segunda-feira, 5 de outubro de 2015

A DISSERTAÇÃO ATRAVÉS DE CAUSA E CONSEQUÊNCIA

          Outro  tipo  de  dissertação  que  nós  podemos  usar  para  apresentar um tema é o  de  causa  e  consequência., em que procuraremos analisar as causas que geram um determinado problema e as consequências que elas poderão trazer se não forem encontrados meios para combatê-las.           

                         AS  RELAÇÕES   DE   CAUSA   E   CONSEQUÊNCIA

         Para desenvolver esse tipo de dissertação, temos inicialmente de analisar o tema para ver se se ele se encaixa dentro  do esquema causa/consequência.          
        Esse esquema de dissertação pode ser utilizada quando lhe for  apresentada uma afirmação que possibilite facilmente a verificação de, no mínimo, uma causa e de uma consequência Ocorre da seguinte maneira: você recebe um tema (afirmação) e busca encontrar uma causa da situação proposta pelo tema e, em seguida, uma consequência provocada por essa situação.
                   
                                     Como encontrar a causa e a consequência?

                     Verifique o procedimento. Partimos inicialmente de um tema:
                    
                     Constatamos que, no Brasil, existe um grande número de correntes     
            migratórias que se deslocam do campo para as pequenas ou grandes cidades.

           Para encontrarmos uma causa, perguntamos POR QUÊ? ao tema acima. Dentre as  respostas possíveis, poderíamos citar o seguinte fato:                                                                                                                                    
         A zona rural apresenta inúmeros problemas que dificultam a  permanência do homem  no  campo.

          No sentido de encontrar uma consequência  do problema enfocado no tema acima, cabe a seguinte pergunta: O que acontece em razão disso? Uma das possíveis respostas seria:

       As cidades encontram-se despreparadas para absorver esses migrantes   e  oferecer-lhes condições de subsistência  e  de  trabalho.


OBSERVAÇÃO:
        Veja que a causa e a consequência citadas neste exemplo podem ser perfeitamente substituídas por outras, encontradas por você, desde que tenham relação direta com o assunto. As sugestões apresentadas de maneira nenhuma são as únicas possíveis.
       Antes de retomar o tema apresentado e conhecer o esquema de dissertação nº 2,  veja outros exemplos

TEMA:
 A maior parte da classe política brasileira não goza de muito prestígio e confiabilidade por parte da população.
CAUSA:
 A maioria dos parlamentares preocupa-se muito mais com a discussão dos mecanismos que os fazem chegar ao poder do que com os problemas reais da população.
CONSEQUÊNCIA
Os grandes problemas que afligem o povo brasileiro deixam de ser convenientemente discutidos.

TEMA:
Muitos jovens deixam-se dominar pelo vício em diversos tipos de entorpecentes, mal que se alastra cada vez mais em nossa sociedade.
CAUSA:
Algumas pessoas refugiam-se nas drogas na tentativa de esquecer seus problemas.
CONSEQUÊNCIA:
Acabam tornando-se dependentes dos psicotrópicos dos quais se utilizam e, na maioria _das vezes, transformam-se em pessoas inúteis para si mesmas e para a comunidade.

Assim,  temos  o:                     

                                             Esquema  de  dissertação  nº  2
                                                             Título
          
1º parágrafo

Apresentação  do  tema,  com  rápido  comentário.
Introdução
2º parágrafo

3º parágrafo
Causas,  com  explicações  e  exemplos  concretos.
 Consequências,    com  explicações  e  exemplos  concretos.

Desenvolvimento
4º  parágrafo
Expressão  inicial  +  reafirmação  do  tema  +  observação  final
Conclusão


Exemplo  de  dissertação:

                                   O  PROBLEMA  DAS  CORRENTES  MIGRATÓRIAS
                         
        Todos sabemos que, em nosso pais, há muito tempo, observa-se um grande número de grupos migratórios, os quais, provenientes do campo, deslocam- se em direção às cidades, procurando melhores condições de vida.
    Ao examinarmos algumas das causas desse êxodo, verificamos que a zona rural apresenta inúmeros problemas, os quais dificultam a permanência do homem no campo. Podemos mencionar, por exemplo, a seca, a questão da distribuição da terra e a falta de incentivo à atividade agrária por parte do governo.
      Em  consequência disso, vemos, a todo instante, a chegada desse enorme contingente de trabalhadores rurais ao meio urbano. As cidades encontram-se despreparadas para absorver esses migrantes e oferecer-lhes condições de subsistência e de trabalho. Cresce, portanto, o número de pessoas vivendo à margem dos benefícios oferecidos por uma metrópole. Por falta de opção, dirigem-se para as zonas periféricas e ocasionam a proliferação de favelas.
      Por tudo isso, só nos resta admitir que a existência do êxodo rural somente agrava os problemas do campo e da própria cidade. Fazem-se, portanto, necessárias algumas medidas para tentar fixar o homem na terra. Assim, os cidadãos rurais e urbanos deste país encontrariam, com certeza, melhores condições de vida.

                                                     EXERCÍCIOS
1. Agora vamos treinar. Apresentaremos alguns temas e você se incumbirá de encontrar uma causa e uma consequência para cada um deles. Transcreva-os em seu caderno, segundo o modelo apresentado neste capítulo.

a) As novelas de televisão passaram a exercer uma profunda influência nos hábitos e na maneira de pensar da maioria dos telespectadores.

b) As doenças infectocontagiosas atingem particularmente as camadas mais carentes da população.

c)Apesar de alertados por ecologistas, os lavradores continuam utilizando produtos agrotóxicos indiscriminadamente.

2. Agora que você procurou, através desses exercícios, encontrar uma causa e uma consequência para cada um dos temas, vamos treinar a elaboração de uma dissertação completa.

Nossa sugestão é que você releia o esquema de dissertação nº 2, escolha um dos temas apresentados nas páginas  anteriores e faça sua redação. Não se esqueça de criar um título e pular uma linha para começar a composição.
                  



Nenhum comentário:

Postar um comentário