Os temas que podem
cair na prova de redação são muitos. Como ter argumentos para tanta coisa?
Além
disso, os argumentos precisam fazer sentido. Eles têm que ser lógicos, não pode
ser algo inventado e que não tem pé nem cabeça.
Para
escrever com argumentos válidos e inteligentes é necessário ter: bagagem
cultural, capacidade de pensar e uma dose de criatividade.
Esta
pode ser uma das dicas mais importantes deste livro. Você pode conseguir isso
da seguinte maneira:
É
exatamente isso o que fazemos ao longo da vida: quando surge um problema,
usamos nossa bagagem adquirida (experiências, sentimentos, coisas que nos
abalaram, sucessos, vitórias) para avaliar a situação e para tomar uma decisão
sobre o que fazer.
Ninguém
pode fazer isso por você. Só você pode, com leituras, experiências e vivências,
enriquecer seu universo cultural.
Você
precisa demonstrar, na redação, que tem suficiente leitura e cultura, que não é
uma pessoa vazia de ideias e conhecimentos. Dentre os milhões de candidatos,
você precisa se destacar, a partir do conteúdo do seu texto.
Por
isso é importante ler sempre artigos de jornal e colunas de opinião sobre temas
da atualidade. Além disso, precisa estar bem afiado em história, conhecer obras
da literatura, letras de músicas, poesias, enfim, tudo o que possa, em
determinado momento, dar um sabor especial a sua argumentação.
Se
você ler muito, ampliar sua bagagem cultural e adquirir o hábito de refletir
criticamente sobre o que lê e escuta, aumentará a sua capacidade de resolver as
questões das outras áreas da prova também.
Para
se preparar para o exame, ao longo de suas leituras e pesquisas, monte esquemas
com os principais temas da atualidade, redigindo:
>
Questão central
>
Ideias e argumentos sobre o problema
>
Indicadores que auxiliam a argumentação (números, dados de pesquisas, fatos
relevantes, referências internacionais e outros)
> Países ou estados que avançaram nessa
questão e o que fizeram
> Possíveis
soluções a propor
Atualize
esses esquemas sempre que o contexto do tema mudar ou quando você encontrar uma
informação que pode enriquecer seus argumentos.
Vamos
agora a uma demonstração concreta do que estamos discutindo aqui. A seguir você
encontra dois parágrafos. Eles falam sobre o tema proposto no Enem 2011, "Viver em rede no século XXI: Os
limites entre o público e o privado".
“ O ser
humano está cada vez mais plugado. A conexão à internet já é considerada um
direito
fundamental do ser humano. O acesso aos meios pode ser bom e pode ser peri-
goso.”
“ O
jeito de ser agora é a pessoa ficar conectada direto. Aí elas pensam que estão
dominando
a situação mas também são monitoradas pelos outros e aí não se po-
de
dizer o que pensa. Sei lá, a gente perde o controle. "
As
ideias desse trecho são pertinentes, mas existem problemas de redação:
. Falta coesão, pois não há conectivos para ligar as
ideias.
. Há palavras inapropriadas para a modalidade escrita
formal ("a gente").
. Existem erros de concordância: "a pessoa"
(singular) _ "Elas também são
monitoradas (plural).
. Há marcas de oralidade no texto (palavra "Aí"
usada de forma repetitiva, expressão "Sei lá").
. Não há força na argumentação, pois faltam estratégias apropriadas,
como por exemplo
algum
dado de pesquisa, indicador, citação, referência.
Veja
como esse trecho poderia ser melhor, expressando exatamente as mesmas ideias:
"O ser humano está cada vez mais
conectado. Prova disso são os indicadores
brasileiros: a proporção de internautas
subiu de 49,2% para 50,1% entre 2012 e
2013, de acordo com o IBGE, e 75,5% da
população tem celular.”
De fato, essa
condição é tão própria da identidade do século XXI que a ONU
declarou o
acesso aos meios como um direito fundamental do cidadão - tão
importante
quanto educação ou saúde. No entanto, quanto mais participamos
dessa imensa rede, mais se apagam os limites
entre o público e o privado. Será
que o indivíduo ainda é dono de si mesmo, ou vive
monitorado, como sugere A-
driana Calcanhotto na música "Esquadros
": "Eu vejo tudo enquadrado,
remoto
controle"?
Esse
trecho é melhor porque, nele, observamos:
. Coesão, com ideias ligadas por conectivos: Prova disso,
de fato, no entanto, quanto mais e outros.
. Todos os termos correspondem aos padrões da modalidade escrita
formal, inclusive com
expressões
mais apropriadas: conectado (em vez de "plugado"), identidade do
século XXI (em vez de "o jeito de ser agora").
