terça-feira, 22 de novembro de 2016

PROPOSTA DE REDAÇÃO

Texto1

Este momento que atravessamos, marcado por antagonismos étnicos, econômicos e socioculturais, transforma-se em um desafio para todos os cidadãos que desejam uma sociedade mais justa e igual. Fazem-se necessárias, mais do que nunca, discussões e reflexões em busca de saídas para as grandes questões sociais e humanas.
      (A Construção da Paz. Ano 10, n. 14, jan.-jun./2001.Internet: <http://www.uneb.br> (com adaptações)


Texto 2                  
100 questões
Excelente a última reportagem especial (“100 questões para entender o mundo”, 23 de junho). Ficou muito bem registrado que os desafios superados pela comunidade mundial nas últimas décadas ensinam que é, sim, possível vencermos os dramas da desigualdade, promover a tolerância e associar prosperidade com justiça, desde que todas as nações se reconheçam como partícipes soberanos e legítimos dessa nova conjuntura.
                              (Hugo Lins Coelho. Recife: Veja. Cartas, 30/6/2004 - com adaptações).

Texto 3                                             
    Pesquisa ouviu 3.500 jovens de 15 a 24 anos de idade em todos os estados brasileiros. Leia abaixo alguns dos aspectos que compõem o retrato da juventude no país. Qual o problema que mais o preocupa atualmente?Pensando em uma sociedade ideal, qual desses valores seria o mais importante?
Violência/criminalidade 2?%, Temor a Deus 1?%; Desemprego/futuro profissional 26%, Respeito ao meio ambiente 12%; Drogas 8%, Igualdade de oportunidades 12%; Educação 6%, Religiosidade 10%; Família 6%, Respeito a diferenças 8%; Saúde 6%,Solidariedade 8%; Crise financeira 5%, Justiça social ?%.                                                                                                                                    (IstoÉ, 5/5/2004 (com adaptações).
                   
Texto 4
Considerando que a humanidade dos humanos reside no fato de serem racionais, dotados de vontade livre, de capacidade para a comunicação e para a vida em sociedade, de capacidade para interagir com a natureza e com o tempo, nossa cultura e sociedade nos definem como sujeitos do conhecimento e da ação, localizando a violência em tudo aquilo que reduz um sujeito à condição de objeto.
 Do ponto de vista ético, somos pessoas e não podemos ser tratados como coisas. A ética é normativa exatamente por isso : visa impor limites e controles ao risco permanente da violência.
           (Marilena Chauí. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 1995, p. 33? [com adaptações).

        Considerando que as idéias apresentadas nos fragmentos de textos acima têm caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo posicionando-se acerca do tema seguinte e utilizando, necessariamente, o recurso de exemplificação.
                              

      “A sociedade não é o retrato apenas de seus governantes, é o retrato de seus cidadãos, em destaque, de suas elites. É o nosso retrato, do Brasil todo, de todos nós.” (Sérgio Abranches)

Nenhum comentário:

Postar um comentário