sábado, 17 de outubro de 2015

CRITÉRIOS DE CORREÇÃO DE UMA DISSERTAÇÃO

   Já que na última postagem falamos no que voc~e não deve fazer numa dissertação, vamos ver agora o que será avaliado na sua dissertação.  
   Nos últimos tempos, tem havido progresso na correção de redações, que inicialmente valorizava meramente a questão gramatical, depois seguida pela febre conteudística. Gradualmente, tem sido adotado o holismo — uma avaliação ampla e completa, que analisa vários aspectos além da gramática e do conteúdo, como a apresentação e a estrutura do texto.
        Para ilustrar, segue um exemplo de espelho de correção.
Estética
1.Legibilidade
2.Margens
3. Parágrafos
4. Fusão de letras
5. Rasuras
Estilística
1. Subjetividade
2. Incoerência ou repetição
3. Pouca objetividade
4. Coloquialismo
5.Conotação ou estrangeirismo
Estrutura
1. Introdução
2. Desenvolvimento
3. Conclusão
4. Gênero textual
5. Esquema
Gramática
1. Ortografia
2. Acentuação
3. Pontuação
4. Conectores e colocação pronominal
5. Concordância ou regência
Conteúdo
1. Adequação ao tema
2. Domínio do conteúdo
3. Pertinência dos argumentos: progressão lógica da argumentação
4. Pertinência dos argumentos: consistência da argumentação.
5. Originalidade
                                
              Deve-se salientar que os cinco critérios de correção podem ser utilizados para diversos tipos de texto, com algumas adaptações necessárias, como as que aqui se abordam. Importante também é saber que há várias possibilidades —técnicas ou não — de elaborar uma redação, independentemente de sua tipologia textual. Por esse motivo, as instruções a seguir devem ser vistas apenas como sugestões.

1 - Estética
                    Este critério, em primeira instância, desperta o interesse ou a aversão do leitor por sua produção textual. É a apresentação do texto, assim como são para nós a adequação e o asseio de uma roupa. Deve-se enfatizar que a estética se aplica a todos os tipos de texto. Alguns autores abordam a letra como a expressão da personalidade do aluno ou concursando. Contudo, por vezes, as bancas examinadoras punem o uso de letras de imprensa, sobretudo quando utilizadas em caixa-alta (maiúscula). Assim, seguem-se algumas sugestões para não perder pontos referentes à apresentação textual, aqui denominada “estética”. Como critério de correção, será utilizada a perda da pontuação total do quesito sempre que houver uma incidência de erro — entendida neste volume como o descumprimento das sugestões de cada um dos quesitos.

          1.1 - Legibilidade
           A letra não precisa ser bonita ou enfeitada, como em convites de casamento, por exemplo. Ela deve ser  correta e legível!  Veja algumas sugestões:
. i com pingo;
c com cedilha correto =  ç
til sobre a primeira vogal do ditongo nasal acentuado, e não ao centro das duas ou sobre a segunda = ão;
n  e  m corretos e não com aparência de  u;
• não pular linhas;
• letras menores com metade do tamanho das maiores

Observação:
            Caso você tenha muita dificuldade, pense na possibilidade de adquirir um caderno de caligrafia e reaprenda a escrever as letras corretamente, de acordo com os exemplos acima. Caso opte pelas letras de imprensa, não se esqueça de mesclar maiúsculas com minúsculas, de modo gramaticalmente correto.

     1.2 - Margens
             Ao refletir sobre a relação das margens com a estética, pensa-se automaticamente em um texto alinhado tanto à margem esquerda como à direita, sem a utilização abusiva de separações silábicas. Sugestões:                                                                                                                                         
•  não deixe espaço superior a 0,3 cm entre o texto e a margem estabelecida;                                                       
• separe no máximo cinco palavras em todo o texto, de forma correta. Consideram-se  separações incorretas: isolar vogais, dissílabas, palavras que comecem por h;
•  separe apenas palavras que sejam pelo menos trissílabas, que comecem por consoante que não seja h;
•  separe substantivos compostos com hífen com traço lateral, e as demais palavras com traço abaixo da última letra;
•  nunca ultrapasse a margem.

