PROVA
DE PORTUGUÊS
Escolha a única alternativa correta, dentre
as opções apresentadas, que responde ou completa cada questão, assinalando-a,
com caneta esferográfica de tinta azul ou preta, no Cartão de Respostas.
(1) Dígrafo é o grupo
de duas letras formando um só fonema. Ditongo é a combinação de uma vogal com
uma semivogal, ou vice-versa, na mesma sílaba. Nas palavras "também"
e "ontem", observa-se que há, para cada palavra, respectivamente,
[A]
dígrafo - dígrafo / dígrafo - dígrafo.
[B]
ditongo nasal - ditongo nasal/ditongo nasal - ditongo nasal.
[C]
dígrafo - ditongo nasal/ditongo nasal - dígrafo.
[D]
ditongo nasal - dígrafo / dígrafo - ditongo nasal.
[E]
dígrafo - ditongo nasal / dígrafo - ditongo nasal.
(2) Assinale a
alternativa que classifica corretamente a sequência de predicados das orações abaixo.
- Soa um toque áspero
de trompa.
- Os estudantes saem
das aulas cansados.
- Toda aquela
dedicação deixava-o insensível.
- Em Iporanga existem
belíssimas grutas.
- Devido às chuvas,
os rios estavam cheios.
- Eram sólidos e bons
os móveis.
[A]
VERBAL; VERBO-NOMINAL; VERBO-NOMINAL; VERBAL; NOMINAL; NOMINAL
[B]
VERBAL; VERBAL; VERBO-NOMINAL; NOMINAL; VERBO- NOMINAL; NOMINAL
[C]
NOMINAL; VERBAL; VERBO-NOMINAL; VERBAL; NOMINAL; VERBO-NOMINAL
[D]
VERBO-NOMINAL; VERBAL; NOMINAL; VERBAL; VERBO-NOMINAL; NOMINAL
[E]
NOMINAL; VERBAL; VERBAL; NOMINAL; NOMINAL; VERBO-NOMINAL
(3) Em "A velha
disse-lhe que descansasse", do
conto Noite de Almirante, de Machado de Assis, a oração grifada é uma
subordinada .
[A]
substantiva objetiva indireta.
[B]
adverbial final.
[C]
adverbial conformativa.
[D]
adjetiva restritiva.
[E]
substantiva objetiva direta.
(4) "Pela primeira
vez na história, pesquisadores conseguiram projetar do zero o genoma de um ser
vivo (uma bactéria, para ser mais exato) e 'instalá-lo' com sucesso numa
célula, como quem instala um aplicativo no celular.
É um feito e tanto, sem dúvida, Paradoxalmente,
porém, o próprio sucesso do americano Craig Venter e de seus colegas deixa
claro o quanto ainda falta para que a humanidade domine os segredos da vida.
Cerca de um terço do DNA da nova bactéria (apelidada de syn3.0) foi colocado lá
por puro processo de tentativa e erro - os cientistas não fazem a menor ideia
do porquê ele é essencial." (Folha de S. Paulo, 26/03/2016).
(5) O texto informativo acima, que apresenta ao
público a criação de uma bactéria apenas com genes essenciais à vida, contém
vários conectivos, propositadamente destacados. Pode-se afirmar que
[A]
para inicia uma oração adverbial
condicional, pois restringe o genoma à condição de bactéria.
[B]
e introduz uma oração coordenada
sindética aditiva, pois adiciona o projeto à instalação do genoma.
[C]
como introduz uma oração adverbial
conformativa, pois exprime acordo ou conformidade de um fato com outro.
[D]
porém indica concessão, pois
expressa um fato que se admite em oposição ao da oração principal.
[E]
para que exprime uma explicação:
falta muito para a humanidade dominar os segredos da vida.
(5) Marque a
alternativa correta quanto à função sintática do termo grifado na frase abaixo.
"Em Mariana, a igreja, cujo sino é
de ouro, foi levada pelas águas".
[A]
adjunto adnominal
[B]
objeto direto
[C]
complemento nominal
[D]
objeto indireto
[E]
vocativo
(6) Assinale a
alternativa em que as palavras são antônimas.
[A]
escrupuloso/diligente
[B]
ambicioso/ modesto
[C]
didático/facilitador
[D]
protocolar/cerimonioso
[E]
habilidoso/jeitoso
(7) Marque a
alternativa correta quanto ao emprego da vírgula, de acordo com as normas gramaticais.
[A]
Ele pediu, ao motorista que parasse no hotel:
[B]
A vida como diz o ditado popular é breve.
[C]
Da sala eu vi sem ser visto todo o crime acontecendo.
[D]
Atletas de várias nacionalidades, participarão da maratona.
[E]
Meus olhos, devido à fumaça intensa, ardiam muito.
