Já que na última postagem falamos no que voc~e não deve fazer numa dissertação, vamos ver agora o que será avaliado na sua dissertação.
Nos últimos tempos, tem havido progresso na correção de redações, que
inicialmente valorizava meramente a questão gramatical, depois seguida pela
febre conteudística. Gradualmente, tem sido adotado o holismo — uma avaliação
ampla e completa, que analisa vários aspectos além da gramática e do conteúdo,
como a apresentação e a estrutura do texto.
Para
ilustrar, segue um exemplo de espelho de correção.
Estética
1.Legibilidade
2.Margens
3. Parágrafos
4. Fusão de letras
5. Rasuras
|
Estilística
1. Subjetividade
2. Incoerência ou repetição
3. Pouca objetividade
4. Coloquialismo
5.Conotação ou estrangeirismo
|
Estrutura
1. Introdução
2. Desenvolvimento
3. Conclusão
4. Gênero textual
5. Esquema
|
|
Gramática
1. Ortografia
2. Acentuação
3. Pontuação
4. Conectores e colocação pronominal
5. Concordância ou regência
|
Conteúdo
1. Adequação ao tema
2. Domínio do conteúdo
3. Pertinência dos argumentos: progressão
lógica da argumentação
4. Pertinência dos argumentos: consistência
da argumentação.
5. Originalidade
|
||
Deve-se salientar que os cinco critérios de correção podem ser
utilizados para diversos tipos de texto, com algumas adaptações necessárias,
como as que aqui se abordam. Importante também é saber que há várias
possibilidades —técnicas ou não — de elaborar uma redação, independentemente de
sua tipologia textual. Por esse motivo, as instruções a seguir devem ser vistas
apenas como sugestões.
1 - Estética
Este critério, em primeira
instância, desperta o interesse ou a aversão do leitor por sua produção
textual. É a apresentação do texto, assim como são para nós a adequação e o
asseio de uma roupa. Deve-se enfatizar que a estética se aplica a todos os
tipos de texto. Alguns autores abordam a letra como a expressão da personalidade
do aluno ou concursando. Contudo, por vezes, as bancas examinadoras punem o uso
de letras de imprensa, sobretudo quando utilizadas em caixa-alta (maiúscula).
Assim, seguem-se algumas sugestões para não perder pontos referentes à
apresentação textual, aqui denominada “estética”. Como critério de correção,
será utilizada a perda da pontuação total do quesito sempre que houver uma
incidência de erro — entendida neste volume como o descumprimento das sugestões
de cada um dos quesitos.
1.1 - Legibilidade
A letra não precisa ser bonita ou enfeitada, como em convites de casamento,
por exemplo. Ela deve ser correta e
legível! Veja algumas sugestões:
. i com pingo;
• c com cedilha correto = ç
• til sobre a primeira vogal do ditongo
nasal acentuado, e não ao centro das duas ou sobre a segunda = ão;
• n
e m corretos e não com
aparência de u;
• não pular linhas;
• letras menores com metade do tamanho das
maiores
Observação:
Caso você tenha muita dificuldade, pense na
possibilidade de adquirir um caderno de caligrafia e reaprenda a escrever as
letras corretamente, de acordo com os exemplos acima. Caso opte pelas letras de
imprensa, não se esqueça de mesclar maiúsculas com minúsculas, de modo
gramaticalmente correto.
1.2 - Margens
Ao refletir sobre a relação das
margens com a estética, pensa-se automaticamente em um texto alinhado tanto à
margem esquerda como à direita, sem a utilização abusiva de separações
silábicas. Sugestões:
• não
deixe espaço superior a 0,3
cm entre o texto e a margem estabelecida;
• separe no máximo cinco palavras em todo o
texto, de forma correta. Consideram-se
separações incorretas: isolar vogais, dissílabas, palavras que comecem
por h;
• separe
apenas palavras que sejam pelo menos trissílabas, que comecem por consoante que
não seja h;
• separe substantivos compostos com hífen com
traço lateral, e as demais palavras com traço abaixo da última letra;
• nunca
ultrapasse a margem.
