(Cespe — DPF/DGP — Escrivão da Polícia Federal)
Textos
Na revista Science, Craig Anderson, da
Universidade de Iowa, responsabiliza a imprensa _- até hoje como controverso
um debate que deveria ter sido encerrado anos atrás. Segundo o especialista,
esse comportamento é comparável ao mantido por décadas diante da discussão
sobre as relações entre o cigarro e o câncer de pulmão, quando a comunidade
científica estava cansada de saber e de alertar a população para isso. Seis
das mais respeitadas associações médicas norte-americanas (entre as quais as
de pediatria, psiquiatria, psicologia e a influente American Medical
Ássociation) publicaram, em 2001, um relatório com a seguinte conclusão sobe
o “Os dados apontam de forma impressionante para uma conexão causal entre a
violência r e o comportamento agressivo de certas crianças”.
(Idem. Ibidem)
|
Os valores transmitidos pelo sistema
educacional seriam, na visão de Pinheiro Guimarães da produção material e da
maximização do consumo individual do ser humano como de trabalho e não como
cidadão político-solidário., digno de uma vida espiritual superior’. Ele vê
essa “vida espiritual superior” prejudicada pelos “programas degradantes e
idiotizantes de televisão”, atividade
que consome, segundo sua conta, mais de 80% do tempo livre do cidadão
comum. “Esse tempo foi capturado pela televisão, que os estados e os
governos têm tratado como uma atividade econômica normal e não como um
veículo com influência extraordinária sobre a
sociedade e seu imaginário”.
(Merval Pereira. O imaginário social. ln: O
Globo, ?/8/2004 (com adaptações).
|
Considerando que as ideias apresentadas
nos textos acima têm caráter unicamente motivador, redija um texto
dissertativo, posicionando-se acerca do tema seguinte:
A influência da
televisão no imaginário social
Para elaborar a sua dissertação
a partir destes
três textos, não esqueça o que
você aprendeu, seguindo os passos:
1.Compreensão do
conteúdo básico do 1º
texto.
2.Compreensão do
conteúdo básico do
2º texto.
3.Compreensão do
conteúdo básico do 3º texto.
4.Associação das
ideias principais dos
três textos.
5.Elaboração de
um tema.
6.Escolha de
um dos esquemas
básicos de dissertação.
7.Elaboração da
dissertação.
|
(REDAÇÃO PRÁTICA
- DIFUSÃO CULTURAL
DO LIVRO (DCL) – São Paulo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário