A proposta do Enem 2014 foi: Publicidade infantil em questão.
Leia a redação apresentada por Carlos Eduardo Lopes
Marciano, que foi avaliada com nota mil. Procure verificar quais são os pontos
mais positivos do texto.
O
verdadeiro preço de um brinquedo
É comum
vermos comerciais direcionados ao público infantil. Com a existência de
personagens famosos, músicas para crianças e parques temáticos, a indústria de
produtos destinados a essa faixa etária cresce de forma nunca vista antes. No
entanto, tendo em vista a idade desse
público surge a pergunta: as crianças estariam preparadas para o bombardeio
de consumo que as propagandas veiculam?
Há quem duvide da capacidade de
convencimento dos meios de comunicação. No entanto, taiinou as ideias iluministas e foi uma das causas da queda do absolutismo. Mas não é preciso ir tão longe: no Brasil redemocratizado, as propagandas políticas e os debates eleitorais são capazes de definir o resultado de eleições. É impossível negar o impacto provocado por um anúncio ou uma retórica bem estruturada.
O problema surge quando tal discurso é direcionado ao público infantil. Comerciais para essa faixa etária seguem um certo padrão: enfeitados por músicas temáticas, as cenas mostram crianças, em grupo, utilizando o produto em questão. Tal manobra de "marketinq" acaba transmitindo a mensagem de que a aceitação em seu grupo de amigos está condicionada ao fato dela possuir ou não os mesmos brinquedos que seus colegas. Uma estratégia como essa gera um ciclo interminável de consumo que abusa da pouca capacidade de discernimento infantil.
Fica clara, portanto, a necessidade de uma ampliação da legislação atual a fim de limitar, como já acontece em países como Canadá e Noruega, a propaganda para esse público, visando à proibição de técnicas abusivas e inadequadas. Além disso, é preciso focar na conscientização dessa faixa etária em escolas, com professores que abordem esse assunto de forma compreensível e responsável. Só assim construiremos um sistema que, ao mesmo tempo, consiga vender seus produtos sem obter vantagem abusiva da ingenuidade infantil.
ANÁLISE DA REDAÇÃO
Veja como o autor conduziu seu pensamento ao logo do texto:
1 - PARÁGRAFO DE INTRODUÇÃO:
É comum vermos comerciais direcionados ao público infantil. Com a existência de personagens famosos, músicas para crianças e parques temáticos, a indústria de produtos destinados a essa faixa etária cresce de forma nunca vista antes. No entanto, tendo em vista a idade desse público, surge a pergunta: as crianças estariam preparadas para o bombardeio de consumo que as propagandas veiculam?
Há quem duvide da capacidade de convencimento dos meios de comunicação. No entanto, tais artifícios já foram responsáveis por mudar o curso da História. A imprensa, no século XVIII, disseminou as ideias iluministas e foi uma das causas da queda do absolutismo. Mas não é preciso ir tão longe: no Brasil redemocratizado, as propagandas políticas e os debates eleitorais são capazes de definir o resultado de eleições. É impossível negar o impacto provocado por um anúncio ou uma retórica bem estruturada.
O problema surge quando tal discurso é direcionado ao público infantil. Comerciais para essa faixa etária seguem um certo padrão: enfeitados por músicas temáticas, as cenas mostram crianças, em grupo, utilizando o produto em questão. Tal manobra de "marketinq" acaba transmitindo a mensagem de que a aceitação em seu grupo de amigos está com-dicionada ao fato dela possuir ou não os mesmos brinquedos que seus colegas. Uma estratégia como essa gera um ciclo interminável de consumo que abusa da pouca ca-pacidade de discernimento infantil.
4 - CONCLUSÃO
Fica clara, portanto, a necessidade de uma ampliação da legislação atual a fim de limitar, como já acontece em países como Canadá e Noruega, a propaganda pare. esse público, visando à proibição de técnicas abusivas e inadequadas. Além disso, é preciso focar na conscientização dessa faixa etária em escolas, com professores que abordem esse as-sunto de forma compreensível e responsável. Só assim construiremos um sistema que, ao mesmo tempo, consiga vender seus produtos sem obter vantagem abusiva da ingenuidade infantil.