1.3 - Parágrafos
Pontinha de unha ou um dedo nunca
foram nem nunca serão medidas-padrão de um parágrafo. Algumas sugestões para
elaborar um parágrafo esteticamente ideal:
• faça recuo de 2 a 4 cm ;
• não marque o início dos parágrafos;
• não deixe uma diferença superior a 0,3 cm entre o recuo de um
parágrafo e outro, pois isso passa ao
leitor
a sensação de estarem desalinhados;
• escreva pelo menos duas frases em cada
parágrafo;
• utilize no máximo 60 palavras por frase.
1.4 - Fusão de letras
Escolha uma letra — cursiva ou de
imprensa — e não misture as duas formas. Este item também contempla a
utilização incorreta de letras maiúsculas ou minúsculas. Nunca escreva o texto
todo em caixa-alta.
1.5 - Rasuras
Definitivamente, as rasuras prejudicam a estética do texto e, a depender
da forma como se evidenciarem, podem levar à reprovação do candidato.
Considera-se rasura a utilização de corretivo ou o rabisco de palavras.
Sugestões:
• use um traço retilíneo cortando toda a
palavra; tal anulação pode acontecer em até cinco palavras em todo o texto;
• não ponha a palavra anulada entre
parênteses.
2 - Gramática
Este critério contempla a mensuração de conhecimentos gramaticais
aplicados à produção textual. Como este capítulo trata de redação e não de
gramática, apresenta-se aqui apenas a explicação do que faz perder pontos
gramaticais em uma redação.
2.1 - Ortografia
Este quesito avalia o emprego da grafia correta das palavras, como o uso
de ç, ss, sc, x, ch...
2.2 -Acentuação
Avalia a utilização correta de acentos,
como o uso de acento agudo ( ), acento circunflexo (^), til (~) e acento grave
indicativo de crase (`). Lembre-se: crase não é acento, mas a fusão de duas
vogais iguais; o til é sinal de nasalização.
2.3 - Pontuação
Neste quesito, avalia-se a utilização correta da pontuação, como o uso
de ponto final (.),vírgula (,), ponto-e-vírgula (;),dois-pontos (:), ponto de interrogação (? ), ponto de
exclamação ( !) e reticências ( ...)
2.4 - Conectores e
colocação pronominal
Este ponto considera a utilização
correta dos conectores para uma boa construção textual, bem como os fatores de
próclise, ênclise e mesóclise, como o uso de “eu te amo”, ‘amo-te”,
“amar-te-ei”, entre outros.
2.5 - Concordância ou
regência
Quesito em que se avaliam a concordância e a regência, verbais ou
nominais.
II - OS DEMAIS
CRITÉRIOS DE CORREÇÃO
A estética e a gramática são
comuns a todos os tipos de redação. Já a estrutura, o conteúdo e a estilística
possuem características próprias a cada tipo de texto. Diante disso, a seguir,
apresenta-se a aplicabilidade de cada um desses critérios à dissertação.
1 - Estrutura
1.1 - Introdução
Os principais autores de redação em língua portuguesa no Brasil (ver
referências bibliográficas) sugerem os conhecidos esquemas de acordo com cada
tipo de texto. Seguir as instruções de introdução dá ao candidato o ponto
pertinente.
1.2 - Desenvolvimento
Siga as orientações do esquema adequado à tipologia textual.
1.3 - Conclusão
Siga as orientações do esquema
adequado à tipologia textual.
1.4 - Gênero textual
Este quesito contempla a adequação
ao gênero em foco. Por exemplo, caso o candidato se exprima, em uma
dissertação, com subjetividade — própria de textos literários como a narração e
a descrição— perderá pontos.
1.5 - Esquema
Cada tipo de texto requer
esquema próprio. A utilização correta de um esquema vale ponto na prova.
Já foi
tratado anteriormente.
2 - Conteúdo
2.1. Adequação ao
tema
2.2. Domínio do
conteúdo
2.3. Pertinência dos
argumentos: progressão lógica da argumentação
2.4. Pertinência dos
argumentos: consistência da argumentação
2.5. Originalidade
Os pontos dispensados ao
conteúdo, estrela central da dissertação ou do texto argumentativo, estão
diretamente relacionados a seu domínio. Por isso, a leitura de jornais e
revistas informativas e uma visão política, econômica e cultural, por exemplo,
são fundamentais para a elaboração de textos convincentes.