. Há termos que indicam amplitude de vocabulário, como: "limites
entre o público e o priva-do" (para falar da invasão da vida por meio das
tecnologias, "proporção de internautas" (para falar das pessoas com
internet).
. Há indicadores que apoiam a argumentação: dados do IBG E sobre
o número de brasileiros que possuem acesso à internet.
. A argumentação é enriquecida com a citação de uma música,
o que ajuda a ilustrar o tema e tornar a reflexão mais instigante: "remoto
controle", ou seja, a sugestão sutil de que já não temos o domínio sobre o
que acontece.
EXERCÍCIO
A) Agora é com você: monte um esquema sobre o tema: Violência contra os professores.
Antes de começar,
leia sobre o assunto.
Contexto: Uma pesquisa global
realizada pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico),
com mais de 100 mil professores, colocou o Brasil no 1º lu- gar no ranking de
violência em escolas.Fonte: http://gl.globo.coml
educacao/noticia-/2014/08/pes-quiisa-- poe-brasil-em-topo-de-ranking-de-violencia-contra-professores.html
(acessado em 9/3/2015).
Questão central
|
Violência contra os professores
|
Ideias
e argumentos sobre o problema
|
|
Indicadores
e outros dados
|
|
Países
ou estados que lidaram com essa questão e o que fizeram
|
|
Proposta
de solução
|
Se precisar
de mais apoio para pensar em argumentos, leia o texto: “Violência contra
professores não pode ser vista como normal", em http://_ :gl.globo.comleducacao-/blog-/andrea-ramal/post/violencia-contra-os-professores-
-pode-ser-vista-como-normal/html (acessado em 7/512016).
B) Veja o trecho que
aparece a seguir. Ele pretende apresentar um paradoxo: o es-porte é altamente
benéfico para a formação do indivíduo; no entanto, as escolas pú-blicas brasileiras
não contam com a infraestrutura mínima necessária para realizar a-tividades de
educação física.
Analise
o trecho e indique os principais problemas de redação .
Desde os primórdios da humanidade se sabe
que "mente sã em corpo são". O esporte
é positivo para as crianças. Quando elas
praticam esporte, aí precisam treinar, aí ficam
longe das drogas, aí retomam hábitos
saudáveis. O esporte estimula a inteligência. O
esporte ajuda no emocional porque é pra enfrentar
derrota tipo assim com tudo.
Então quando tá num time tem que cooperar tem
que ser equipe, aceitar os outros, etc.
O
Brasil como em todas as outras coisas está mal nisso. Tem escolas mas sem qua-
dra, sem
campo, sem nada. No Nordeste é pior ainda. Aí o que vai ser a aula de edu-
cação
física?
O
professor tá lá, mas a aula é na sala de aula. Tipo como se fosse português ou ma-
mática,
só que é educação física. Aí vai estar ensinando o quê? Só falando de regras
do futebol!!!!!
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C)Proponha um modo mais adequado de escrever
as mesmas ideias
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D) Analise as seguintes frases e descubra qual é a
deficiência que existe em cada uma delas com relação às estratégias de coesão textual, reescrevendo os trechos para corrigi-los.
1. Essa é a metodologia mais indicada para
conter a inflação. O criador des-
sa metodologia foi vencedor do Prêmio Nobel de Economia.
Problema
do texto:
...............................................................................................................
................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
_
Como deveria ser escrito:.......................................................................................................
......................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
2.Muitos jovens abandonam a
escola porque precisam trabalhar. Quando em-
Tram no mercado de trabalho, como
encontrar motivação para?
Problema
do texto:
..................................................................................................................
......................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................_
Como
deveria ser escrito: .......................................................................................................
...................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
3.O
governo informou que pretende chegar a um acordo com a oposição. Preci-
sará ser um acordo conveniente para ambas as
partes. E um acordo que bene-ficie a
população.
Problema do texto:.................................................................................................................. ...............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
Como
deveria ser escrito: ............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
4.O sistema
educacional está desatualizado. O mundo é altamente tecnológico.
A escola mantém um modelo educacional do
século passado. Os estudantes
se
desmotivam. Há indisciplina.
Problema
do texto:...................................................................................................................
................................................................................................................................................. ......................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
Como
deveria ser escrito:........................................................................................................
........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
5.As populações que vivem em regiões muito
afastadas dos centros urbanos
encontram baixas condições de empregabilidade.
Com baixas condições de
empregabilidade, migram para as grandes
cidades.
Problema
do texto:...................................................................................................................
