Logo depois da introdução, é o momento de
apresentar os seus argumentos, ou seja: o raciocínio a partir do qual se chega
à proposta de intervenção, as razões que justificam seu pensamento e levam à
conclusão.
Você já reparou que lidamos com argumentos
o tempo todo? Para justificar o interesse por uma pessoa, para convencer alguém
numa entrevista de emprego, para mudar a decisão dos pais sobre determinada
norma.
É por isso que as provas do Enem e dos
demais vestibulares pretendem verificar se vo-cê sabe usar ideias e tem
embasamento para argumentar. Afinal, você terá que fazer isso ao longo de todo
o curso universitário, no mercado de trabalho e na vida cidadã .
Na sequência de início, meio e fim, os argumentos
que ajudam a defender a sua tese (ou a sua proposta para a questão abordada)
ficam no meio do texto.
Essa parte da redação é chamada de
desenvolvimento. É onde você apresenta suas ideias e desenvolve argumentações
para conduzir o leitor e, de certo modo, convencê-lo sobre o que você pensa.
Se fosse num julgamento, falaríamos que essa
é a parte em que o advogado de defesa e o de acusação se pronunciam, para
argumentar sobre a tese de "culpado" ou "inocente".
Em geral, uma boa redação tem um parágrafo
para cada argumento. Assim, se você tiver dois argumentos, serão dois
parágrafos (ou, no máximo, três).
Se forem três argumentos, três parágrafos.
Evite passar de três parágrafos no
desenvolvimento do tema. Se você fizer isso, sua redação pode ficar longa
demais, ou os parágrafos serão muito curtos e superficiais.
EXERCÍCIO
O desafio é definir pelo menos duas ideias
ou dois argumentos que possam ser utiliza-dos para construir o raciocínio até a
proposta de intervenção social, a partir de um tema proposto.
1.Observe o exemplo que segue.
Como no exercício anterior, vamos partir
do tema:
O crescimento desordenado das grandes
cidades e seus impactos.
Veja ideias e argumentos que poderiam ser
empregados:
A.Tema
possível:
O crescimento desordenado das grandes cidades
e seus impactos.
Proposta
de intervenção social:
Para atenuar as corsequências ambientais e
sociais causadas pelo processo de urba-nização acelerada, é preciso que o governo
crie políticas para dar mais qualidade de vida às populações. Ao mesmo tempo,
as pessoas precisam se envolver e cuidar
melhor das cidades, em prol da coletividade.
Ideias
e argumentos a utilizar para construir os parágrafos do desenvolvimento
1. O processo de urbanização
acelerado gerou cidades inchadas, que carecem de infra-estrutura para atender
bem a todos.
2. O crescimento desordenado
provocou a ocupação de lugares pouco indicados para moradia, como por exemplo
em cima de encostas, com riscos de desabamentos.
3. A urbanização sem
planejamento gera poluição. Aumenta o fluxo de automóveis, cres-cem os
engarrafamentos; as indústrias precisam produzir mais e, com isso, lançam mais
gases tóxicos na atmosfera.
4. Outro problema ambiental
surge com o aumento dos detritos: faltam sistemas para tratar os resíduos, surgem
os lixões.
5. A situação de pobreza em
que muitos vivem colabora para aumentar a violência .
. ·
2. No tema "Publicidade
infantil em questão", considere a seguinte proposta de inter-venção
social:
A publicidade infantil deve ser
regulamentada pelo governo federal, para proteger as crianças dos abusos das
estratégias de marketing. A fiscalização do cumprimento dessas normas precisa
ser rígida e permanente.
Defina no mínimo duas ideias ou
argumentos que você pode utilizar para discorrer so-bre o tema no desenvolvimento,
já considerando que pretende defender essa proposta
COMENTÁRIO
Tema possível:
Tema possível:
Publicidade
infantil em questão
Proposta
de intervenção social:
A
publicidade infantil deve ser regulamentada.
Ideias
e argumentos a utilizar para construir os parágrafos do desenvolvimento
1. A criança é sensível e
vulnerável à publicidade, não tem discernimento para avaliar e julgar as
mensagens comerciais.
2. Muitos anunciantes se
aproveitam da ingenuidade das crianças e estimulam até mesmo a aquisição de produtos
nocivos, como por exemplo aqueles que formam hábitos de ali-mentação pouco
saudáveis. Só esse fato já seria suficiente para exigirmos a regulação desse
tipo de publicidade.
3. A OMS (Organização
Mundial da Saúde) e a OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde) já publicaram
recomendações para regular a publicidade infantil e recomendam os governos
implementem políticas nesse sentido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário