sexta-feira, 19 de maio de 2017

CAPÍTULO 6 – ELABORANDO UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO SOCIAL



     Na postagem  anterior, você já viu como fazer uma boa conclusão para seu texto. Agora, vamos focalizar a atenção no que se refere à capacidade de elaborar propos-tas de intervenção social. Você terá oportunidade de fazer exercícios para praticar essa competência.
     Como você sabe, não basta apresentar ideias e argumentos consistentes ao longo do texto. Diante do problema analisado, é preciso oferecer uma proposta de intervenção que derive dos argumentos que você utilizou.
     O Enem e a maioria dos vestibulares verificam essa competência porque, ao sair do ensino médio, espera-se que o estudante seja capaz de analisar ideias e, sobretudo, de colaborar, como cidadão, na construção da vida social. Essa é a hora de demonstrar que você é capaz de fazer isso.


   
    A proposta de intervenção deve:

• Ser exequível, ou seja, que pode ser executada ou cumprida.

• Ser concreta, específica, em vez de genérica e muito vaga.

• Detalhar os meios para que se realize.
  
    Assim, antes de escrever, você deve definir: o que vai apresentar como proposta de intervenção na vida social? E como vai propor que seja viabilizada?

    O avaliador vai observar no seu texto: existe de fato uma proposta concreta e exequível, com o detalhamento dos meios para a sua realização?

    Vamos a um exemplo, construído a partir do tema: "Violência nas grandes cidades."

    Primeiro, você faria uma introdução geral, contextualizando o tema, mostrando a sua relevância e, talvez, já antecipando o que você iria defender.

    Ao longo do texto, você certamente analisaria o problema em si, apontando os principais fatores que geram a violência, valendo-se de estratégias argumentativas que reforcem seus pontos de vista .
.   No final do texto, você poderia apresentar, por exemplo, alguma destas propostas de intervenção na vida social, com os seguintes meios para a sua realização:

I. Investir em educação - Direcionar mais investimentos para a educação básica, de forma a tornar as futuras gerações mais conscientes e preparadas para o mundo do trabalho, sem que tantos caiam na marginalidade.

2. Reduzir a impunidade  -  Aumentar o policiamento nas grandes cidades e tornar as penas mais rígidas, aplicando penas mais severas e, assim, educando pelo exemplo.

3. Promover a inclusão social -  Ampliar as ações afirmativas e os programas de inclusão social existentes, a fim de reduzir as condições de extrema pobreza e evitar que a violência se agrave.

4. Combater o tráfico - Implantar uma política nacional de combate às drogas e instituir uma disciplina nas escolas voltada à prevenção das drogas e ao estímulo da vida saudá-vel.
   
  Note que, para cada uma dessas propostas de intervenção, o seu texto (sobretudo nos parágrafos do desenvolvimento) teria sido completamente diferente.

No texto I, em que sua proposta de intervenção é investir em educação:

     Você iria argumentar que a violência surge porque as pessoas não têm acesso à edu-cação, estão despreparadas, tornam-se não empregáveis e acabam caindo na margina-lidade. Mencionaria as mudanças que outros países alcançaram quando investiram em ações integradas de educação, assistência social, esporte, cultura e lazer para garantir que os adolescentes tivessem espaços seguros e protegidos para seu pleno desenvolvimento.

No texto 2, em que sua proposta de intervenção é reduzir a impunidade:

    Você defenderia a ideia de que a violência aumenta porque as penas são brandas, os infratores são liberados rapidamente e voltam a cometer crimes ainda mais graves, e esse círculo traz riscos cada vez maiores. Daria o exemplo de cidades como Nova York, que instituíram programas como o "Tolerância Zero" contra criminosos e conseguiram baixar drasticamente os índices de roubos e assassinatos.

No texto 3, em que sua proposta é promover a inclusão social:

    Você certamente diria que a paz é fruto da justiça social, e enquanto perdurarem as de-sigualdades a violência irá crescer sempre mais. Citaria o Relatório "Violência nas Cida-des", da Organização das Nações Unidas (ONU), que relaciona o cenário de pobreza, de-semprego, desigualdade social e explosão demográfica das cidades com o aumento da cultura de violência. Argumentaria que a segurança é uma questão sociopolítica que en-volve a todos e que sem assegurar os direitos básicos de cada cidadão a paz é algo ilusório.

No texto 4, em que sua proposta de intervenção é combater o tráfico:

    Você lançaria a tese de que a violência tem uma das principais origens na droga, pois o dependente químico, para conseguir o objeto do seu vício, precisa de muito dinheiro - e quando não tem recursos acaba partindo para o roubo, com eventos progressivos de vio-lência contra a família, os amigos e até contra ele mesmo. Você falaria também da vio-lência do crime organizado ligado ao tráfico de drogas, que destrói toda a sociedade: ao
mesmo tempo em que mantém os usuários, recruta os criminosos do futuro.

      Como você vê, dependendo da proposta de intervenção social que você pretende
apresentar, seu texto muda completamente!