........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
Como
deveria ser escrito:
........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
6.Porque hoje a aposentadoria chega quando a
pessoa ainda é jovem, cheia de
vida.
Problema
do texto:
........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
Como
deveria ser escrito:
........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
7.O sistema educacional está desatualizado,
no entanto os estudantes
acabam
perdendo a motivação.
Problema
do texto:
........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
Como
deveria ser escrito: ........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
E) Considere a
seguinte proposta de redação:
Financiamento do Carnaval em
Questão.
Texto de apoio I :
No
Carnaval de 2014, a escola de samba Beija-Flor foi criticada por muitos por
supostamente receber, para financiar seu desfile, R$ 10 milhões de reais do
governo da Guiné Equatorial. A polêmica surgiu porque essa nação africana vive
uma ditadura há 35 anos, comandada por um dos líderes mais cruéis e mais ricos
do mundo.
Texto de apoio II :
Alguns
dos integrantes da Beija-Flor não concordaram com a crítica que se espalhou nas
redes sociais. Veja o depoimento desse passista:
“
A comunidade trabalhou duro para preparar o Carnaval, e, no fim das contas, outras
agremiações também aceitam recursos cuja origem não é das melhores.”
Dada
a proposta de redação apresentada, um texto com as seguintes abordagens poderia
representar fuga ou tangenciamento do tema, exceto:
(
A ) O ideal é que os recursos venham de financiadores respeitáveis, mas a
escola priorizou a alegria e o esforço da comunidade.
(
B ) O carnaval é uma das maiores oportunidades
de fortalecimento de turismo; por isso, o país precisa criar formas de
interessar países de outros continentes.
(C)
O que acontece na política é um exemplo que se repete no carnaval, os recursos
provêm de origem duvidosa e questionável; assim, é preciso moralizar.
(
D ) A apuração do concurso das escolas de samba deveria levar em conta as
opiniões do povo e as questões éticas, pois tudo faz parte de uma avaliação.
**********************************************************
Dicas
Práticas!
1.Se
você empacar no início do texto, depois de fazer o plano inicial da redação, escreva
primeiro os parágrafos do meio.
2.Com
as ideias no papel, depois você poderá definir o que a introdução deve apre-sentar.
3.Nada
de chavões, aquelas expressões que todo mundo usa, não acrescentam nada e já
deixam o leitor de má vontade. Por exemplo, um chavão muito usado é: "Desde
os primórdios da humanidade ... ", Horrível!
4.Evite
também "Hoje em dia", "Ultimamente", "Nos dias de
hoje" e "Desde os tem-pos mais remotos" como primeiras palavras
do texto. Não seja óbvio, você precisa ter um diferencial.
5.Para
praticar ordenação de ideias, recorte os parágrafos de um artigo de opinião do
jornal, embaralhe e tente montar novamente.
6.Enriqueça
seu texto com citações, como por exemplo uma frase que pode inspi-rar a
reflexão ou reforçar sua ideia. Mas atenção: não coloque citações muito lon-gas
e tenha todo o cuidado para não errar o nome do autor!
7.O
Enem e várias outras provas de vestibular valorizam a capacidade de relacionar
conhecimentos de diversas áreas, o que se costuma chamar de interdisciplinarida-de.
Mas só faça relações com fatos, conceitos e eventos históricos que você domi-nar
bem. Não arrisque escrever o que não sabe, uma vaga na faculdade está em jogo!
8.Não
faça o que popularmente se chama de "encher linguiça". Seja objetivo,
sem enrolar nem escrever o que não acrescentará nada ao texto.
9.Não
procure "escrever difícil". Um texto objetivo, com simplicidade e
clareza, será mais apreciado do que um texto muito rebuscado.
10.
Evite reflexões previsíveis, que você já pode imaginar que muitos candidatos
farão. Pouca originalidade fará com que seu texto não se destaque.
11.Depois
de escrever o texto, analise a introdução e a conclusão, verificando se existe
coerência entre o início e o final da sua redação.
********************************************
RESUMO EXECUTIVO
Nesta
parte você viu que:
1. Na
redação do Enem e de grande parte dos vestibulares, você deve escrever um texto
dissertativo-argumentativo, ou seja: apresentar ideias e defender um ponto de
vista sobre um assunto.
2. A
redação deve ter lógica, com começo, meio e fim.
3. Antes
de começar a escrever, é preciso definir qual será a proposta de intervenção
social e que trilha de argumentos você utilizará para levar o leitor a ela.
4· Não se
começa a escrever o texto antes de ter certeza sobre a compreensão do Tema
proposto.
5. Os
textos motivadores ajudam a refletir sobre os diversos lados da questão e podem
inspirar a abordagem - além de esclarecer qual é o enfoque proposto.
Mas não
devem ser copiados na redação.
6.O texto
deve ser iniciado de maneira eficiente para motivar o leitor, deixando clara a
relevância do tema.
7. No desenvolvimento
da redação, escreve-se um parágrafo para cada argumento. Há que evitar usar mais
do que três parágrafos para desenvolver o tema (além da introdu-dução e da
conclusão).
8. Os
avaliadores julgarão se o candidato é capaz de organizar o texto de forma
adequa-da e se existe coerência entre as ideias.
9. O uso
adequado de conectivos ajuda a ligar as ideias e os argumentos, dando coesão ao
texto.
10. Na
conclusão, é preciso elaborar urna proposta de intervenção social que seja coe-rente
com os argumentos apresentados, além de exequível e concreta.
11. Para
se preparar para a prova, há que ler muito, ampliar a bagagem cultural e re-fletir
sobre as questões atuais, imaginando soluções viáveis e consistentes.
12. Uma
redação é como a vida: não basta conhecer a técnica, é preciso ter conteúdo. A
melhor forma de adquirir conteúdo é o contato com textos de todo tipo. Para
fazer um texto que vá além da técnica, é preciso ser um leitor.
13. Manter
fichas atualizadas sobre os principais problemas do mundo de hoje, com
indicadores e dados, é uma forma de juntar subsídios para enriquecer a redação.
COMENTÁRIOS SOBRE OS EXERCÍCIOS
Questão Central
|
Violência
contra os professores
|
Ideias
e argumentos sobre o problema
|
. O
sistema educacional está desatualizado e mesmo num mundo altamente tecnológi-co,
mantém um modelo educacional do sé-culo passado. Isso desmotiva os estudantes
e o deixa indisciplinados.
.
A carreira do magistério é tão mal remu-nerada que não atrai talentos. Muitos
dos que ingressam na profissão não receberam a preparação adequada, começam a
lecionar sem experiência e têm dificuldade para conquistar os estudante .
.
Ao mesmo tempo, esse desonroso resultado também significa que muitos jovens
não estão aprendendo, em casa, aspectos básicos para o convívio social, como urbanidade,
respeito, cortesia, civilidade. E estão aprendendo pouco sobre o valor da educação.
.
Como a sociedade não valoriza a educação. um resultado como o da pesquisa
acaba sendo visto como algo natural.
|
Indicadores
e outros dados
|
.
O fenômeno não ocorre só no Brasil. No México, a Comissão Nacional de
Direitos
Humanos
e o Sindicato de Trabalhadores da Educação lançaram em 2014 um documento que
adverte sobre a violência que os professor vêm sofrendo por parte dos alunos,
citando: ameaças, insultos, roubos, danos a seus carro: bullying pela
internet, empurrões, socos.
.
Fatos similares ocorrem na Argentina, Espanha, Uruguai, para citar alguns.
|
Países
ou estados que lidaram com essa questão e o que fizeram
|
Alguns
estados brasileiros passaram a colocar policiais dentro das escolas. Essa não
deveria ser a única solução possível.
|
Proposta
de solução
|
A
violência contra os professores não pode
ser
vista como normal. Os pais dos estudantes precisam se conscientizar sobre a
gravidade desse resultado e o que ele significa para a educação dos seus
filhos e fazer, em casa, a sua parte para evitar isso. Precisam ensinar aos
filhos uma postura de colaboração na sala de aula. Dos gestores escolares, os
pais devem exigir que o professor seja bem preparado, competente e
valorizado. Do governo, exigir a imple-mentação do Plano Nacional de
Educação.
A
cobrança da sociedade pode conquistar
políticas
educacionais mais efetivas.
|
B) O trecho apresentado
tem diversos problemas de redação:
Problemas:
1.Uso
de chavões (clichês):
Exemplos:
.
"Desde os primórdios da humanidade"
.
"Mente sã em corpo são"
(embora seja um aforismo latino, numa redação com esse tema
milhares
de candidatos acabariam usando).
2.
Falta de coesão
por ausência total de conectivos:
Entre
uma frase e outra, não há nenhum encadeamento das ideias.
3.
Marcas de oralidade e excesso de informalidade:
Repetições
como: "aí precisam, aí ficam, aí
retomam".
Uso
de "pra" em vez de "para".
Uso
de "tipo assim"
Uso
de "tá" em vez de "está".
4.Pontuação
inadequada:
Faltam
vírgulas nestas frases:
O
esporte ajuda no emocional porque é pra enfrentar derrota tipo assim lidar com
tudo.