    1.3 - Parágrafos
             Pontinha de unha ou um dedo nunca foram nem nunca serão medidas-padrão de um parágrafo. Algumas sugestões para elaborar um parágrafo esteticamente ideal:
• faça recuo de 2 a 4 cm;
• não marque o início dos parágrafos;
• não deixe uma diferença superior a 0,3 cm entre o recuo de um parágrafo e outro, pois isso passa ao
  leitor a sensação de estarem desalinhados;
• escreva pelo menos duas frases em cada parágrafo;
• utilize no máximo 60 palavras por frase.

     1.4 - Fusão de letras
             Escolha uma letra — cursiva ou de imprensa — e não misture as duas formas. Este item também contempla a utilização incorreta de letras maiúsculas ou minúsculas. Nunca escreva o texto todo em caixa-alta.

    1.5 - Rasuras
          Definitivamente, as rasuras prejudicam a estética do texto e, a depender da forma como se evidenciarem, podem levar à reprovação do candidato. Considera-se rasura a utilização de corretivo ou o rabisco de palavras. Sugestões:
• use um traço retilíneo cortando toda a palavra; tal anulação pode acontecer em até cinco palavras em todo o texto;
• não ponha a palavra anulada entre parênteses.

2 - Gramática
          Este critério contempla a mensuração de conhecimentos gramaticais aplicados à produção textual. Como este capítulo trata de redação e não de gramática, apresenta-se aqui apenas a explicação do que faz perder pontos gramaticais em uma redação.

     2.1 - Ortografia
          Este quesito avalia o emprego da grafia correta das palavras, como o uso de ç, ss, sc, x, ch...

     2.2 -Acentuação
          Avalia a utilização correta de acentos, como o uso de acento agudo ( ), acento circunflexo (^), til (~) e acento grave indicativo de crase (`). Lembre-se: crase não é acento, mas a fusão de duas vogais iguais; o til é sinal de nasalização.

     2.3 - Pontuação
            Neste quesito, avalia-se a utilização correta da pontuação, como o uso de ponto final (.),vírgula (,), ponto-e-vírgula (;),dois-pontos  (:), ponto de interrogação (? ), ponto de exclamação ( !) e reticências ( ...)

     2.4 - Conectores e colocação pronominal
           Este ponto considera a utilização correta dos conectores para uma boa construção textual, bem como os fatores de próclise, ênclise e mesóclise, como o uso de “eu te amo”, ‘amo-te”, “amar-te-ei”, entre outros.

     2.5 - Concordância ou regência
          Quesito em que se avaliam a concordância e a regência, verbais ou nominais.

                          II -  OS  DEMAIS  CRITÉRIOS  DE  CORREÇÃO
    
            A estética e a gramática são comuns a todos os tipos de redação. Já a estrutura, o conteúdo e a estilística possuem características próprias a cada tipo de texto. Diante disso, a seguir, apresenta-se a aplicabilidade de cada um desses critérios à dissertação.

1 - Estrutura

     1.1 - Introdução
              Os principais autores de redação em língua portuguesa no Brasil (ver referências bibliográficas) sugerem os conhecidos esquemas de acordo com cada tipo de texto. Seguir as instruções de introdução dá ao candidato o ponto pertinente.

    1.2 - Desenvolvimento
           Siga as orientações do esquema adequado à tipologia textual.

   1.3 - Conclusão
                 Siga as orientações do esquema adequado à tipologia textual.

   1.4 - Gênero textual
                  Este quesito contempla a adequação ao gênero em foco. Por exemplo, caso o candidato se exprima, em uma dissertação, com subjetividade — própria de textos literários como a narração e a descrição— perderá pontos.

   1.5 - Esquema
                     Cada tipo de texto requer esquema próprio. A utilização correta de um esquema vale ponto na prova. Já  foi  tratado  anteriormente.

2 - Conteúdo
           2.1. Adequação ao tema
           2.2. Domínio do conteúdo
           2.3. Pertinência dos argumentos: progressão lógica da argumentação
           2.4. Pertinência dos argumentos: consistência da argumentação
           2.5. Originalidade
                    Os pontos dispensados ao conteúdo, estrela central da dissertação ou do texto argumentativo, estão diretamente relacionados a seu domínio. Por isso, a leitura de jornais e revistas informativas e uma visão política, econômica e cultural, por exemplo, são fundamentais para a elaboração de textos convincentes.

3 - Tipos de desenvolvimento
                     Alguns autores sugerem a organização dos conteúdos em tipos de desenvolvimento. Por exemplo, Ana Helena Cizotto Belline (1988, p. 36) divide-os em dez categorias: causa e consequência, oposição, tempo, espaço, tempo e espaço, definição, semelhança, exemplos/citações/dados estatísticos, enumeração, perguntas.

       a) Causa e consequência
           Esta categoria é a organizadora de seu texto e deve ser utilizada na montagem de sua estrutura. Atente para a enumeração dos argumentos de acordo com as tabelas:
1° argumento:     Causa            Causa                    Consequência
2° argumento:     Causa            Consequência     Consequência

       b) Oposição
           Serve também como organizadora do texto e deve ser utilizada durante a montagem da estrutura. Para a enumeração dos argumentos, recomenda-se tomar por base o seguinte esquema:
1° argumento:        Favorável      Contrário
2° argumento:        Contrário       Favorável
3° argumento:        Contrário       Favorável

             Como é possível observar, só há duas possibilidades de organizar o texto por oposição e ambas exigem três argumentos. Com apenas dois argumentos por oposição, automaticamente haveria um favorável e outro contrário ao tema e, portanto, uma argumentação morna, que tanto afirma como nega, sem posicionamento, elemento central da dissertação. Vale lembrar que é necessário manter coerência na enumeração dos argumentos: deve-se colocar primeiramente o que for minoria e deixar os outros dois (maioria) como segundo e terceiro argumentos — isso facilita, inclusive, na constituição de uma ponte com a conclusão.

      c) Tempo
            É o tipo de desenvolvimento — e a categoria de Beiline — que objetiva situar o leitor temporalmente. Para tanto, a utilização de advérbios de tempo se faz obrigatória.
            É recomendável utilizar, no mínimo, três advérbios temporais: “No século passado”, “Em 1945”, “No dia da posse”, “Às duas da tarde” etc.

      d)Espaço
          Situa o leitor espacialmente e, para tanto, a utilização de advérbios de lugar também é obrigatória. Recomenda-se o uso de, no mínimo, três advérbios espaciais: “No Brasil”, “Na América Latina”, “No mundo”, “No prédio do ministério”, “Na Praça dos Três Poderes”, “Na escola” etc.

      e) Tempo e espaço
          O objetivo é situar o leitor temporal e espacialmente. Nesse sentido, é obrigatória a utilização de advérbios de tempo e lugar. Sugere-se, no mínimo, o uso de quatro advérbios temporais e espaciais: “A partir de 2000, no Brasil”, “No último semestre, em São Paulo”, “Neste século, a América Central”, “Hoje, na Praça da Sé”, “Ontem, no Maracanã” etc.

      f) Definição
          Tem por objetivo explicar determinado argumento, para comprovar a tese diante do tema. Recomenda-se o uso de, no mínimo, três verbos que indiquem definição: “entende-se por”, “define-se por”, “quer dizer”, “significa que”, “enfatiza-se”, “denota”.

     g) Semelhança
          Desenvolvimento que tem por objetivo comparar para comprovar. Devem-se utilizar, no mínimo, três comparações: “tão... como”, “tanto quanto”, “tal qual”, “assim como” etc.

     h) Exemplos / citações / dados estatísticos
          Nessa categoria, a finalidade é exemplificar, mencionar autores e citações ou dados estatísticos. Use, no mínimo, dois exemplos ou citações.

     i) Enumeração
          Desenvolvimento com vistas a enumerar fatos ou situações em um mesmo argumento. Devem-se fazer pelo menos três enumerações.

         j) Perguntas
          Desenvolvimento que utiliza perguntas retóricas como argumentação e posicionamento — e deve conter, no mínimo, quatro delas.

4 - Estilística
    
     4.1 - Subjetividade
           Recomenda-se não utilizar a primeira pessoa nem do singular, nem do plural: se isso for feito, além de pontuação na prova, o candidato perderá pontos no quesito “gênero textual”. A dissertação é um texto denotativo; logo, não devem ser empregadas marcas de pessoalidade, próprias apenas de textos literários.

