tristeza e revolta. Um verdadeiro caos que se instalou na saúde, principalmente nas grandes cidades, onde a demanda é maior.
        Em face de tudo isso, podemos ver que o descontentamento com o  sistema  de  saúde  pública por parte do povo brasileiro é justo, pois ele  deixa realmente muito  a  desejar  no  atendimento  das  necessidades  da   população. É necessário que os nossos políticos deixem de lado os seus próprios interesses particulares e passem a se preocupar mais com os problemas da população, que trabalha diuturnamente para sobreviver e sofre com todos esses problemas que a aflige, um dos quais a saúde é apenas um dos muitos que ela tem de enfrentar na sua luta de cada dia.

     Observe, no quadro abaixo, um resumo das etapas que utilizamos até chegar à fase final, ou seja, à dissertação:

1.Compreensão do conteúdo básico da charge.
2.Associação com algum aspecto da realidade.
3.Formulação de um tema dissertativo.
4.Aplicação de uma das técnicas.
5.Elaboração de uma dissertação .


    Estas etapas que você acaba de ver podem ser seguidas para a elaboração de uma dissertação a partir de qualquer charge, gravura, desenho ou qualquer outro tipo de estímulo visual.  que lhe seja fornecido.
   
                                                 EXERCICIOS

   Você pode escolher uma  das charges abaixo e, a partir delas, elaborar uma dissertação. Ou até fazer uma sobre cada charge, se  quiser.
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário