sábado, 8 de abril de 2017

CAPÍTULO DOIS - COMO COMEÇAR O SEU TEXTO

    

    Conhece  aquele  ditado: "A primeira impressão é a que fica” Pois é, ele tem a sua razão de ser. Na redação isso também acontece: as primeiras linhas são muito importantes para atrair a atenção do leitor e conquistar o seu interesse.
    Uma boa redação começa com um parágrafo de introdução eficiente, que dá uma visão geral do assunto que será abordado.
    Se o início do texto for fraco, mesmo que você tenha boas ideias ao longo da redação, elas podem não ser suficientes para desfazer a má impressão.
    Se você começar bem seu texto, o avaliador lerá os parágrafos seguintes com mais prazer e boa vontade. Por isso, capriche!

     Veja ideias possíveis para usar na introdução:

. Faça uma pergunta no final do parágrafo, para instigar a discussão.

. Fale da relevância do tema: por que ele é importante?

. Cite algum estudo, notícia, declaração ou evento recente que trouxe o assunto à tona.

. Mencione que o assunto vem sendo debatido na mídia nos últimos tempos.

EXEMPLO COM O TEMA:  A  EDUCAÇÃO DE HOJE PERPETUA O RACISMO?

     Foi necessário promulgar uma Lei (n. o ro.639/03) para que as escolas passassem a ensinar história e cultura afro-brasileiras, incluindo temas como história da África, a luta dos negros no contexto brasileiro e sua contribuição na história e na cultura do Brasil. Isso porque, embora sejamos um país em que a maioria da população é negra e parda, a história sempre foi ensinada com um viés eurocêntrico, sem dar chance às crianças
brasileiras de sentir orgulho de suas origens.

EXEMPLO:  LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Os atentados ocorridos na França em 2014 contra o jornal Charlie Hebdo reacendem uma polêmica importante num mundo marcado pelo poder dos meios de comunicação: a liberdade de expressão tem limites ou é permitido dizer e escrever tudo, mesmo que isso possa ferir os sentimentos e crenças dos demais?

     Um ponto importante: não use 1ª pessoa do singular nem na introdução, nem em qualquer outro ponto da redação.
     No texto dissertativo, predomina a impessoalidade ou, no máximo, a 1ª pessoa do plural.
      Por exemplo, em vez de: "Acredito que a economia brasileira vai de vento em popa", prefira: "A economia brasileira vai de vento em popa", simplesmente. Ou, ainda: "Sabemos que a economia brasileira vai de vento em popa. Jamais escreva "eu acho", "eu penso" e outras expressões desse tipo.

EXERCÍCIO

     A partir deste momento, você construirá uma redação passo a passo, seguindo as orientações e modelos para cada parte do texto.

    O tema será o da prova de redação do Enem 2014: "Publicidade infantil em questão."

    Em cada exercício, você poderá consultar um exemplo, construído a partir de outro tema: "O crescimento desordenado das grandes cidades e seus impactos."

    Então, vamos começar. Antes de tudo, é preciso ter clara a proposta de intervenção que será defendida.

    No nosso exemplo, temos duas propostas para fazer, a fim de atenuar as consequências ambientais e sociais causadas pelo processo de urbanização
acelerada. São as seguintes:

             *É preciso que o governo crie  políticas para dar mais qualidade de vida às   
        populações.

             * Ao mesmo tempo, as pessoas precisam se envolver e cuidar melhor das
        cidades, em prol da coletividade.

     Considerando essa finalidade do texto, veja um possível parágrafo de introdução para um texto redigido a partir do nosso tema-exemplo:

    Nas últimas décadas, cada vez mais gente deixou o campo em busca de oportunidades nas grandes cidades. Esse processo de urbanização acelerada e pouco planejada trouxe
sérias consequências, tanto ambientais como sociais.

    Agora é com você: crie um parágrafo de introdução para o tema da redação do Enem 2014  "Publicidade infantil em questão”, cujo enunciado e textos de apoio aparecem na sequência.

                            PROPOSTA  DA REDAÇÃO DO ENEM 2014
     
    A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base, nos conhecimentos construí dos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema “Publicidade infantil em questão no Brasil”, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu
ponto de vista.

TEXTO I
   
 A aprovação, em abril de 2014, de uma resolução que considera abusiva a publicidade
infantil, emitida pelo Conselho Nacional de Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), deu início a um verdadeiro cabo de guerra envolvendo ONGs de defesa dos direitos das crianças e setores interessados na continuidade das propagandas diriigidas a esse público. Elogiada por pais, ativistas e entidades, a resolução estabelece como abusiva toda propaganda dirigida à criança que tem "a intenção de persuadi-la  para o consumo de qualquer produto ou serviço" e que utilize aspectos como desenhos animados, bonecos, linguagem infantil, trilhas sonoras com temas infantis, oferta de prêmios, brindes ou artigos colecionáveis que tenham apelo às crianças.
     Ainda há dúvidas, porém, sobre como será a aplicação prática da resolução. E associações de anunciantes, emissoras, revistas e de empresas de licenciamento e fabricantes de produtos infantis criticam a medida e dizem não reconhecer a legitimidade constitucional do Conanda para legislar sobre publicidade e para impor a resolução tanto àsfamílias quanto ao mercado publicitário. Além disso, defendem que a autorregulamentação pelo Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) já seria uma forma de controlar e evitar abusos.

(IDOETA, P. A.; BARBA, M. D. A publicidade infantil deve ser proibida? Disponível em: www.bbc.co.uk. Acesso em: 23 maio 2014 (adaptado).

TEXTO  II



 TEXTO III

     Precisamos preparar a criança, desde pequena, para receber as informações do mundo exterior, para compreender o que está por trás da divulgação de produtos. Só assim ela se tornará o consumidor do futuro, aquele capaz de saber o que, como e por que comprar, ciente de suas reais necessidades e consciente de suas responsabilidades consigo mesma e com o mundo. SILVA, A. M. D.; VASCONCELOS, L. R. A criança e o marketing: informa-ções essenciais para proteger as crianças dos apelos do marketing infantil. São Paulo: Summus, 2012 (adaptado).

       Lembre-se, como no exemplo, antes de escrever vamos começar definindo uma pro-posta de intervenção. Afinal, não é possível começar um texto sem saber aonde se pretende chegar!

        Possível proposta de intervenção social:

         A publicidade infantil deve ser regulamentada pelo governo federal para proteger as crianças dos abusos das estratégias de marketing. A fiscalização do cumprimento dessas normas precisa ser rígida e permanente.


        Considerando essa tese, escreva agora seu parágrafo de introdução. 


COMENTÁRIO

Uma versão possível:
Num mundo em que o consumo e a propaganda invadem nossas casas pormeio das mais diversas estratégias de marketing, uma preocupação depais e mães se torna cada vez mais frequente: a necessidade de proteger ascrianças do assédio da comunicação mercadológica, ao menos enquantoelas não tiverem o discernimento necessário para avaliar e criticar esses discursos.

Outra versão possível:
A organização social do mundo capitalista depende do consumo.Justamente por isso, cada vez se investe mais em estratégias de marketingagressivas e sedutoras, que ajudem a conquistar compradores para os mais diversos bens e serviços. Porém, quando falamos de produtos para crianças, até que ponto é legítimo direcionar a elas a publicidade e a comu-nicação mercadológica?

Nenhum comentário:

Postar um comentário