sexta-feira, 16 de junho de 2017

CAPÍTULO 8 – BAGAGEM CULTURAL É VANTAGEM COMPETITIVA


Os temas que podem cair na prova de redação são muitos. Como ter argumentos para tanta coisa?

Além disso, os argumentos precisam fazer sentido. Eles têm que ser lógicos, não pode ser algo inventado e que não tem pé nem cabeça.

Para escrever com argumentos válidos e inteligentes é necessário ter: bagagem cultural, capacidade de pensar e uma dose de criatividade.
Esta pode ser uma das dicas mais importantes deste livro. Você pode conseguir isso da seguinte maneira:




 A prova de redação não existe simplesmente para ver se você sabe escrever. O intuito é ver até que ponto você construiu uma bagagem cultural para, ante de uma questão, dissertar com profundidade e fazer propostas consistentes.

É exatamente isso o que fazemos ao longo da vida: quando surge um problema, usamos nossa bagagem adquirida (experiências, sentimentos, coisas que nos abalaram, sucessos, vitórias) para avaliar a situação e para tomar uma decisão sobre o que fazer.

Ninguém pode fazer isso por você. Só você pode, com leituras, experiências e vivências, enriquecer seu universo cultural.

Você precisa demonstrar, na redação, que tem suficiente leitura e cultura, que não é uma pessoa vazia de ideias e conhecimentos. Dentre os milhões de candidatos, você precisa se destacar, a partir do conteúdo do seu texto.

Por isso é importante ler sempre artigos de jornal e colunas de opinião sobre temas da atualidade. Além disso, precisa estar bem afiado em história, conhecer obras da literatura, letras de músicas, poesias, enfim, tudo o que possa, em determinado momento, dar um sabor especial a sua argumentação.

Se você ler muito, ampliar sua bagagem cultural e adquirir o hábito de refletir criticamente sobre o que lê e escuta, aumentará a sua capacidade de resolver as questões das outras áreas da prova também.

Para se preparar para o exame, ao longo de suas leituras e pesquisas, monte esquemas com os principais temas da atualidade, redigindo:

> Questão central
> Ideias e argumentos sobre o problema
> Indicadores que auxiliam a argumentação (números, dados de pesquisas, fatos relevantes, referências internacionais e outros)
 > Países ou estados que avançaram nessa questão e o que fizeram
> Possíveis soluções a propor    

Atualize esses esquemas sempre que o contexto do tema mudar ou quando você encontrar uma informação que pode enriquecer seus argumentos.

Vamos agora a uma demonstração concreta do que estamos discutindo aqui. A seguir você encontra dois parágrafos. Eles falam sobre o tema proposto no Enem 2011, "Viver em rede no século XXI: Os limites entre o público e o privado".

     “ O ser humano está cada vez mais plugado. A conexão à internet já é considerada um   
   direito fundamental do ser humano. O acesso aos meios pode ser bom e pode ser peri-
   goso.”

   “ O jeito de ser agora é a pessoa ficar conectada direto. Aí elas pensam que estão
   dominando a situação mas também são monitoradas pelos outros e aí não se po-
   de dizer o que pensa. Sei lá, a gente perde o controle. "

As ideias desse trecho são pertinentes, mas existem problemas de redação:

. Falta coesão, pois não há conectivos para ligar as ideias.

. Há palavras inapropriadas para a modalidade escrita formal ("a gente").

. Existem erros de concordância: "a pessoa" (singular) _  "Elas também são monitoradas (plural).

. Há marcas de oralidade no texto (palavra "Aí" usada de forma repetitiva, expressão "Sei lá").

. Não há força na argumentação, pois faltam estratégias apropriadas, como por exemplo
algum dado de pesquisa, indicador, citação, referência.

Veja como esse trecho poderia ser melhor, expressando exatamente as mesmas ideias:

    "O ser humano está cada vez mais conectado. Prova disso são os indicadores 
    brasileiros: a proporção de internautas subiu de 49,2% para 50,1% entre 2012 e
    2013, de acordo com o IBGE, e 75,5% da população tem celular.”

     De fato, essa condição é tão própria da identidade do século XXI que a ONU   
     declarou o acesso aos meios como um direito fundamental do cidadão - tão   
    importante quanto educação ou saúde. No entanto, quanto mais participamos
    dessa imensa rede, mais se apagam os limites entre o público e o privado. Será
    que o  indivíduo ainda é dono de si mesmo, ou vive monitorado, como sugere A-
    driana Calcanhotto na música "Esquadros ": "Eu vejo tudo enquadrado,
    remoto controle"?

