quarta-feira, 7 de outubro de 2015

A DISSERTAÇÃO SOBRE UM TEMA POLÊMICO

                           A  ABORDAGEM   DE  TEMAS   POLÊMICOS

             Muitas  vezes o aluno pode defrontar-se com um tema que aborde um assunto polêmico. O esquema do qual trataremos neste  aqui deve ser utilizado quando lhe for proposto um tema deste tipo.
            Entendemos por tema polêmico aquele que costuma dividir as opiniões de tal modo que, dificilmente, conseguimos chegar a um posicionamento capaz de satisfazer à grande maioria das pessoas.
                             Veja alguns exemplos de temas polêmicos:

.    Cogita-se, com muita frequência, da implantação da pena de morte no Brasil.

.    Muito se tem discutido recentemente acerca da legalização do aborto.

. O controle da natalidade é de fundamental importância nos países subdesenvolvidos.

.   Deveríamos permitir que jovens maiores de dezesseis anos pudessem conseguir a carteira de habilitação, mediante a permissão dos pais.

                                         
                                   Argumentos favoráveis e contrários
                        
           Ao lermos qualquer um dos temas propostos na página anterior, percebemos imediatamente que as opiniões se dividem no exame dessas proposições.
          No que se refere ao tema 1, muitos encontrariam argumentos favoráveis à implantação da pena de morte no Brasil, da mesma forma que inúmeros outros poderiam posicionar-se contrariamente à mesma ideia. A princípio, não é importante que você concorde ou não com a implantação da pena de morte. Deve, de modo imparcial. tentar observar quais os argumentos favoráveis a essa medida, apresentados por aqueles que compartilham dessa ideia. Você também poderá verificar as ideias das pessoas contrárias a ela. Dessa maneira, teria uma visão global do problema, analisando tanto os aspectos favoráveis quanto os aspectos contrários da questão.
            Veja agora o esquema de dissertação nº3, que será em seguida utilizado para, através dele, elaborarmos uma dissertação sobre o tema 1.
                                    
                                        Esquema  de  dissertação  nº  3
                                                                 Título
1º  parágrafo
Apresentação do TEMA

Introdução
2º  parágrafo 
3º  parágrafo
Análise  dos  aspectos  favoráveis.
Análise  dos  aspectos  negativos.

Desenvolvimento
4º  parágrafo
Expressão  inicial  +  posicionamento  pessoal  sobre o  tema  +  observação final
Conclusão

                                          
                                       Como   se  posicionar  sobre  o  tema?
           Cabe aqui explicar o que significa esse  posicionamento pessoal  em relação ao tema, mencionado na Conclusão.
          Depois de abordar, por exemplo, os aspectos favoráveis e contrários à implantação da pena de morte, você pode chegar a alguma conclusão. Posicionar-se sobre o assunto é justamente dizer se é contra ou a favor. Esse procedimento deve ser adotado na conclusão, uma vez que você já abordou os diferente aspectos da questão e pode, então, com base em sua análise, decidir-se e expor sua opinião pessoal.
         No entanto, caso você não tenha uma posição definida, deve afirmar que, em vista da complexidade do problema, torna-se difícil chegar a uma conclusão definitiva.
         Exemplo de uma dissertação:                                                            
                                             
                                           A  PENA  DE  MORTE

                 Cogita-se, com muita frequência, sobre a implantação da pena de morte no Brasil. Muitos aspectos devem ser analisados na abordagem dessa questão.
                 Os defensores da pena de morte argumentam que ela intimidaria os assassinos perigosos, impedindo-os de cometer crimes monstruosos, dos quais costumeiramente temos noticia. Além do mais, aliviaria, em certa medida, a superlotação dos presídios. Isso sem contar que certos criminosos, considerados irrecuperáveis, deveriam pagar com a morte por seus crimes bárbaros.
                 Outros, porém, não conseguem admitir a ideia de um ser humano tirar a vida de um semelhante, por mais terrível que tenha sido o delito cometido. Há registros históricos de pessoas executadas injustamente, pois as provas de sua inocência evidenciaram-se após o cumprimento da sentença. Por outro lado, a vigência da pena de morte não é capaz de, por si só, desencorajar a prática de crimes: estes não deixaram de ocorrer nos países em que ela é ou foi implantada.
                 Por todos esses aspectos, percebemos o quanto é difícil nos posicionarmos categoricamente contra ou a favor da implantação da pena da morte no Brasil. Enquanto esse problema é motivo de debates, só nos resta esperar que a lei consiga atingir os infratores com justiça e eficiência, independentemente de sua situação socioeconômica. Isso se faz necessário para defender os direitos de cada cidadão brasileiro das mais diversas formas de agressão das quais é hoje vitima constante.

                                                          EXERCÍCIOS
 1.Para que possa treinar um pouco, citaremos alguns temas polêmicos e você tentará encontrar aspectos favoráveis e aspectos contrários a cada proposição dada, de acordo com os exemplos apresentados até aqui, nas páginas anteriores.

 a)O alto índice de criminalidade, em nossos dias, deve-se basicamente às péssimas condições de vida da maioria dos brasileiros.

b)Muitos acreditam que a televisão deixa de desempenhar um papel educativo na divulgação da arte e da cultura nacionais.

c)Há opiniões divergentes quando as autoridades discutem a modificação da maioridade penal.

2.Agora, vamos exercitar em uma dissertação completa. Escolha um dos temas polêmicos mencionados no exercício acima e elabore uma redação, procurando analisar seus aspectos favoráveis e contrários. Crie um título adequado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário