Conhece
aquele ditado: "A primeira
impressão é a que fica” Pois é, ele tem a sua razão de ser. Na redação isso
também acontece: as primeiras linhas são muito importantes para atrair a
atenção do leitor e conquistar o seu interesse.
Uma boa redação começa com um parágrafo de
introdução eficiente, que dá uma visão geral do assunto que será abordado.
Se o início do texto for fraco, mesmo que
você tenha boas ideias ao longo da redação, elas podem não ser suficientes para
desfazer a má impressão.
Se você começar bem seu texto, o avaliador
lerá os parágrafos seguintes com mais prazer e boa vontade. Por isso, capriche!
Veja ideias possíveis para usar na introdução:
.
Faça uma pergunta no final do parágrafo, para instigar a discussão.
.
Fale da relevância do tema: por que ele é importante?
.
Cite algum estudo, notícia, declaração ou evento recente que trouxe o assunto à
tona.
.
Mencione que o assunto vem sendo debatido na mídia nos últimos tempos.
EXEMPLO COM O TEMA: A EDUCAÇÃO
DE HOJE PERPETUA O RACISMO?
Foi necessário promulgar uma Lei (n. o
ro.639/03) para que as escolas passassem a ensinar história e cultura
afro-brasileiras, incluindo temas como história da África, a luta dos negros no
contexto brasileiro e sua contribuição na história e na cultura do Brasil. Isso
porque, embora sejamos um país em que a maioria da população é negra e parda, a
história sempre foi ensinada com um viés eurocêntrico, sem dar chance às
crianças
brasileiras de sentir
orgulho de suas origens.
EXEMPLO: LIBERDADE
DE EXPRESSÃO
Os atentados
ocorridos na França em 2014 contra o jornal Charlie Hebdo reacendem uma
polêmica importante num mundo marcado pelo poder dos meios de comunicação: a
liberdade de expressão tem limites ou é permitido dizer e escrever tudo, mesmo
que isso possa ferir os sentimentos e crenças dos demais?
Um ponto importante: não use 1ª pessoa do
singular nem na introdução, nem em qualquer outro ponto da redação.
No texto dissertativo, predomina a
impessoalidade ou, no máximo, a 1ª pessoa do plural.
Por
exemplo, em vez de: "Acredito que a economia brasileira vai de vento
em popa", prefira: "A economia brasileira vai de vento em popa",
simplesmente. Ou, ainda: "Sabemos que a economia brasileira vai de vento em
popa. Jamais escreva "eu acho", "eu penso" e outras
expressões desse tipo.
EXERCÍCIO
A partir deste momento, você construirá
uma redação passo a passo, seguindo as orientações e modelos para cada parte do
texto.
O tema será o da prova de redação do Enem
2014: "Publicidade infantil em questão."
Em cada exercício, você poderá consultar um
exemplo, construído a partir de outro tema: "O crescimento desordenado das
grandes cidades e seus impactos."
Então, vamos começar. Antes de tudo, é
preciso ter clara a proposta de intervenção que será defendida.
No nosso exemplo, temos duas propostas para
fazer, a fim de atenuar as consequências ambientais e sociais causadas pelo
processo de urbanização
acelerada.
São as seguintes:
*É preciso que o governo crie políticas para dar mais qualidade de vida às
populações.
* Ao mesmo tempo, as pessoas
precisam se envolver e cuidar melhor das
cidades, em prol da coletividade.
Considerando essa finalidade do texto,
veja um possível parágrafo de introdução para um texto redigido a partir do
nosso tema-exemplo:
Nas
últimas décadas, cada vez mais gente deixou o campo em busca de oportunidades
nas grandes cidades. Esse processo de urbanização acelerada e pouco planejada
trouxe
sérias consequências,
tanto ambientais como sociais.
Agora é com você: crie um parágrafo de
introdução para o tema da redação do Enem 2014 "Publicidade infantil em questão”, cujo
enunciado e textos de apoio aparecem na sequência.
PROPOSTA DA REDAÇÃO DO ENEM 2014
A partir da leitura dos textos motivadores
seguintes e com base, nos conhecimentos construí dos ao longo de sua formação,
redija texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa
sobre o tema “Publicidade infantil em questão no Brasil”, apresentando proposta
de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e
relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu
ponto
de vista.
TEXTO I
A aprovação, em abril de 2014, de uma
resolução que considera abusiva a publicidade
infantil,
emitida pelo Conselho Nacional de Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda),
deu início a um verdadeiro cabo de guerra envolvendo ONGs de defesa dos
direitos das crianças e setores interessados na continuidade das propagandas diriigidas
a esse público. Elogiada por pais, ativistas e entidades, a resolução
estabelece como abusiva toda propaganda dirigida à criança que tem "a
intenção de persuadi-la para o consumo
de qualquer produto ou serviço" e que utilize aspectos como desenhos animados,
bonecos, linguagem infantil, trilhas sonoras com temas infantis, oferta de prêmios,
brindes ou artigos colecionáveis que tenham apelo às crianças.
Ainda há dúvidas, porém, sobre como será a
aplicação prática da resolução. E associações de anunciantes, emissoras,
revistas e de empresas de licenciamento e fabricantes de produtos infantis
criticam a medida e dizem não reconhecer a legitimidade constitucional do
Conanda para legislar sobre publicidade e para impor a resolução tanto àsfamílias
quanto ao mercado publicitário. Além disso, defendem que a autorregulamentação
pelo Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) já seria uma
forma de controlar e evitar abusos.
(IDOETA,
P. A.; BARBA, M. D. A publicidade infantil deve ser proibida? Disponível em:
www.bbc.co.uk. Acesso em: 23 maio 2014 (adaptado).
TEXTO II
Precisamos preparar a criança, desde
pequena, para receber as informações do mundo exterior, para compreender o que
está por trás da divulgação de produtos. Só assim ela se tornará o consumidor
do futuro, aquele capaz de saber o que, como e por que comprar, ciente de suas
reais necessidades e consciente de suas responsabilidades consigo mesma e com o
mundo. SILVA, A. M. D.; VASCONCELOS, L. R. A criança e o marketing: informa-ções
essenciais para proteger as crianças dos apelos do marketing infantil. São
Paulo: Summus, 2012 (adaptado).
Lembre-se, como no exemplo, antes de
escrever vamos começar definindo uma pro-posta de intervenção. Afinal, não é
possível começar um texto sem saber aonde se pretende chegar!
Possível proposta de intervenção
social:
A publicidade infantil deve ser
regulamentada pelo governo federal para proteger as crianças dos abusos das
estratégias de marketing. A fiscalização do cumprimento dessas normas precisa
ser rígida e permanente.
Considerando essa tese, escreva agora
seu parágrafo de introdução.
COMENTÁRIO
COMENTÁRIO
Uma versão
possível:
Num
mundo em que o consumo e a propaganda invadem nossas casas pormeio
das mais diversas estratégias de marketing, uma preocupação depais
e mães se torna cada vez mais frequente: a necessidade de proteger ascrianças
do assédio da comunicação mercadológica, ao menos enquantoelas
não tiverem o discernimento necessário para avaliar e criticar esses discursos.
Outra versão
possível:
A
organização social do mundo capitalista depende do consumo.Justamente
por isso, cada vez se investe mais em estratégias de marketingagressivas
e sedutoras, que ajudem a conquistar compradores para os mais
diversos bens e serviços. Porém, quando falamos de produtos para crianças,
até que ponto é legítimo direcionar a elas a publicidade e a comu-nicação
mercadológica?
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