Esse trecho é melhor porque, nele, observamos:

. Coesão, com ideias ligadas por conectivos: Prova disso, de fato, no entanto, quanto mais e outros.
. Todos os termos correspondem aos padrões da modalidade escrita formal, inclusive com
expressões mais apropriadas: conectado (em vez de "plugado"), identidade do século XXI (em vez de "o jeito de ser agora").

. Há termos que indicam amplitude de vocabulário, como: "limites entre o público e o priva-do" (para falar da invasão da vida por meio das tecnologias, "proporção de internautas" (para falar das pessoas com internet).

. Há indicadores que apoiam a argumentação: dados do IBG E sobre o número de brasileiros que possuem acesso à internet.

. A argumentação é enriquecida com a citação de uma música, o que ajuda a ilustrar o tema e tornar a reflexão mais instigante: "remoto controle", ou seja, a sugestão sutil de que já não temos o domínio sobre o que acontece.

EXERCÍCIO
  A) Agora é com você: monte um esquema sobre o tema: Violência contra os professores.

Antes  de começar, leia sobre o assunto.
Contexto: Uma pesquisa global realizada pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), com mais de 100 mil professores, colocou o Brasil no 1º lu- gar no ranking de violência em escolas.Fonte: http://gl.globo.coml educacao/noticia-/2014/08/pes-quiisa-- poe-brasil-em-topo-de-ranking-de-violencia-contra-professores.html (acessado em 9/3/2015).

Questão  central
Violência contra os professores

Ideias e argumentos sobre o problema



Indicadores e outros dados



Países ou estados que lidaram com essa questão e o que fizeram



Proposta de solução



Se precisar de mais apoio para pensar em argumentos, leia o texto: “Violência contra professores não pode ser vista como normal", em http://_ :gl.globo.comleducacao-/blog-/andrea-ramal/post/violencia-contra-os-professores- -pode-ser-vista-como-normal/html (acessado em 7/512016).

B) Veja o trecho que aparece a seguir. Ele pretende apresentar um paradoxo: o es-porte é altamente benéfico para a formação do indivíduo; no entanto, as escolas pú-blicas brasileiras não contam com a infraestrutura mínima necessária para realizar a-tividades de educação física.

Analise o trecho e indique os principais problemas de redação .

   Desde os primórdios da humanidade se sabe que "mente sã em corpo são". O esporte
  é positivo para as crianças. Quando elas praticam esporte, aí precisam treinar, aí ficam   
  longe das drogas, aí retomam hábitos saudáveis. O esporte estimula a inteligência. O
  esporte ajuda no emocional porque é pra enfrentar derrota tipo assim com tudo.
  Então quando tá num time tem que cooperar tem que ser equipe, aceitar os outros, etc.

  O Brasil como em todas as outras coisas está mal nisso. Tem escolas mas sem qua-
  dra, sem campo, sem nada. No Nordeste é pior ainda. Aí o que vai ser a aula de edu-
  cação física?
  O professor tá lá, mas a aula é na sala de aula. Tipo como se fosse português ou ma-
  mática, só que é educação física. Aí vai estar ensinando o quê? Só falando de regras
do futebol!!!!!
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C)Proponha um modo mais adequado de escrever as mesmas ideias
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D) Analise as seguintes frases e descubra qual é a deficiência que existe em cada uma delas com relação às estratégias de coesão textual, reescrevendo os trechos para corrigi-los.
 
      1. Essa é a metodologia mais indicada para conter a inflação. O criador des-
          sa  metodologia foi vencedor do Prêmio Nobel de Economia.

Problema do texto: ............................................................................................................... ................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................   _
Como deveria ser escrito:....................................................................................................... ......................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

     2.Muitos jovens abandonam a escola porque precisam trabalhar. Quando em-
       Tram no  mercado de trabalho, como encontrar motivação para?

Problema do texto: .................................................................................................................. ......................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................_
                                                                                                 
Como deveria ser escrito: ....................................................................................................... ...................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................


    3.O governo informou que pretende chegar a um acordo com a oposição. Preci-
sará ser um acordo conveniente para ambas as partes. E um acordo que bene-ficie a  população.        

Problema do  texto:..................................................................................................................  ...............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

Como deveria ser escrito: ............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................     
      4.O sistema educacional está desatualizado. O mundo é altamente tecnológico.
       A escola mantém um modelo educacional do século passado. Os estudantes   
      se desmotivam. Há indisciplina.

