quarta-feira, 27 de julho de 2016

SUGESTÕES PARA REDAÇÕES - REDAÇÃO 3

Leia atentamente os textos:

TEXTO I
Pela Internet
Criar meu website
 Fazer minha home-page
Com quantos gigabytes
Se faz uma jangada
Um barco que veleje
Que veleje nesse informar
Que aproveite a vazante da infomaré
Que leve um oriki do meu velho orixá
Ao ponto de um disquete de um micro em Taipé.
                                    (Gilberto Gil, cantor e compositor brasileiro)

TEXTO II
        A criatividade verdadeira é o que há de individual em você. Você está sendo criativo
quando explora seu eu interior e descobre quem você é e o que você quer fazer.   Mas  a
Internet não pode levar você a fazer isso. Os gurus da computação que estão por trás da Internet nos dizem que as máquinas podem nos tornar mais criativos. Não é verdade.
Eles nos contam essa lorota porque podem ganhar milhões de dólares com ela.
                                          (Ray Bradbury, escritor norte-americano)

TEXTO III
      Pela primeira vez na História, temos um endereço que não nos vincula a um lugar. As sociedades do passado eram compostas de indivíduos que tinham referências de lugar. As relações sociais dependiam antes antes de tudo de distância.  Estamos nos tornando uma sociedade capaz de mudar suas relações sociais e se libertar das restrições que a oprimem, porque a Internet é um espaço compartilhado, que pode nos educar sobre
cidadania.       
                                                                      (Michel  Serres, filósofo e matemático francês)


TEXTO IV
     O aiatolá Hussein Ali Montazeri é um dos dissidentes mais populares do Irã e se encontra em prisão domiciliar desde 1997. Não pode mais pôr os pés na rua. Sua casa é vigiada dia e noite por soldados. Visitas, só de parentes próximos. Mesmo diante de tantos cuidados, arranjou um jeito de driblar o cerco dos turbantes negros. Criou uma página na Internet na qual expõe em persa suas ideias sobre política e religião.
                                                                                        (Ana Santa Cruz, repórter da Veja)

   Os textos sugerem diferentes dimensões das relações interpessoais na contemporaneidade. Produza um texto verbal que explore uma ou mais das dimensões sociais representadas.

COMENTÁRIO:
    
    Os quatro textos abordam as transformações ocorridas nas relações entre as pessoas
no mundo contemporâneo. Com o avanço tecnológico e o advento da Internet, as infor-
mações são transmitidas rapidamente, não importando a distância.
    A canção Pela Internet, de Gilberto Gil, reforça os aspectos positivos da ausência de fronteiras e da rapidez na transmissão de informações.
   Da mesma forma, o texto de Michel Serres louva a não-vinculação de um endereço a um
lugar e a libertação das barreiras de distância. Reforça ainda que a Internet pode "nos
educar sobre cidadania".
    Já o texto de Ray Bradbury enfatiza que a Internet não desenvolve a criatividade,   mas
é um instrumento massificador e extremamente lucrativo.
    Já o texto de Ana Santa Cruz, da revista Veja, nos faz pensar que a Internet abre uma possibilidade de comunicação antes impensada e é uma poderosa forma de propagar ideias e até mesmo de doutrinação. Até que ponto isso é benéfico, podemos refletir.
     O candidato tinha a oportunidade de discutir esse tema, que é atualíssimo e pro-vavelmente até mesmo vivenciado por ele, já que aumenta, cada vez mais, o número de jovens internautas. Poderia levantar os aspectos positivos de tais mudanças sociais. Elas vieram facilitar muitos projetos educativos, possibilitar mais ainda o ensino a distância, disseminar in io - mações e cultura, facilitar a comunicação entre os indivíduos. Por outro lado, há aspectos negativos: com a globalização e o desenvolvimento da Internet, muitas pessoas veem-se perdidas num "mar de informações" e acabam se perdendo na "navegação ou até mesmo naufragando, ou seja, diante de tantas informações, muitas vezes banais e até mesmo mentirosas, o indivíduo pode não chegar a obter o que almeja, não sanando, dessa forma, sua necessidade de conhecimento. Isso sem falar na disseminação de páginas adeptas do terrorismo, de movimentos racistas, neonazistas ou sites pornográficos, divulgando ideias e pregando valores.
   O vestibulando poderia optar pelo caminho da crítica e contestação das novas dimen- sões das relações interpessoais, entre as quais a Internet aparece como veículo mais dis- cutido nos textos, não podendo ser esquecido. Outra opção seria discorrer sobre as vanta- gens de tais dimensões, louvando dessa forma o avanço tecnológico e a globalização. Uma terceira opção, mais equilibrada, seria ponderar prós e contras, chegando a um meio-termo e a uma possível solução para as questões discutidas.







Nenhum comentário:

Postar um comentário