(8) Assinale a
alternativa correta quanto ao emprego do pronome relativo.
[A]
Aquele era o homem do qual Miguel
devia favores.
[B]
Eis um homem de quem o caráter é
excepcional.
[C]
Refiro-me ao livro que está sobre a
mesa.
[D]
Aquele foi um momento onde eu tive
grande alegria.
[E]
As pessoas que falei são muito
ricas.
(9) Marque a única
alternativa correta quanto ao emprego do verbo.
[A]
Se você me ver na rua, não conte a ninguém.
[B]
Mãe e filho põem as roupas para lavar aqui.
[C]
Não pensei que ele reouvisse os documentos tão cedo.
[D]
Evitaram o desastre porque freiaram a tempo.
[E]
As súplicas da mulher não o deteram.
(10) Leia o texto a seguir.
Somente uma bala
Vocês têm só uma bala na agulha para
capturar a atenção dos leitores: as primeiras linhas de um texto. Se elas não
forem capazes de despertar interesse, tchau e bênção. [...]
O erro pode estar na escolha dos assuntos.
Ou na qualidade dos textos. Ou nas duas coisas. Os assuntos podem ser
atraentes. Se oferecidos por meio de textos medíocres, não serão lidos. Os textos
podem ser gramaticalmente corretos e contar uma história com começo, meio e
fim. Se não forem instigantes, bye, bye, leitores.
NOBLAT, Ricardo. A arte de fazer um jornal diário. São Paulo Contexto, 2003, p.86 (fragmento).
De
acordo com o fragmento do texto, de Ricardo Noblat, o autor defende a ideia de
que o escritor deve
[A]
escolher muito bem o assunto do texto.
[B]
usar o texto como uma arma.
[C]
cativar o leitor logo no início de um texto.
[D]
saber escrever de acordo com as normas gramaticais.
[E]
saber narrar uma história com início, meio e fim.
(11) Marque a
alternativa em que os termos do período foram escritos na ordem direta.
[A]
Em canoa furada eu não embarco.
[B]
Sempre lutamos com os mesmos objetivos na educação.
[C]
Todos os anos, a cena repetia-se na escola.
[D]
Não tem azul nem estrelas a noite que enlutam os ventos".
[E]
Um grande incêndio reduziu a floresta a cinzas mês passado.
(12) Em "Há também o que vai para se entregar, ser um com
o Arpoador, mil-partido." a palavra
"o” grifada,' é
[A]
termo essencial da oração.
[B]
termo acessório da oração.
[C]
palavra expletiva.
[D]
termo integrante da oração.
[E]
pronome de interesse.
(13) Assinale a
alternativa que contém, na sequência em que aparecem, os adjetivos correspondentes
aos seguintes seres: COBRE - PELE - BR4ÇO - BODE - COBRA - PRATA
[A]
CUPRÍCULO - EPIDÉRMICO - BRAÇAL - HIRCINTO - COLUBRINO - ARGÊNTEO
[B]
CÚPRICO - EPIDÉRMICO - BRAQUIAL - HIRCINO - COLUBRINO - ARGENTINO
[C]
COBREMOL - CUTÂNEO - BRAÇAL - CAPRINO - OFÍDICO - ARGÊNTEO
[D]
CUPRÍCULO - EPIDÉRMICO - BRAQUIAL - HIRCINTO - OFÍDICO - ARGENTINO
[E]
COLÚMBUM - CUTÂNEO - BRAÇAL - CAPRINO - COLUBRINO - ARGÊNTEO
(14) "Ao
responder pelo crime de _____________ , o
acusado, surpreendido em ___________foi_______ em
uma ___________que durou pouco mais de duas horas, após as quais deixou __________ a sua ________________ em todas as folhas do
depoimento."
As lacunas do período acima podem ser
completadas, respectivamente, com
[A]
estupro-flagrante-inquerido-sessão-inserta-rubrica .
[B]
estrupo-flagrante-inquirido-sessão-incerta-rúbrica.
[C]
estupro-fragrante-enquirido-seção-inserta-rúbrica.
[D]
estupro-flagrante-inquirido-sessão-inserta-rubrica.
[E]
estrupo-flagrante-enquirido-seção-incerta-rubrica.
(15) Assinale a
alternativa cujo vocábulo só pode ser empregado com acento gráfico.
[A]
Diálogo [B]
Até [C]
Análogo [D]
É [E] Música
(16) Assinale a
alternativa que apresenta exemplo de discurso indireto livre.
[A]
- Desejo muito conhecer Carlota - disse-me Glória, a certo ponto da
conversação. – Por que não a trouxe consigo?
[B]
Omar queixou-se ao pai. Não era preciso tanta severidade. Por que não tratava
os os filhos com o mesmo rigor?