3 - Tipos de desenvolvimento
Alguns autores sugerem a
organização dos conteúdos em tipos de desenvolvimento. Por exemplo, Ana Helena
Cizotto Belline (1988, p. 36) divide-os em dez categorias: causa e consequência,
oposição, tempo, espaço, tempo e espaço, definição, semelhança,
exemplos/citações/dados estatísticos, enumeração, perguntas.
a) Causa e consequência
Esta categoria é a organizadora de seu texto e deve ser utilizada na
montagem de sua estrutura. Atente para a enumeração dos argumentos de acordo
com as tabelas:
1° argumento: Causa Causa Consequência
2° argumento: Causa Consequência Consequência
b) Oposição
Serve também como organizadora do texto e deve ser utilizada durante a
montagem da estrutura. Para a enumeração dos argumentos, recomenda-se tomar por
base o seguinte esquema:
1° argumento: Favorável Contrário
2° argumento: Contrário
Favorável
3° argumento: Contrário
Favorável
Como é possível observar, só há duas possibilidades de organizar o texto
por oposição e ambas exigem três argumentos. Com apenas dois argumentos por
oposição, automaticamente haveria um favorável e outro contrário ao tema e,
portanto, uma argumentação morna, que tanto afirma como nega, sem
posicionamento, elemento central da dissertação. Vale lembrar que é necessário
manter coerência na enumeração dos argumentos: deve-se colocar primeiramente o
que for minoria e deixar os outros dois (maioria) como segundo e terceiro
argumentos — isso facilita, inclusive, na constituição de uma ponte com a
conclusão.
c) Tempo
É o tipo de desenvolvimento — e a categoria de Beiline — que objetiva
situar o leitor temporalmente. Para tanto, a utilização de advérbios de tempo
se faz obrigatória.
É recomendável utilizar, no mínimo, três advérbios temporais: “No século
passado”, “Em 1945” ,
“No dia da posse”, “Às duas da tarde” etc.
d)Espaço
Situa
o leitor espacialmente e, para tanto, a utilização de advérbios de lugar também
é obrigatória. Recomenda-se o uso de, no mínimo, três advérbios espaciais: “No
Brasil”, “Na América Latina”, “No mundo”, “No prédio do ministério”, “Na Praça
dos Três Poderes”, “Na escola” etc.
e) Tempo e espaço
O objetivo é situar o leitor temporal e espacialmente. Nesse sentido, é
obrigatória a utilização de advérbios de tempo e lugar. Sugere-se, no mínimo, o
uso de quatro advérbios temporais e espaciais: “A partir de 2000, no Brasil”,
“No último semestre, em São Paulo”, “Neste século, a América Central”, “Hoje,
na Praça da Sé”, “Ontem, no Maracanã” etc.
f) Definição
Tem por objetivo explicar determinado
argumento, para comprovar a tese diante do tema. Recomenda-se o uso de, no
mínimo, três verbos que indiquem definição: “entende-se por”, “define-se por”,
“quer dizer”, “significa que”, “enfatiza-se”, “denota”.
g) Semelhança
Desenvolvimento que tem por objetivo comparar para comprovar. Devem-se
utilizar, no mínimo, três comparações: “tão... como”, “tanto quanto”, “tal
qual”, “assim como” etc.
h) Exemplos / citações / dados estatísticos
Nessa categoria, a finalidade é exemplificar, mencionar autores e
citações ou dados estatísticos. Use, no mínimo, dois exemplos ou citações.
i) Enumeração
Desenvolvimento com vistas a enumerar
fatos ou situações em um mesmo argumento. Devem-se fazer pelo menos três
enumerações.
j) Perguntas
Desenvolvimento que utiliza perguntas retóricas como argumentação e
posicionamento — e deve conter, no mínimo, quatro delas.
4 - Estilística
4.1 - Subjetividade
Recomenda-se não utilizar a primeira pessoa nem do singular, nem do
plural: se isso for feito, além de pontuação na prova, o candidato perderá
pontos no quesito “gênero textual”. A dissertação é um texto denotativo; logo,
não devem ser empregadas marcas de pessoalidade, próprias apenas de textos
literários.