Problema do texto:...................................................................................................................
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Como deveria ser escrito:........................................................................................................ ........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

      5.As populações que vivem em regiões muito afastadas dos centros urbanos
         encontram baixas condições de empregabilidade. Com baixas condições de
         empregabilidade, migram para as grandes cidades.
           
Problema do texto:................................................................................................................... ........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
           
Como deveria ser escrito: ........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

    6.Porque hoje a aposentadoria chega quando a pessoa ainda é jovem, cheia de
       vida.
           
Problema do texto: ........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

Como deveria ser escrito:
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        7.O sistema educacional está desatualizado, no entanto os estudantes
           acabam perdendo a motivação.

Problema do texto: ........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

Como deveria ser escrito: ........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

E) Considere a seguinte proposta de redação:

                Financiamento do Carnaval em Questão.

Texto de apoio I :

No Carnaval de 2014, a escola de samba Beija-Flor foi criticada por muitos por supostamente receber, para financiar seu desfile, R$ 10 milhões de reais do governo da Guiné Equatorial. A polêmica surgiu porque essa nação africana vive uma ditadura há 35 anos, comandada por um dos líderes mais cruéis e mais ricos do mundo.

Texto de apoio II :

Alguns dos integrantes da Beija-Flor não concordaram com a crítica que se espalhou nas redes sociais. Veja o depoimento desse passista:
“ A comunidade trabalhou duro para preparar o Carnaval, e, no fim das contas, outras agremiações também aceitam recursos cuja origem não é das melhores.”

Dada a proposta de redação apresentada, um texto com as seguintes abordagens poderia representar fuga ou tangenciamento do tema, exceto:

( A ) O ideal é que os recursos venham de financiadores respeitáveis, mas a escola priorizou a alegria e o esforço da comunidade.

( B )     O carnaval é uma das maiores oportunidades de fortalecimento de turismo; por isso, o país precisa criar formas de interessar países de outros continentes.

(C) O que acontece na política é um exemplo que se repete no carnaval, os recursos provêm de origem duvidosa e questionável; assim, é preciso moralizar.

( D ) A apuração do concurso das escolas de samba deveria levar em conta as opiniões do povo e as questões éticas, pois tudo faz parte de uma avaliação.

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                                            Dicas Práticas!
1.Se você empacar no início do texto, depois de fazer o plano inicial da redação, escreva primeiro os parágrafos do meio.

2.Com as ideias no papel, depois você poderá definir o que a introdução deve apre-sentar.

3.Nada de chavões, aquelas expressões que todo mundo usa, não acrescentam nada e já deixam o leitor de má vontade. Por exemplo, um chavão muito usado é: "Desde os primórdios da humanidade ... ", Horrível!

4.Evite também "Hoje em dia", "Ultimamente", "Nos dias de hoje" e "Desde os tem-pos mais remotos" como primeiras palavras do texto. Não seja óbvio, você precisa ter um diferencial.

5.Para praticar ordenação de ideias, recorte os parágrafos de um artigo de opinião do jornal, embaralhe e tente montar novamente.

6.Enriqueça seu texto com citações, como por exemplo uma frase que pode inspi-rar a reflexão ou reforçar sua ideia. Mas atenção: não coloque citações muito lon-gas e tenha todo o cuidado para não errar o nome do autor!

7.O Enem e várias outras provas de vestibular valorizam a capacidade de relacionar conhecimentos de diversas áreas, o que se costuma chamar de interdisciplinarida-de. Mas só faça relações com fatos, conceitos e eventos históricos que você domi-nar bem. Não arrisque escrever o que não sabe, uma vaga na faculdade está em jogo!

8.Não faça o que popularmente se chama de "encher linguiça". Seja objetivo, sem enrolar nem escrever o que não acrescentará nada ao texto.

9.Não procure "escrever difícil". Um texto objetivo, com simplicidade e clareza, será mais apreciado do que um texto muito rebuscado.

10. Evite reflexões previsíveis, que você já pode imaginar que muitos candidatos farão. Pouca originalidade fará com que seu texto não se destaque.

11.Depois de escrever o texto, analise a introdução e a conclusão, verificando se existe coerência entre o início e o final da sua redação.
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                                              RESUMO  EXECUTIVO
Nesta parte você viu que:

1. Na redação do Enem e de grande parte dos vestibulares, você deve escrever um texto dissertativo-argumentativo, ou seja: apresentar ideias e defender um ponto de vista sobre um assunto.

2. A redação deve ter lógica, com começo, meio e fim.

3. Antes de começar a escrever, é preciso definir qual será a proposta de intervenção social e que trilha de argumentos você utilizará para levar o leitor a ela.