Então
quando tá num time tem que cooperar tem que ser equipe, aceitar os outros etc.
Há
excesso de pontos de exclamação: Só falando de regras de futebol!!!
5.
Repetições de
palavras na mesma frase ou em trecho próximo:
Neste
trecho o termo "aula" aparece três vezes:
"Aí
o que vai ser a aula de educação física? O professor tá lá, mas a aula é na
sala de aula."
6.
Gerundismo (uso
inadequado do gerúndio):
Aí
vai estar ensinando o quê?" (o correto seria "ensinar", em vez
de "estar ensinando").
7.
Hiponímia usada
inadequadamente:
"Tem
escolas mas sem quadra, sem campo."
Neste
caso seria melhor usar uma expressão que representasse tudo, de um modo mais
abrangente.
Dizer, por exemplo: "As escolas não oferecem espaços adequados para a
prática
de esportes" (hiperonímia).
8.Uso
de etc.:
Seria
mais adequado escrever algo com : e realizar muitas outras atividades".
9.Generalizações:
"O
Brasil como em todas as outras coi a está mal nisso.” Não é correto generalizar
dessa forma, o ideal seria escrever algo como: "Nesta questão, o Brasil
não está bem."
C) Uma maneira mais
adequada de redigir o trecho analisado seria, por exemplo:
Não é preciso
recorrer ao aforismo latino "mente sã em corpo são" para comprovar a
importância do esporte na educação infantil. Crianças esportistas são jovens
com mais probabilidade de ficar longe de drogas, perto dos hábitos saudáveis.
Além disso, o esporte mobiliza a inteligência envolvendo estratégia, visão global,
capacidade de lidar com situações-problema. Adicionalmente, ajuda também a
lidar com as próprias emoções,pois as crianças têm que enfrentar adversidades,
encarar momentos de surpresa, decepção, expectativa. Nos esportes coletivos,
entram habilidades de cooperação, espírito de equipe e relacionamento.
No entanto, no Brasil
ainda estamos longe de uma iniciação ao esporte realizada desde a infância. Uma
pesquisa divulgada em 2013 pelo Instituto Ayrton Senna mostra que 30% das
escolas públicas brasileiras não oferecendo espaço para a prática de educação
física. No Nordeste o percentual chega a 51%. Quando não há espaço apropriado, a
aula dessa matéria se reduz, muitas vezes, a estudos teóricos sobre regras e
história dos esportes,feitos na mesma sala em que aprende matemática ou
português.
D)
1
- Em vez de repetir a palavra "metodologia", seria melhor se valer do
recurso de um pronome - por exemplo, o pronome relativo "cujo".
Essa metodologia,
cujo criador foi vencedor do Prêmio Nobel de Economia, é a mais indica da para
conter a inflação.
2
- A frase ficou fragmentada e isso comprometeu a estrutura lógico- gramatical.
Não é possível entender se o jovem está desmotivado para trabalhar ou para
continuar na escola.
Muitos jovens
abandonam a escola porque precisam trabalhar. Quando entram no mercado de
trabalho, como encontrar motivação para estudar?
3
- Como o termo "acordo" já apareceu no texto, é mais adequado
substituído por sinônimos, como "pacto" ou "compromisso".
O governo informou
que pretende chegar a um acordo com a oposição. Precisará ser um pacto
conveniente para ambas as partes. O compromisso também deve, evidentemente,
beneficiar a população.
4
- Aqui ocorre uma sequência justaposta de ideias sem encaixamentos sintáticos,
reproduzindo usos típicos da oralidade.
O sistema educacional
está desatualizado e, mesmo num mundo altamente tecnológico, mantém um modelo
educacional do século passado. Isso desmotiva os estudantes e os deixa
indisciplinados.
5
- Neste caso há uma repetição inadequada de palavras, quando poderia ter sido
usada uma expressão com valor conclusivo.
As populações que
vivem em regiões muito afastadas dos centros urbanos encontram baixas condições
de empregabilidade. Por consequência, acabam migrando para as grandes cidades.
6
- Este é um exemplo de frase que contém apenas a oração subordinada, sem a
oração principal. Portanto, fica sem sentido.
O mercado de trabalho
deveria considerar a força produtiva dos mais velhos, porque hoje a
aposentadoria chega quando a pessoa ainda é jovem, cheia de vida.
7
- Neste caso ocorre o emprego equivocado do conector "no entanto",
que não estabelece relação lógica entre dois trechos do texto, prejudicando assim
a compreensão da mensagem.
O sistema educacional
está desatualizado, portanto, os estudantes acabam perdendo a motivação.
E) Opção A.
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