5 - USO DE ESTRATÉGIAS DE LINGUAGEM
Veja algumas estratégias de linguagem utilizadas pelo autor para dar mais força ao texto:
1. Uso adequado de expressões de ligação entre as ideias, para dar coesão ao texto. Veja os exemplos:
“ Há quem duvide da capacidade de convencimento dos meios de comunicação. No entanto, tais artifícios já. foram responsáveis por mudar o curso as História. A imprensa, no século XVIII, disseminou as ideias iluministas e foi uma das causas da queda do absolutismo. Mas não é preciso ir tão longe: no Brasil redemocratizado, as propagandas políticas e os debates eleitorais são capazes de definir o resultado de eleições. É impossível negar o impacto provocado por um anúncio ou uma retórica bem estruturada.”
2. Expressões adequadas para a modalidade escrita da língua portuguesa, sem cair em formas coloquiais ou muito comuns. Por exemplo:
Termos acertados do texto
|
Foi bem melhor do que dizer...
|
destinados a essa faixa etária
|
...voltados para crianças dessa idade
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o bombardeio de consumo
|
...o excesso de consumo
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que as propagandas veiculam
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.,. que as propagandas trazem
|
no Brasil redemocratizado
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... na época em que o Brasil voltou a ter
eleições diretas
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uma retórica bem estruturada
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... um discurso bom
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ciclo interminável de consumo
|
...comprar coisas sem parar
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que abusa da pouca capacidade dediscer-nimento infantil.
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... que abusa da ingenuidade das crianças
|
vantagem abusiva
|
... levar vantagem cometendo abusos
|
3.Redação totalmente escrita dentro dos padrões da norma culta da língua portuguesa, sem erros de ortografia nem gramática. Além disso, quando o autor precisou utilizar um termo estrangeiro, colocou entre aspas: "marketing".
4.Aplicação correta das normas de concordância nominal, atribuindo as preposições ade-quadas a cada nome, como por exemplo nos trechos destacados:
É comum vermos comerciais direcionados ao público infantil.
As crianças estariam preparadas para o bombardeio de consumo que as propagandas veiculam?
Há quem duvide da capacidade de convencimento dos meios de comunicação.
No entanto, tais artifícios já foram responsáveis por mudar o curso da História.
Comerciais para essa faixa etária segue um certo padrão: enfeitados por músicas temá-ticas ...
Além disso, é preciso focar na conscientização dessa faixa etária em escolas.
5· Conhecimento das normas de regência verbal, como aparece nos exemplo que seguem:
... visando à proibição de técnicas abusivas e inadequadas.
É preciso focar na conscientização dessa faixa etária em escolas.
... um ciclo interminável de consumo que abusa da pouca capacidade de discernimento infantil.
6. Bom uso da pontuação, como se pode/visualizar nos trechos que seguem:
Mas não é preciso ir tão longe: no Brasil redemocratizado, as propagandas políticas e os debates eleitorais são capazes de definir o resultado de eleições.
> O autor usou os dois pontos para introduzir a sua explicação e, assim, suprimiu termos como "por exemplo", ou "afinal".
... enfeitados por músicas temáticas, as cenas mostram crianças, em grupo, utilizando o produto em questão.
> O autor colocou um aposto explicativo entre vírgulas - "em grupo", o que serviu para destacar a ideia, já que iria defender que o uso dos brinquedos se relaciona à aceitação social.
EXERCÍCIO
Vamos exercitar o vocabulário. Neste trecho da redação há vários termos ou expres-sões destacados. Substitua esses termos por outros, sem alterar o sentido da frase no seu devido contexto. Confira sua lista nos Comentários.
Há quem duvide da capacidade de convencimento dos meios de comunicação. No entanto, tais artifícios já foram responsáveis por mudar o curso da História. A imprensa, no século XVIII, disseminou as ideias iluministas e foi uma das causas da queda do absolutismo.
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O problema surge quando tal discurso é direcionado ao público infantil. Comerciais para essa faixa etária seguem um certo padrão.
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Tal manobra de ‘marketing” acaba transmitindo a mensagem de que a aceitação em seu grupo de amigos está condicionada ao fato dela possuir ou não os mesmos brinquedos que seus colegas.
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COMENTÁRIOS
Oi tem como manda os gabaritos dessas ultimas questão o exercício fico grata
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