[C]
- Isso não pode continuar assim, respondeu ela; - é preciso que façamos as
pazes definitivamente.
[D]
Uma semana depois, Virgília perguntou ao Lobo Neves, a sorrir, quando seria ele
ministro. Ele respondeu que, pela vontade dele, naquele mesmo instante.
[E]
Daí a pouco chegou João Carlos e, após ligeiro exame, receitou alguma coisa,
dizendo que nada havia de anormal... .
(17) Assinale a
alternativa que contém, na sequência, a forma correta da substituição da voz passiva
analítica pela voz passiva pronominal e, ao mesmo tempo, a substituição dos
termos destacados pelos pronomes oblíquos correspondentes.
Era
notada no olhar dela uma expressão
feliz.
Era
vista no rosto dele a palidez da
morte.
São
vistas no corpo dele as marcas das
balas.
Foi
notado no rosto dele algo de
estranho.
Foi
inserida na opinião dele um dado
novo.
[A]
Notou-se-lhe no olhar dela uma expressão feliz.
[B]
Viu-se-lhe no rosto a palidez da morte.
[C]
Vê-se no seu corpo as marcas das balas.
[D]
Notou-se-lhe no rosto algo de estranho.
[E]
Inseriu-se na sua opinião um dado novo.
(18) Quanto ao
Simbolismo, assinale a alternativa correta.
[A]
O objetivo declarado dos poetas desse movimento literário era um só:
desenvolver a beleza formal à poesia, eliminando o que consideravam os excessos
sentimentalistas românticos que comprometiam a qualidade artística dos poemas.
Na base desse projeto estava a crença de que a função essencial da arte produzir
o belo. O lema adotado - a arte pela arte - traduz essa crença.
[B]
A preocupação dos artistas desse período não é mais a análise da sociedade. O
principal interesse é a sondagem do "eu", a decifração dos caminhos
que a intuição e a sensibilidade podem descortinar. A busca é do elemento
místico, não-consciente, espiritual, imaterial.
[C]
O desejo de dar um caráter científico à obra literária define as condições de
produção dos textos dessa estética. Os escritores acompanham com interesse as discussões
feitas no campo, da biologia e da medicina, acreditando na possibilidade de
tornar esse conhecimento como base para a criação de seus romances.
[D]
Essa estética substitui a exaltação da nobreza pela valorização do indivíduo e
de seu caráter. Em lugar de louvar a beleza clássica, que exige uma natureza e
um físico perfeito, o artista desse período literário elogia o esforço
individual, a sinceridade, o trabalho. Pouco a pouco, os valores burgueses vão sendo
apresentados como modelos de comportamento social nas obras de arte que começam
a ser produzidas. .
[E]
O modelo de vida ideal adotado pelos autores do período envolve a representação
idealizada da Natureza como um espaço acolhedor, primaveril, alegre. Os poemas
apresentam cenários em que a vida rural é sinônimo de tranquilidade e harmonia.
(19) Leia a poesia a
seguir.
Não indagues,Leucónoe
Não indagues,
Leucónoe, ímpio é saber,
a duração da vida
que os deuses
decidiram conceder-nos,
nem consultes os
astros babilônios:
melhor é suportar
tudo o que acontecer.
[ ... ]
Enquanto conversamos,
foge o tempo
invejoso.
Desfruta o dia de
hoje, acreditando
o mínimo possível no
amanhã.
A segunda estrofe da
poesia horaciana faz referência ao(s)
[A]
teocentrismo. [B]
amor cortês. [C] feitos heroicos
[D] carpe diem. [E] amor platônico
(20) Leia o soneto a
seguir e marque a alternativa correta quanto à proposição apresentada.
Se amor não é qual é
este sentimento?
Mas se é amor, por
Deus, que cousa é a tal?
Se boa por que tem
ação mortal?
Se má por que é tão
doce o seu tormento?
Se eu ardo por querer
por que o lamento
Se sem querer o
lamentar que vai?
Ó viva morte, ó
deleitoso mal,
Tanto podes sem meu
consentimento.
E se eu consinto sem
razão pranteio.
A tão contrário vento
em frágil barca,
Eu vou por alto-mar e
sem governo.
É tão grave de error,
de ciência é parca
Que eu mesmo não sei
bem o que eu anseio
E tremo em pleno
estio e ardo no inverno.
O artista do
Classicismo, para revelar o que está no universo, adota uma visão
[A]
subjetiva. [B] idealista. [C] racionalista. [D] platônica. [E]
negativa.
GABARITO: 1-E, 2-A, 3-E, 4-B,
5-A, 6-B, 7-C, 8-C, 9-B, 10-C, 11-E, 12-D, 13-B, 14-D, 15-C, 16-B, 17-B, 18-B,
19-D, 20-C.
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