4.2 - Incoerência ou
repetição
É aconselhável não repetir palavras das seguintes classes gramaticais:
substantivo, adjetivo, verbo, advérbio, interjeição. Lembre-se de que é
possível utilizar o mesmo radical com vários afixos sinônimos, pois o que é
proibido especificamente é a repetição da flexão. Analise as idéias na
argumentação, com a finalidade de deixar o texto coerente.
4.3 - Pouca objetividade
Evite verbos de ligação — entre eles,
“ser”, “estar”, “ficar”, “permanecer”, “parecer”—, porque apenas ligam
palavras. Após terminar o rascunho, revise a dissertação e substitua os verbos
repetidos ou de ligação.
Veja algumas sugestões:
• Afirmação: consistir, constituir,
significar, denotar, mostrar, traduzir-se por, expressar, representar,
evidenciar...
• Causalidade: causar, motivar, originar,
ocasionar, gerar, propiciar, resultar, provocar, produzir, contribuir,
determinar, criar...
• Finalidade: visar, ter em vista, objetivar,
ter por objetivo, pretender, tencionar, cogitar, tratar, servir para,
prestar.se para...
• Oposição: opor-se, contrariar, negar,
impedir, surgir em oposição, surgir em contraposição, apresentar em oposição,
ser contrário... -
4.4 - Coloquialismo
Evidencia características da
fala na escrita. Como estratégia de avaliação, veja a seguir algumas proibições
que, se não acatadas, fazem perder pontos neste quesito.
• três usos da primeira pessoa na redação
inteira;
• três usos de verbo de ligação no mesmo
parágrafo;
• começar frase com gerúndio, duplo gerúndio
na mesma frase, gerúndio no futuro;
• usar gírias, regionalismos etc.
4.5 - Conotação ou
estrangeirismo
Já que a dissertação é um texto denotativo, informativo, formal,
sugere-se a não utilização de: sentido figurado, figuras de linguagem, funções
de linguagem, estrangeirismos.
MODELO DE ESPELHO DE CORREÇÃO
DE REDAÇÃO
ASPECTOS MACROESTRUTURAIS
|
ASPECTOS
MICROESTRUTURAIS
|
|||
ESTÉTICA
|
Nota
obtida ( 2,0 )
|
GRAMÁTICA
|
Nº de
erros ( 0,1 )
|
|
1. Legibilidade
|
1. Ortografia
|
|||
2. Margens
|
2. Acentuação
|
|||
3. Parágrafos
|
3. Pontuação
|
|||
4. Fusão de letras
|
4. Conectores
|
|||
5. Rasuras
|
5. Concordância nominal e
verbal
|
|||
ESTRUTURA
|
Nota obtida
( 3,0 )
|
6. Regência nominal e verbal
|
||
1. Introdução
|
7. Colocação pronominal
|
|||
2. Desenvolvimento
|
8. Repetição de termos
|
|||
3. Conclusão
|
9. Omissão de termos
|
|||
4. Gênero textual
|
10.Inadequação de termos
|
|||
5. Esquema
|
_____________________________
|
___________
|
||
CONTEÚDO
|
Nota obtida
( 5,0 )
|
ESTILÍSTICA
|
Nº de
erros ( 0.1 )
|
|
1. Adequação ao tema
|
1. Subjetividade
|
|||
2. Domínio do conteúdo
|
2. Incoerência ou repetição
|
|||
3.Pertinência dos argumentos:
enumeração de acordo com o esquema escolhido, uso de advérbios (tempo,
espaço)...
|
3. Pouca objetividade: uso
repetitivo dos mesmos verbos e expressões (principalmente verbos de ligação,
que são pobres em expressividade)...
|
|||
4.Pertinência dos argumentos: definição,
comparação, exemplos, dados...
|
4. Coloquialismo: uso de
expressões e termos característicos da fala, gerúndios, infinitivos e verbos de ligação...
|
|||
5. Originalidade: criatividade, estilo...
|
5. Conotação ou
estrangeirismo
|
|||
TOTAL
DE PONTOS
|
TOTAL
DE ERROS
|
|||
NOTA
FINAL = NOTA
DO CONTEÚDO – NÚMERO
DE ERROS : ________
|
||||
Nenhum comentário:
Postar um comentário