sexta-feira, 28 de abril de 2017

CAPÍTULO QUATRO - RELACIONANDO IDEIAS E ARGUMENTOS


  O avaliador lerá seu texto verificando se você é capaz de, diante de tantas informações disponíveis, organizar as ideias de forma adequada. Ele também observará se existem coerência e coesão entre tudo o que você escreve.
     
  Você certamente já leu textos em que, no final, pensa: "Ãh? O que esse autor quis dizer mesmo com isso tudo? Acho que lerei de novo para ver se consigo entender."

  Pois é, essa é a sensação que temos quando o texto não tem as informações bem relacionadas e as ideias completamente encadeadas. Isso também acontece quando surge, no meio do texto, uma palavra inadequada, usada por engano num sentido diferente. O leitor não entende, fica confuso e
acaba se perdendo.

   Veja o que é mais importante neste quesito:
  
 . As ideias precisam fluir naturalmente, bem concatenadas do início ao fim, levando o leitor até a conclusão sem que ele se perca ou se disperse.

. Um trecho do texto não pode contradizer o outro, tudo tem que fazer sentido.

 .Nada pode ficar deslocado. Por exemplo: em geral, o parágrafo de conclusão não é
o momento de começar a citar dados, indicadores, referências, nem fazer alusões a eventos históricos; isso entra mais adequadamente nos parágrafos de desenvolvimento do texto.

 .Não pode haver um salto repentino de um assunto para outro, sem alguma ligação, sem
um movimento de preparação do leitor para isso.

. Os argumentos devem ser plausíveis, ou seja, ideias que podem ser admitidas ou aceitas. Por exemplo: não adianta você dizer que a solução para a falta de água no planeta é todos se mudarem para Marte.

. Pense num alpinista. Ele consegue escalar uma grande montanha graças aos conectores que prendem as cordas. Se um elo falhar, ele cai.

. O discurso também precisa de elos poderosos para que as ideias sejam bem conectadas. Esse recurso de linguagem são os conectivos. Quando um texto tem uma sequência forte, com ideias bem ligadas entre si, dizemos que ele tem coesão.

                           Há conectivos que ajudam a reforçar argumentos:

Além disso                     Sem falar que              Adicionalmente     
 Ao Mesmo tempo          Além do mais            Além de tudo   
                          A isso soma-se o fato de que

    Dependendo do tema, pode não haver uma única linha de análise. Nesses casos, você precisará mostrar os diversos pontos de vista sobre uma questão. É a hora de utilizar os conectivos que ajudam a contrapor ideias.

Parágrafo 1 do desenvolvimento:   Ideias e argumentos sobre a questão.

Parágrafo 2 do desenvolvimento: ideias e argumentos que passam outra visão sobre a questão.
Conectivos para contrapor ideias:  Por outro lado    Em contrapartida        Apesar disso    Ao contrário
    Há vários outros tipos de conectivos, dependendo do seu objetivo ao ligar as ideias, inclusive ajudando a articular orações dentro de uma frase.

 O encadeamento das ideias pode ser feito com o apoio de conjunções, advérbios, locuções adverbiais, preposições. Você precisa ter um repertório diversificado desses recursos, para não ficar sempre dependente das expressões "por um lado" e "por outro lado" para apresentar seus ponto de vista.

   Tenha em mente um fundamento da redação: um parágrafo é uma unidade de texto que, em geral, é formado por uma ideia principal, à qual são ligadas ideias secundárias.

  Os parágrafos podem ser desenvolvidos com diversas finalidades: comparar coisas, explicar causas, demonstrar consequências, contradize, pontos de vista, entre outras. Veja agora alguns exemplos de parágrafo construídos, cada um, com uma determinada finalidade. Observe como expressões destacadas ajudaram na construção do sentido.

                OBJETIVO
                        EXEMPLO  NUMA  FRASE
Somar elementos do discurso
A excessiva concentração de terras nas mãos de uns pou-cos não só afeta a produtividade econômica do país como
também acentua os conflitos sociais.
Exemplificar ou complemen-mentar uma argumentação
O Estatuto que prevê garantia do direito à terra não foi cumprido. Desse modo, mantêm-se os grandes latifúndios e a economia não avança.
Explicar melhor uma ideia, tornando o texto mais claro
Grande parte das terras é improdutiva, ou seja,  não têm
aproveitamento em atividades ligadas à produção agrícola.
Estabelecer uma relação de concessão ou contradição, em que um elemento do dis-curso supera o outro
Apesar de que a maioria concorde com a ideia de que todo cidadão tem direito a um pedaço de terra para viver e tra-balhar, poucos se envolvem  na busca de uma solução pa-ra o problema.
Fazer comparações
Esse fenômeno que acabamos de descrever é similar ao que ocorreu na Argentina nas últimas décadas: depois de um longo período de inflação alta e total descontrole de preços, veio a recessão.
Estabelecer relações de causa e consequência
O fato é que a sociedade não dá o devido valor à educa-ção. A consequência desse quadro não poderia ser outra senão os baixos índices de aprendizagem que vemos ano após ano.
Demonstrar relação de tem-poralidade
À medida que participamos mais e mais da internet, entra-mos num mundo com regras e lógica próprias. É nesse momento que começam a se confundir os limites entre o público e o privado.
Apresentar uma conclusão
Portanto é necessário ampliar a jornada escolar e melho-rar a infraestrutura das escolas de forma a garantir a inclu-são efetiva dos esportes e das artes na formação  infantil.

