discriminação,
exploração, crueldade e opressão.
(Artigo
227- Constituição da República Federativa do Brasil)
|
(.
.. ) Esquina da Avenida Desembargador Santos Neves
com Rua José Teixeira, na Praia do Canto,área
nobre de Vitória. A.J., 13 anos, morador de Cariacica,
tenta ganhar algum trocado vendendo" balas
para os motoristas. ( ... )
"Venho para a rua desde os 12 anos. Não gosto de trabalhar aqui, mas não tem outro
jeito.
Quero ser mecânico."
A
Gazeta. Vitória (ES), 9 de junho de 2000.)
|
Entender
a infância marginal significa entender por que um menino vai para a rua e não
à escola. Essa é, em essência, a diferença entre o garoto que está dentro do
carro, de vidros fechados, e aquele que se aproxima do carro para vender
chiclete ou pedir esmola. E essa é a diferença entre um país desenvolvido e
um país de Terceiro Mundo.
(DIMENSTEIN, Gilberto. O cidadão de papel.)
|
Com base na leitura da charge, do artigo
da Constituição, do depoimento de A.J. e o
trecho
do livro O cidadão de papel, redija um texto em prosa, do tipo dissertativo- argumentativo,
sobre o tema: "Direitos da Criança
e do Adolescente: Como Enfrentar esse Desafio Nacional?".
Ao desenvolver o tema proposto, procure
utilizar os conhecimentos adquiridos e as reflexões feitas ao longo de sua
formação. Selecione, organize e relacione argumentos, fatos e opiniões para
defender o seu ponto de vista, elaborando propostas para a solução do problema
discutido em seu texto.
Comentário 1
Há 10 anos criava-se o "Estatuto
da Criança e do Adolescente", nota da proposta de
redação,
que era composta de três textos e uma charge. Esperava-se que o aluno desen-
volvesse
uma redação em prosa, de tipo dissertativo-argumentativo, sobre o tema ‘Direitos
da Criança e do Adolescente: Como
Enfrentar esse Desafio Nacional?". Como aconteceu no exame do ano passado,
deveria o aluno, além de utilizar a modalidade culta da língua, apresentar
propostas para a solução do problema lançado na coletânea. Para tanto, era
necessário que o estudante se utilizasse de conhecimentos adquiridos ao longo
de sua vida escolar e expusesse com argumentos consistentes e com consciência
crítica sua observação sobre a realidade. A coletânea apresentava quatro
textos. A charge de Angeli sugeria a desestruturação familiar que assola as crianças
e os jovens brasileiros. O artigo 227 da
Constituição Brasileira estabelece os direitos da criança e do adolescente,
que, como se observa no texto de A Gazeta, não são respeitados. O último texto,
de Gilberto Dimenstein, evidencia a diferença da situação infantil ‘entre um país
desenvolvido e um país de terceiro mundo". No mais, os critérios de
correção avaliarão a adequação ao tema proposto, a coesão e coerência textuais,
a ordenação das ideias, o poder de argumentação e, como já se afirmou,
apresentação de propostas para a solução do problema.
Comentário 2
A charge de Angeli revela-nos uma
triste realidade: para grande parte das crianças a mãe existe apenas na
imaginação, não concretamente. Por isso a irônica comparação desta com figuras
do imaginário infantil, tais como Papai Noel e Coelhinho da Páscoa.A ausência
da mãe mostra uma lacuna na constituição da família. Devido à situação econômica
e muitas vezes vítimas de maus-tratos, diversas crianças fogem de casa e vão
para
a rua.
Ao lado da charge, aparece transcrito um
trecho da Constituição Brasileira, que asse-gura
á criança e ao adolescente uma série de
direitos, que não têm sido cumpridos, como
Mostra
o depoimento de A. L, de 13 anos, que não vê outra alternativa senão vender balas
para
os motoristas nos faróis.
A reflexão de Gilberto Dimenstein vem
reforçar o abismo que existe entre as realidades da criança que tem condições
financeiras, pode estudar e, portanto, possui perspectiva de
futuro,
e a criança que vive na rua, abandonada, tendo de vender doces ou pedir esmola
e,
consequentemente,
não pode nem sequer sonhar com um futuro promissor.
O candidato deveria demonstrar a leitura
e o entendimento dos diversos textos em sua
redação,
discutindo as conquistas das crianças e adolescentes em termos de legislação
(além
de estarem presentes ria Constituição,
os direitos das mesmas encontram-se tam-
bém
no ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente). Apesar de tais conquistas, os
direitos das crianças e dos adolescentes têm sido muitas vezes desrespeitados e
esquecidos tanto pela família como pela sociedade e pelo Estado.
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