quarta-feira, 13 de julho de 2016

SUGESTÕES PARA REDAÇÃO - REDAÇÃO 2

a) Leia atentamente os textos do painel a seguir e verifique as relações possíveis e
seus componentes.
b)  Extraia dele o tema e redija um texto em prosa (dissertativo ou narrativo).
c)  Crie um título coerente com seu texto.
d) Passe a limpo, à tinta, sua redação, no espaço a ela reservado. (O rascunho da
redação não será considerado.)
Seu trabalho será avaliado de acordo com os seguintes critérios:
·   interrelação estabelecida entre os componentes apresentados;
·   originalidade e espírito crítico;
·   adequação título/texto;
·   padrão culto da língua;
·   estrutura textual compatível com o tipo de texto escolhido.

TEXTO I

Desde que estou retirando 
só a morte vejo ativa,
só a morte deparei
e às vezes até festiva;
só a morte tem encontrado 
quem pensava encontrar vida, 

e o pouco que não foi morte 

foi de vida severina
(aquela vida que é menos 
vivida que defendida,

e é ainda mais severina 
para o homem que retira).

(João Cabral de Meio Neto)


TEXTO  II
A superfície do Brasil, incluindo lagos, rios e montanhas, é de 850 milhões de hecta-
res. Mais ou menos metade dessa superfície, uns 400 milhões de hectares, é geralmente considerada apropriada ao uso e ao desenvolvimento agrícolas. Ora, atualmente, apenas 60 milhões desses hectares estão a ser utilizados na cultura regular de grãos. O restante, salvo as áreas que têm vindo a ser ocupadas por explorações de pecuária extensiva (que, ao contrário do que um primeiro e apressado exame possa levar a pensar, significam, na realidade, um aproveitamento insuficiente da terra), encontra-se em estado de improdutividade, de abandono, sem fruto.

(José Saramago)Fim de feira, periferia afora


  Zanza daqui 
  Zanza pra acolá
  Fim de feira
  Periferia afora
  A cidade não mora mais em mim 
  Francisco, Serafim
Vamos embora
Ver o capim
Ver o baobá   
  Vamos ver a campina quando flora 
  A piracema, rios contravim
Binho, Sei, Bia, Quim
Vamos embora
(Chico Buarque)


Comentário 1:
Observando com cuidado as instruções, o vestibulando teve de inter-relacionar textos e
fotos em uma combinação dirigida pelos temas: terra/retirada/sertão/miséria, entre outros.
Portinari, em Os Retirantes, realiza a intertextualidade com João Cabral de Meio Neto,
revelando a constante da miséria nordestina: a morte. Já o texto de Saramago, de forma
crítica, refere-se à improdutividade e ao uso inadequado da terra que teria, se houvesse
interesse político e/ou cultural, capacidade para desenvolver a região. A mão-de-obra de
onde viria?
Sebastião Salgado responde à questão com uma foto do Movimento dos Sem-Terra. Chico Buarque, por seu lado, responde-a com a volta do povo à sua região, mas, para isso, é necessário ter um guia, uma direção "Zanza daqui / Zanza pra acolá". O sertanejo sente-se fora de seu "lugar", precisa retornar e "Ver o capim / Ver o baobá (. .. )", e propõe "Vamos embora". Voltar significa fazer renascer e o Sertão merece essa revisão.
O vestibulando pôde optar entre narração e dissertação, o que deixou o tema mais aber-to e mais propenso à liberdade de criação. Bom tema para quem está acostumado a leitu-ras intertextualizadas.
Comentário 2:
O quadro Os Retirantes, de Cândido Portinari, aparece ao lado do trecho de Morte e Vida Severina, de João Cabral de Meio Neto. Ambos retratam a problemática da seca, que gera a migração de populações famintas, as quais por diversas vezes deparam com a morte.
O texto de Chico Buarque mostra um convite aos "severinos" Francisco, Serafim, Binho,
Bel, Bia e Quim: "Vamos embora". Há na música uma certa euforia e esperança detransformação, presentes também na foto registrada por Sebastião Salgado. O texto central, de Saramago, fornece uma explicação para o sofrimento mostrado na primeira parte e para a euforia da segunda parte do painel, relatando que apenas uma pequena parte das terras apropriadas para o cultivo é de fato aproveitada, sendo o restante marcado por terras improdutivas e abandonadas, o que contribui mais ainda para o aumento das desigualdades sociais.
O candidato teria duas possibilidades. A primeira seria a elaboração de um texto narra-
tivo, tendo como tema central a realidade vivenciada pelos retirantes. Estes poderiam ser
caracterizados psicologicamente, enfatizando as consequências da seca em suas vidas.
    Outra opção seria produzir um texto dissertativo, em que o aluno deveria discutir a 
problemátiça da seca, os interesses políticos que a envolvem, a questão das terras impro-
dutivas, a necessidade de um melhor aproveitamento das terras, podendo até mesmo citar
a luta do Movimento Sem-Terra.

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