   
EXERCÍCIOS

    Partindo dos argumentos utilizados para falar do tema do exercício 3, vamos agora cons-truir os parágrafos do desenvolvimento.
   Neste exercício, você construirá duas versões. Na primeira, usando conectivos que pas-sem ideia de adição. Na outra, você deverá contrapor argumentos.
   
   Vamos começar com um exemplo para ficar mais claro. Veja a construção de parágrafos e o uso dos conectivos no texto sobre o tema "O crescimento desordenado das grandes cidades e seus impactos":
  
1) Primeira versão: três parágrafos apresentam ideias que são reforçadas entre si com o apoio dos mecanismos linguísticos destacados:

Introdução
    Nas últimas décadas, cada vez mais gente deixou o campo em busca de oportunidades nas grandes cidades. Esse processo de urbanização acelerada e pouco planejada trouxe
sérias consequências, tanto ambientais como sociais.

Desenvolvimento: parágrafos com ideias ligadas por conectivos
    Hoje as cidades estão inchadas e carecem de infraestrutura para atender bem a todos. Além disso, o crescimento desordenado provocou a ocupação de lugares pouco indicados para moradia, como por exemplo em cima de encostas, com riscos de desabamentos.
   A isso se soma o fato de que 25% da população mundial que mora nos centros urbanos vive em situação de pobreza. Ora, com a miséria, acaba aumentando a violência. A falta de segurança é uma das maiores preocupações das populações urbanas.
  Com a urbanização sem planejamento, adicionalmente, vem a poluição. Aumenta o fluxo de automóveis, crescem os engarrafamentos; as indústrias precisam produzir mais e, com isso, lançam mais gases tóxicos na atmosfera. Ao mesmo tempo, soma-se outro problema ambiental, o aumento dos detritos: como faltam sistemas para tratar os resíduos, surgem os lixões.

2) Segunda versão: O desafio agora é mudar o enfoque da argumentação! O texto terá que mostrar os dois lados de uma mesma questão. Veja então o exemplo:

lntrodução
 Nas últimas décadas, cada vez mais gente deixou o campo em busca de oportunidades nas grandes cidades. Esse processo de urbanização acelerada e pouco planejada trouxe sérias consequências, tanto ambientais como sociais.

Desenvolvimento: primeiro parágrafo mostra um lado da questão.

  Hoje as cidades estão inchadas e carecem de infraestrutura para atender bem a todos. Com a urbanização sem planejamento, vem a poluição. Aumenta o fluxo de automóveis, crescem os engarrafamentos; as indústrias precisam produzir mais e lançam mais gases tóxicos na atmosfera. A tudo isso sorna-se outro problema ambiental, o aumento dos detritos: como faltam sistemas para tratar os resíduos, surgem os lixões.

Desenvolvimento: segundo parágrafo mostra outro lado da questão.
  Por outro lado, não há como impedir os fluxos migratórios. Afinal, a falta de recursos das regiões do interior e a escassez de investimento do governo na criação de empregos e na atração de empresas para os locais mais afastados dos centros urbanos geram uma situação quase sem alternativas. Quem sonha melhorar de vida busca trabalho e moradia nas grandes capitais.

     Agora é sua vez. Faça o mesmo com o tema "Publicidade infantil em questão", par-tindo dos argumentos que utilizou para construir a tese sobre publicidade infantil, na pos-tagem anterior.
    Assim como no exemplo que você viu, elabore duas versões:
    Parágrafos e ideias conectados entre si, uns reforçando os argumentos dos outros.

COMENTÁRIOS

A) Tema - Publicidade infantil:  Ideias e argumentos a utilizar para construir os parágrafos do desenvolvimento
1. A criança é sensível e vulnerável à publicidade, não tem discernimento para avaliar e julgar as mensagens comerciais.
2. Muitos anunciantes se aproveitam da ingenuidade das crianças e estimulam até mesmo a aquisição de produtos nocivos, como por exemplo aqueles que formam hábitos de ali-mentação pouco saudáveis. Só esse fato já seria suficiente para exigirmos a regulação desse tipo de publicidade.
3. A OMS (Organização Mundial da Saúde) e a OPAS (Organização Pan- Americana de Saúde) já publicaram recomendações para regular a publicidade infantil e recomendam que os governos implementem políticas nesse sentido.
Adicionalmente, a OMS (Organização Mundial da Saúde) e a OPAS Organização Pari-Americana de Saúde) já publicaram diretrizes para regular a publicidade infantil e reco-comendam que os governos implementem políticas nesse sentido.

B) A criança é sensível e vulnerável à publicidade, não tem discernimento para avaliar e julgar as mensagens comerciais. Justamente por isso, mui; anunciantes se aproveitam da sua ingenuidade e estimulam até mesmo a aquisição de produtos nocivos; como por exemplo aqueles que formam hábitos de alimentação pouco saudáveis. Só esse fato já seria suficiente para exigirmos a regulação desse tipo de publicidade.

    Por outro lado, há que considerar o papel da família na relação das crianças com a publicidade. Ela pode usar as propagandas para criticá-las e educar seus filhos. Se os anúncios simplesmente forem proibidos, não estaríamos deixando de aproveitar uma oportunidade para formar a consciência crítica desses meninos e meninas que, no futuro, terão que tomar as próprias decisões? Sem falar que a consequente redução no consumo poderia afetar o setor produtivo, gerando impactos nos empregos existentes.

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