    4.2 - Incoerência ou repetição
                É aconselhável não repetir palavras das seguintes classes gramaticais: substantivo, adjetivo, verbo, advérbio, interjeição. Lembre-se de que é possível utilizar o mesmo radical com vários afixos sinônimos, pois o que é proibido especificamente é a repetição da flexão. Analise as idéias na argumentação, com a finalidade de deixar o texto coerente.

     4.3 - Pouca objetividade
               Evite verbos de ligação — entre eles, “ser”, “estar”, “ficar”, “permanecer”, “parecer”—, porque apenas ligam palavras. Após terminar o rascunho, revise a dissertação e substitua os verbos repetidos ou de ligação.
             Veja algumas sugestões:
• Afirmação: consistir, constituir, significar, denotar, mostrar, traduzir-se por, expressar, representar, evidenciar...
• Causalidade: causar, motivar, originar, ocasionar, gerar, propiciar, resultar, provocar, produzir, contribuir, determinar, criar...
• Finalidade: visar, ter em vista, objetivar, ter por objetivo, pretender, tencionar, cogitar, tratar, servir para, prestar.se para...
• Oposição: opor-se, contrariar, negar, impedir, surgir em oposição, surgir em contraposição, apresentar em oposição, ser contrário... -

     4.4 - Coloquialismo
                 Evidencia características da fala na escrita. Como estratégia de avaliação, veja a seguir algumas proibições que, se não acatadas, fazem perder pontos neste quesito.
• três usos da primeira pessoa na redação inteira;
• três usos de verbo de ligação no mesmo parágrafo;
• começar frase com gerúndio, duplo gerúndio na mesma frase, gerúndio no futuro;
• usar gírias, regionalismos etc.

    4.5 - Conotação ou estrangeirismo
                Já que a dissertação é um texto denotativo, informativo, formal, sugere-se a não utilização de: sentido figurado, figuras de linguagem, funções de linguagem, estrangeirismos.
                                                  
                              MODELO DE ESPELHO  DE  CORREÇÃO  DE  REDAÇÃO
                 ASPECTOS  MACROESTRUTURAIS
                      ASPECTOS  MICROESTRUTURAIS

      ESTÉTICA
Nota obtida  ( 2,0 )
    GRAMÁTICA
Nº de erros  ( 0,1 )
1. Legibilidade
        
1. Ortografia
        
2. Margens
        
2. Acentuação
        
3. Parágrafos
       
3. Pontuação
        
4. Fusão de letras
          
4. Conectores
        
5. Rasuras
        
5. Concordância nominal  e  verbal
        
     ESTRUTURA
 Nota obtida  ( 3,0 )
6. Regência nominal e verbal
        
1. Introdução
        
7. Colocação pronominal
        
2. Desenvolvimento
        
8. Repetição de termos
        
3. Conclusão
        
9. Omissão de termos
        
4. Gênero textual
        
10.Inadequação de termos
        
5. Esquema
        
  _____________________________
  ___________       
      CONTEÚDO
 Nota obtida  ( 5,0 )
     ESTILÍSTICA
Nº de erros ( 0.1 )
1. Adequação ao tema
       
1. Subjetividade
        
2. Domínio do conteúdo
       
2. Incoerência ou repetição
        
3.Pertinência dos argumentos: enumeração de acordo com o esquema escolhido, uso de advérbios (tempo, espaço)...                                                                                                                                                             
      
        
3. Pouca objetividade: uso repetitivo dos mesmos verbos e expressões (principalmente verbos de ligação, que são pobres em expressividade)...
         
        
4.Pertinência dos argumentos: definição, comparação,  exemplos, dados...
     
       
4. Coloquialismo: uso de expressões e termos característicos da fala, gerúndios,  infinitivos e verbos  de ligação...
       
        
5. Originalidade:  criatividade,  estilo...
       
5. Conotação ou estrangeirismo
        
TOTAL DE PONTOS
      
TOTAL DE ERROS
        
                               NOTA   FINAL  =   NOTA  DO CONTEÚDO   –   NÚMERO  DE ERROS :  ________



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