4· Não se começa a escrever o texto antes de ter certeza sobre a compreensão do Tema proposto.

5. Os textos motivadores ajudam a refletir sobre os diversos lados da questão e podem inspirar a abordagem - além de esclarecer qual é o enfoque proposto.
Mas não devem ser copiados na redação.

6.O texto deve ser iniciado de maneira eficiente para motivar o leitor, deixando clara a relevância do tema.

7. No desenvolvimento da redação, escreve-se um parágrafo para cada argumento. Há que evitar usar mais do que três parágrafos para desenvolver o tema (além da introdu-dução e da conclusão).

8. Os avaliadores julgarão se o candidato é capaz de organizar o texto de forma adequa-da e se existe coerência entre as ideias.

9. O uso adequado de conectivos ajuda a ligar as ideias e os argumentos, dando coesão ao texto.

10. Na conclusão, é preciso elaborar urna proposta de intervenção social que seja coe-rente com os argumentos apresentados, além de exequível e concreta.

11. Para se preparar para a prova, há que ler muito, ampliar a bagagem cultural e re-fletir sobre as questões atuais, imaginando soluções viáveis e consistentes.

12. Uma redação é como a vida: não basta conhecer a técnica, é preciso ter conteúdo. A melhor forma de adquirir conteúdo é o contato com textos de todo tipo. Para fazer um texto que vá além da técnica, é preciso ser um leitor.

13. Manter fichas atualizadas sobre os principais problemas do mundo de hoje, com indicadores e dados, é uma forma de juntar subsídios para enriquecer a redação.
                      
COMENTÁRIOS SOBRE OS EXERCÍCIOS

Questão Central
Violência contra  os  professores

Ideias e argumentos sobre o problema

. O sistema educacional está desatualizado e mesmo num mundo altamente tecnológi-co, mantém um modelo educacional do sé-culo passado. Isso desmotiva os estudantes e o deixa indisciplinados.
. A carreira do magistério é tão mal remu-nerada que não atrai talentos. Muitos dos que ingressam na profissão não receberam a preparação adequada, começam a lecionar sem experiência e têm dificuldade para conquistar os estudante .
. Ao mesmo tempo, esse desonroso resultado também significa que muitos jovens não estão aprendendo, em casa, aspectos básicos para o convívio social, como urbanidade, respeito, cortesia, civilidade. E estão aprendendo pouco sobre o valor da educação.
. Como a sociedade não valoriza a educação. um resultado como o da pesquisa acaba sendo visto como algo natural.

Indicadores e outros dados

. O fenômeno não ocorre só no Brasil. No México, a Comissão Nacional de Direitos
Humanos e o Sindicato de Trabalhadores da Educação lançaram em 2014 um documento que adverte sobre a violência que os professor vêm sofrendo por parte dos alunos, citando: ameaças, insultos, roubos, danos a seus carro: bullying pela internet, empurrões, socos.
. Fatos similares ocorrem na Argentina, Espanha, Uruguai, para citar alguns.
Países ou estados que lidaram com essa questão e o que fizeram

Alguns estados brasileiros passaram a colocar policiais dentro das escolas. Essa não deveria ser a única solução possível.

Proposta de solução

A violência contra os professores não pode
ser vista como normal. Os pais dos estudantes precisam se conscientizar sobre a gravidade desse resultado e o que ele significa para a educação dos seus filhos e fazer, em casa, a sua parte para evitar isso. Precisam ensinar aos filhos uma postura de colaboração na sala de aula. Dos gestores escolares, os pais devem exigir que o professor seja bem preparado, competente e valorizado. Do governo, exigir a imple-mentação do Plano Nacional de Educação.
A cobrança da sociedade pode conquistar
políticas educacionais mais efetivas.

B) O trecho apresentado tem diversos problemas de redação:
     Problemas:
1.Uso de chavões (clichês):
 Exemplos:
. "Desde os primórdios da humanidade"
.  "Mente sã em corpo são" (embora seja um aforismo latino, numa redação com esse tema
milhares de candidatos acabariam usando).

2. Falta de coesão por ausência total de conectivos:
Entre uma frase e outra, não há nenhum encadeamento das ideias.

3. Marcas de oralidade e excesso de informalidade:
Repetições como: "aí precisam, aí ficam, aí
retomam".
Uso de "pra" em vez de "para".
Uso de "tipo assim"
Uso de "tá" em vez de "está".