      Agora vamos falar de uma questão muito importante: a sua proposta jamais pode ferir os direitos humanos. Ou seja, ela não pode romper com valores como cidadania,liberdade, solidariedade e diversidade cultural. No Enem, isso é motivo de anulação da sua prova.
    
      Nesse tema analisado, quais seriam exemplos de desrespeito aos direitos humanos? Seriam propostas absurdas que sugerem, como forma de reduzir a violência, coisas como:


. Jogar uma bomba nas prisões                         • Impedir a entrada de imigrantes
para aniquilar os marginais.                                     de países pobres.

• Instituir a execução sumária                            • Fechar as fronteiras para cidadãos
dos traficantes, sem direito a                                   de países que sejam parte da rota
julgamento.                                                             do tráfico internacional.
                                  
• Isolar todos os criminosos numa                     • Instituir prisão perpétua para todo e
ilha deserta.                                                            qualquer roubo, por menor que seja.
                                    

EXERCÍCIOS

I. Analise os seguintes parágrafos de conclusão e indique qual é a sua
principal deficiência

A. Portanto, há que acabar com o cyberbullying. Ele difunde o que há de pior: racismo, violência contra a mulher, homofobia, preconceito religioso, xenofobia. Mesmo pouco inteligente ou até falso, o conteúdo é compartilhado por muitos, rende seguidores. É a agressão como espetáculo, escondida sob as identidades falsas dos que se valem do anonimato, da impunidade e da impotência das vítimas.

B. Assim, como vimos, boa parte das soluções pode estar no incremento do voluntariado. Para isso, pode ser que esbarremos, no Brasil, com a falta de cultura de doações, seja de recursos, seja do próprio tempo. Mas felizmente há pessoas que se engajam individualmente diante dos problemas coletivos. Todos podem fazer o mesmo, até aqueles que não possuem uma renda alta, pois o principal é a vontade de ajudar.

C. Como vimos, o voto deveria ser a culminância de um processo participativo de reflexão, ao longo do qual cada pessoa tome decisões sobre as políticas públicas mais adequadas para o país. A saída para a alienação do povo é instituir, em cada edifício, em cada bairro e em cada cidade, conselhos populares para a discussão partidária, com a presença de pelo menos um representante de cada partido político, e participação obrigatória dos cidadãos. Somente assim poderemos alcançar essa contribuição consciente e comprometida no processo que determina os rumos do país.

D. Portanto, se o programa ligado a políticas de saúde não foi suficiente, mais problemas veremos no que cuida da educação. É uma solução simplista para um problema bem mais complexo. Há jovens talentosos que nunca seguiriam essa nobre e desafiadora profissão. Porque a recompensa financeira é aviltante. Porque a sociedade cobra resultados, sem que o professor tenha recursos nem formação para fazer um trabalho de excelência. Porque a carreira não prevê ascensão. Porque a profissão foi tão desprestigiada que nem mesmo as famílias a valorizam. Basta observar que, hoje, o país tem carência de professores.

2.Vamos praticar o uso de conectivos. Preencha as lacunas colocando as expressões que poderiam ajudar a ligar as ideias, de forma que o texto fique mais coeso e coerente:
    
    Crianças esportistas são jovens com mais probabilidade de ficar longe de drogas
e perto dos hábitos saudáveis. (A) ­­­­­­­­­­______________________, o esporte
mobiliza a inteligência, envolvendo estratégia, visão global, capacidade de lidar com situações-problema.(B----------------------------------,no Brasil ainda estamos longe de uma iniciação ao esporte realizada desde a infância. (C)­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­------­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­-------------------­­­­uma pesquisa divulqada em 2013 pelo Instituto Ayrton Senna mostra que 30% das escolas públicas brasileiras não oferecem espaço para a prática de educação física.
 
COMENTÁRIOS

I.
A. Apresenta proposta de intervenção vaga e precária. Propõe-se "acabar com o cyberbullying", mas no parágrafo não fica claro em que consiste essa ação, e, além disso, não se mencionam os meios concretos que podem levar a isso.

B. Há uma proposta de intervenção concreta - incrementar o voluntariado. No entanto, não se mencionam os meios para fazer isso: um programa governamental? Uma parceria com ONGs? Recrutamento de voluntários em empresas, com apoio do terceiro setor? Incen-tivos fiscais? Campanha nos meios de comunicação?

C. A proposta de intervenção social, nesse caso, é bem concreta, porém parece inexe-quível. Como seria possível instituir um conselho popular em cada edifício, e sempre com a presença de representantes de cada partido político? Isso não é viável. Além disso, a ideia de que a participação dos cidadãos seja obrigatória fere, de certo modo, os direitos humanos, já que avança sobre as liberdades individuais.

D. Nesse caso não há nenhuma proposta de intervenção social apresentada.
Portanto, por exemplo no caso do Enem, a redação perderia muitos pontos.

2.

A) Além disso / Adicionalmente / Ademais
B) Entretanto / Paradoxalmente / Contudo / No entanto

C) Prova disso: / Um exemplo disso: / Para corroborar esta ideia, basta dizer que





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