segunda-feira, 12 de setembro de 2016

SUGESTÕES PARA REDAÇÃO - REDAÇÃO 8


 (Cespe — DPF/DGP — Escrivão da Polícia Federal)
      
 Textos     


   Depois de cuidadoso tratamento estatístico, os autores de uma pesquisa em Nova Iorque verificaram que, independentemente dos fatores de risco (a renda familiar, a possível existência de  desinteresse paterno pela sorte dos filhos, os níveis de violência na comunidade em que VTVII. a escolaridade dos pais e a presença de transtornos psiquiátricos nas crianças), o número de um adolescente com idade média de 14 anos fica diante da televisão, por si só, está significativamente  associado à prática de assaltos e à participação em brigas com vítimas e em crimes de morte tarde, quando atinge a faixa etária dos 16 aos 22 anos.
(Internet:<http://www.drauziovarella.com.br> (com adaptações).


   Na revista Science, Craig Anderson, da Universidade de Iowa, responsabiliza a imprensa _- até hoje como controverso um debate que deveria ter sido encerrado anos atrás. Segundo o especialista, esse comportamento é comparável ao mantido por décadas diante da discussão sobre as relações entre o cigarro e o câncer de pulmão, quando a comunidade científica estava cansada de saber e de alertar a população para isso. Seis das mais respeitadas associações médicas norte-americanas (entre as quais as de pediatria, psiquiatria, psicologia e a influente American Medical Ássociation) publicaram, em 2001, um relatório com a seguinte conclusão sobe o “Os dados apontam de forma impressionante para uma conexão causal entre a violência r e o comportamento agressivo de certas crianças”.
                                                                                                                        (Idem. Ibidem)


      Os valores transmitidos pelo sistema educacional seriam, na visão de Pinheiro Guimarães da produção material e da maximização do consumo individual do ser humano como de trabalho e não como cidadão político-solidário., digno de uma vida espiritual superior’. Ele vê essa “vida espiritual superior” prejudicada pelos “programas degradantes e idiotizantes  de televisão”, atividade que consome, segundo sua conta, mais de 80% do tempo livre  do cidadão  comum. “Esse tempo foi capturado pela televisão, que os estados e os governos têm tratado  como uma  atividade econômica normal e não como um veículo com influência extraordinária sobre a  sociedade e seu imaginário”.
               (Merval Pereira. O imaginário social. ln: O Globo, ?/8/2004 (com adaptações).


    Considerando que as ideias apresentadas nos textos acima têm caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo, posicionando-se acerca do tema seguinte:
                                         
                              A influência da televisão no imaginário social

      Para  elaborar a sua  dissertação  a  partir  destes  três  textos, não esqueça o que você aprendeu, seguindo os  passos:

1.Compreensão  do  conteúdo  básico do  1º  texto.
2.Compreensão  do  conteúdo  básico  do  2º  texto.
3.Compreensão  do  conteúdo  básico  do  3º  texto.
4.Associação  das  ideias  principais  dos  três  textos.
5.Elaboração  de  um  tema.
6.Escolha  de  um  dos  esquemas  básicos  de  dissertação.
7.Elaboração  da  dissertação.

 (REDAÇÃO  PRÁTICA  -  DIFUSÃO  CULTURAL  DO  LIVRO (DCL) – São Paulo)

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