sábado, 16 de janeiro de 2016

A DIFERENÇA ENTRE DESCRIÇÃO, NARRAÇÃO E DISSERTAÇÃO

TIPOS  DE  REDAÇÃO  OU  COMPOSIÇÃO

      Tudo o que se escreve  recebe o nome genérico de redação (ou composição). Exis-
Tem três tipos  de  redação: descrição, narração e  dissertação. É importante  que  você
consiga  perceber  a  diferença  entre elas. Leia, primeiramente, as seguintes definições:

DESCRIÇÃO
É  o tipo  de redação na qual se apontam as características que
compõem um determinado objeto, pessoa, ambiente ou paisa-gem.

NARRAÇÃO
É a modalidade de redação na qual contamos um ou mais fa-
                                      tos que ocorreram em determinado tempo e lugar, envolvendo
certos personagens.

DISSERTAÇÃO
É o tipo de composição na qual expomos ideias gerais, segui-
das da apresentação de argumentos que as comprovem.

        Veja agora três exemplos dessas modalidades:

Descrição

       Sua estatura era alta e seu corpo, esbelto. A pele morena refletia o sol dos trópicos. Os olhos negros e amendoados espalhavam a luz interior de sua alegria de viver e jovialidade. Os traços bem desenhados compunham uma fisionomia calma, que mais parecia uma pintura.

Narração

       Em uma noite chuvosa do mês de agosto, Paulo e o irmão caminhavam pela rua mal iluminada que conduzia à sua residência. Subitamente foram abordados por um homem estranho. Pararam, atemorizados, e tentaram saber o que o homem queria, receosos de que se tratasse de um assalto. Era, entretanto, somente um bêbado que tentava encontrar , com dificuldade, o caminho para sua casa.

Dissertação

       Tem havido muitos debates sobre a eficiência do sistema educacional brasileiro. Argumentam alguns que ele deve ter por objetivo despertar no estudante a capacidade de absorver informações dos mais diferentes tipos e relacioná-las à realidade circundante. Um sistema de ensino voltado para a compreensão dos problemas socioeconômicos e que despertasse no aluno a curiosidade científica  seria por demais desejável.

         Assim sendo. podemos elaborar o seguinte quadro:
                                  

   REDAÇÃO
        ou
  COMPOSIÇÃO
  DESCRIÇÃO
  NARRAÇÃO
  DISSERTAÇÃO


       Como você pode perceber, não há como confundir estes três tipos de redação. En- quanto a descrição aponta os elementos que caracterizam os seres, objetos, ambientes e paisagens, a narração implica uma ideia de ação, movimento empreendido pelos per- sonagens da história. Já a dissertação assume um caráter totalmente diferenciado, na medida em que não fala de pessoas ou fatos específicos, mas analisa certos assuntos que são abordados de modo impessoal.

        Vamos agora treinar o reconhecimento dessas três modalidades de composição.


EXERCÍCIO

Enumere os parágrafos a seguir, identificando o tipo de redação apresentado:
            1)descrição                  2) narração         3) dissertação  

(    ) Acreditamos firmemente que só o esforço conjunto de toda a nação brasileira conseguirá vencer os gravíssimos problemas econômicos, por todos há muito conhecidos
 Quaisquer medidas econômicas, por si só, não são capazes de alterar a realidade, se as autoridades que as elaboram não contarem com o apoio da opinião pública, em meio a uma comunidade de cidadãos conscientes.

(    ) Nas proximidades deste pequeno vilarejo, existe uma chácara de beleza incalcu- lável. Ao centro avista-se um lago de águas cristalinas. Através delas, vemos a dança rodopiante dos pequenos peixes. Em volta deste lago pairam, imponentes, árvores seculares que parecem testemunhas vivas de tantas histórias que se sucederam pelas gerações. A relva, brilhando ao sol, estende-se por todo aquele local, imprimindo à paisagem um clima de tranquilidade e aconchego.

(     ) As crianças sabiam que a presença daquele, cachorro vira-lata em seu apartamento seria alvo da mais rigorosa censura de sua mãe. Não tinha qualquer cabi- mento: um apartamento tão pequeno que mal acolhia Álvaro, Alberto e Anita,  além de seus pais, ainda tinha ele de dar abrigo a um cãozinho! Os meninos esconderam  o animal em um armário próximo ao corredor e ficaram macios sentados na sala à espera dos acontecimentos.

(.........) Joaquim trabalhava em um escritório que ficava no 12º andar de um edifício da Avenida Paulista. De lá avistava todos os dias a movimentação incessante dos transeuntes, os frequentes congestionamentos dos automóveis e a beleza das arrojadas construções que se sucediam do outro lado da avenida. Estes prédios moderníssimos alternavam-se com majestosas mansões antigas. O presente e o passado ali se combinavam e, contemplando aquelas mansões, podia-se. por alto, imaginar o que fora, nos tempos de outrora, a paisagem desta mesma avenida, hoje tão modificada pela ação do progresso.

(..........) Dizem as pessoas ligadas ao estudo da Ecologia que são incalculáveis os danos
que o homem vem causando ao meio ambiente. O desmatamento de grandes extensões de terra, transformando-as em verdadeiras regiões desérticas, os efeitos nocivos da poluição e a matança indiscriminada de muitas espécies são apenas alguns dos aspectos a serem mencionados. Os que se preocupam com a sobrevivência e o bem-estar das futuras gerações temem que a ambição desmedida do homem acabe por tornar esta terra inabitável.

(..........) O candidato à vaga de administrador entrou no escritório onde iria ser entrevis- tado. Ele se sentia inseguro, apesar de ter um bom currículo, mas sempre se sentia assim quando estava por ser testado. O dono da firma entrou, sentou-se com ar de extrema seriedade e começou a lhe fazer as perguntas mais variadas. Aquele interrogatório parecia interminável. Porém, toda aquela sensação desagradável dissipou-se quando ele foi informado de que o lugar era seu.                  



Nenhum comentário:

Postar um comentário