4.Pontuação inadequada:
Faltam vírgulas nestas frases:
O esporte ajuda no emocional porque é pra enfrentar derrota tipo assim lidar com tudo.
Então quando tá num time tem que cooperar tem que ser equipe, aceitar os outros etc.
Há excesso de pontos de exclamação: Só falando de regras de futebol!!!

5. Repetições de palavras na mesma frase ou em trecho próximo:
Neste trecho o termo "aula" aparece três vezes:
"Aí o que vai ser a aula de educação física? O professor tá lá, mas a aula é na sala de aula."

6. Gerundismo (uso inadequado do gerúndio):
Aí vai estar ensinando o quê?" (o correto seria "ensinar", em vez de "estar ensinando").

7. Hiponímia usada inadequadamente:
"Tem escolas mas sem quadra, sem campo."
Neste caso seria melhor usar uma expressão que representasse tudo, de um modo mais
abrangente. Dizer, por exemplo: "As escolas não oferecem espaços adequados para a
prática de esportes" (hiperonímia).

8.Uso de etc.:
Seria mais adequado escrever algo com : e realizar muitas outras atividades".

9.Generalizações:
"O Brasil como em todas as outras coi a está mal nisso.” Não é correto generalizar dessa forma, o ideal seria escrever algo como: "Nesta questão, o Brasil não está bem."



C) Uma maneira mais adequada de redigir o trecho analisado seria, por exemplo:

Não é preciso recorrer ao aforismo latino "mente sã em corpo são" para comprovar a importância do esporte na educação infantil. Crianças esportistas são jovens com mais probabilidade de ficar longe de drogas, perto dos hábitos saudáveis. Além disso, o esporte mobiliza a inteligência envolvendo estratégia, visão global, capacidade de lidar com situações-problema. Adicionalmente, ajuda também a lidar com as próprias emoções,pois as crianças têm que enfrentar adversidades, encarar momentos de surpresa, decepção, expectativa. Nos esportes coletivos, entram habilidades de cooperação, espírito de equipe e relacionamento.

No entanto, no Brasil ainda estamos longe de uma iniciação ao esporte realizada desde a infância. Uma pesquisa divulgada em 2013 pelo Instituto Ayrton Senna mostra que 30% das escolas públicas brasileiras não oferecendo espaço para a prática de educação física. No Nordeste o percentual chega a 51%. Quando não há espaço apropriado, a aula dessa matéria se reduz, muitas vezes, a estudos teóricos sobre regras e história dos esportes,feitos na mesma sala em que aprende matemática ou português.

D)
1 - Em vez de repetir a palavra "metodologia", seria melhor se valer do recurso de um pronome - por exemplo, o pronome relativo "cujo".

Essa metodologia, cujo criador foi vencedor do Prêmio Nobel de Economia, é a mais indica da para conter a inflação.

2 - A frase ficou fragmentada e isso comprometeu a estrutura lógico- gramatical. Não é possível entender se o jovem está desmotivado para trabalhar ou para continuar na escola.

Muitos jovens abandonam a escola porque precisam trabalhar. Quando entram no mercado de trabalho, como encontrar motivação para estudar?

3 - Como o termo "acordo" já apareceu no texto, é mais adequado substituído por sinônimos, como "pacto" ou "compromisso".

O governo informou que pretende chegar a um acordo com a oposição. Precisará ser um pacto conveniente para ambas as partes. O compromisso também deve, evidentemente, beneficiar a população.

4 - Aqui ocorre uma sequência justaposta de ideias sem encaixamentos sintáticos, reproduzindo usos típicos da oralidade.

O sistema educacional está desatualizado e, mesmo num mundo altamente tecnológico, mantém um modelo educacional do século passado. Isso desmotiva os estudantes e os deixa indisciplinados.

5 - Neste caso há uma repetição inadequada de palavras, quando poderia ter sido usada uma expressão com valor conclusivo.

As populações que vivem em regiões muito afastadas dos centros urbanos encontram baixas condições de empregabilidade. Por consequência, acabam migrando para as grandes cidades.

6 - Este é um exemplo de frase que contém apenas a oração subordinada, sem a oração principal. Portanto, fica sem sentido.

O mercado de trabalho deveria considerar a força produtiva dos mais velhos, porque hoje a aposentadoria chega quando a pessoa ainda é jovem, cheia de vida.

7 - Neste caso ocorre o emprego equivocado do conector "no entanto", que não estabelece relação lógica entre dois trechos do texto, prejudicando assim a compreensão da mensagem.

O sistema educacional está desatualizado, portanto, os estudantes acabam perdendo a motivação.


E) Opção A.

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