terça-feira, 23 de outubro de 2018

OS SETE PECADOS CAPITAIS - SÉTIMO PECADO CAPITAL: PRONOMES




1.    Pronomes relativos: onde/ aonde/ cujo
      
     Um aspecto muito cobrado na redação é a coesão, lembra? O pronome relativo ajuda muito nesse ponto, pois serve para relacionar as orações,evitando repetições. Portanto, ele é um excelente aliado ao escrever.
Veja um exemplo:
               
          Essa é a notícia. A notícia surpreendeu a todos.
          Essa e a notícia que surpreendeu a todos.
     
   O pronome relativo ajudou a evitar a repetição e, além disso, permitiu relacionar as orações, sem necessidade de duas frases separadas. ª
   Você verá agora alguns casos específicos relacionados aos erros mais comuns no uso de certos pronomes relativos nas redações dos candidatos do Enem e principais vestibulares.
   O pronome onde deve ser usado quando faz referência a lugar.

 
   Atenção, cuidado para não confundir onde e aonde. Veja esta forma bem fácil de
lembrar da distinção:

. Aonde – Dá ideia de movimento(ir, vir, chegar) e se relaciona a verbos que pedem tal
preposição  (a + onde).
Exemplo: Aonde chegaremos com tantos casos de falta de ética?

. Onde -> Refere-se a lugares e costuma indicar permanência, lugar em que se passa um fato.
Exemplo: Ao ver tanta falta de humanidade, muitos se perguntam: onde estamos?
    
. O pronome relativo cujo tem uma característica especial: ele expressa relação de propriedade. Ou seja, indica que algo pertence a alguém.
Exemplo:
        A ínfraestrutura
             é da cidade

     A  cidade cuja infraestrutura  for mais bem avaliada será sede do próximo grande evento esportivo mundial.
   
Fique atento para não cometer erros muito comuns! Veja no quadro





2.Pronomes demonstrativos; esse, este, aquele
    Os pronomes demonstrativos são empregados para deixar clara a posição de uma palavra no tempo, no espaço e no próprio texto.

º Este

    Refere-se a algo que está próximo do falante, ou introduz uma nova ideia, não mencionada antes no discurso; ou, ainda, refere-se a tempo presenteou futuro.

Exemplos:

 Este país enfrenta, há décadas, o problema da queda do índice de chuvas.

 >   Pelo contexto infere-se que se fala do país onde o falante escreve.

 Neste século, embora mal tenha começado, já tivemos importantes avanços.
  > Diz respeito a um tempo próximo, ou ao século em que estamos.

Esta tese de que os estrangeiros são mais trabalhadores não convence ninguém.
Ø  Não  havia se falado em tal tese, até o momento, no texto.

. Esse

     Dá ideia de algo que é mais próximo do ouvinte, ou indica referência a algo já mencionado antes, no discurso; ou, ainda, fala de um tempo recente.

Exemplos:

Você  se matriculou em quantas disciplinas nesse curso da sua faculdade?
      > O curso é da faculdade do ouvinte, portanto, está mais próximo
dele.

A faculdade abrirá seleção no meio do ano. Essa medida aumentará asmatrículas.
      > Refere-se ao que foi mencionado na frase anterior.

Como não lembrar da festa que a faculdade organizou semestre passado? Nesse evento, todas as músicas foram muito bem escolhidas.
      > Refere-se a algo que “aconteceu num passado recente.

. Aquele

   Faz referência a um fato ou a um objeto distantes de quem fala e também do ouvinte. Além disso, usa-se quando falamos de dois termos, para dizer algo específico do primeiro. Na ideia de tempo, é usado quando há referência a um passado mais distante.

Exemplos:

Aquele relatório apresentado na reunião dos dirigentes tem dados incorretos.
     > Refere-se a algo que não está próximo do falante nem do ouvinte.
Justiça e violência estão muito relacionadas; esta surge quando aquela falha.
   > “Esta” refere-se ao termo mais próximo (violência); “aquela” serefere ao que foi dito primeiro (justiça).

O Brasil tornou-se independente em 1822. Mas naquele ano não se imaginava o quanto faltava para sermos verdadeiramente autônomos.
      > Refere-se a um passado distante.

EXERCÍCIOS

1. Indique a frase em que o pronome relativo está utilizado corretamente

A) E um país de cujo povo se                            C) O chanceler fez um discurso
pode esperar uma excelente                              magnífico, cujo indicou a  im-
acolhida.                                                              importância da paz.

B) Feliz a nação cujos os                                   D) E preciso poupar os recursos
governantes só pensam no bem                        hídricos, sem os cujos não pode-
de todos.                                                             remos viver.

2. Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas da frase:
A desigualdade crônica das                                    A) a qual / cujas
regiões Norte e Nordeste
..........................se refere o                                     B) a que / em cujas
pesquisador se perpetua
ainda hoje nos municípios                                       C) às quais / em cujas
..........................terras vive
uma pequena parcela da classe                             D) à qual / cujas as
dominante.

3. Assinale a opção que apresenta o complemento perfeito para as lacunas das três frases que seguem:
I. O momento ____________________ vivemos tem nos trazido diversas preocupações relacionadas à falta de energia e água.
II. O jornal de hoje reafirma a informação __________________ os repórteres se referiram na edição anterior.
lll. Todos desejam entrar na faculdade ________________ alcança os melhores índices na avaliação.
A) onde - a que – que                       C) em que - que - cuja
B) onde - a que - cuja                        D) em que - a que - que

4. Considere as seguintes ideias, que um aluno deseja transmitir em sua redação:
l. A participação em redes sociais permite a comunicação com pessoas das mais diversas culturas.
II. As publicações feitas nas redes sociais podem ser vistas por internautas de todo o planeta.
Como o aluno poderia juntar mais adequadamente as duas ideias numa única frase, valendo-se de um pronome relativo?
A) A participação em redes                                              C) Pessoas das mais diversas
sociais, cujas publicações                                                culturas podem participar de
podem ser vistas por                                                        redes sociais, cujas publicações
internautas de todo o planeta,                                          permitem a comunicação com
permite a comunicação com                                           pessoas das mais diversas
pessoas das mais diversas                                            culturas.
culturas.

                                                                                        D) A participação em redes
B) As publicações das redes                                           sociais, em que pode ser
sociais, cuja participação                                                 vista por internautas de
permite a comunicação com                                            todo o planeta, permite a
pessoas das mais diversas                                              comunicação com pessoas das
culturas, podem ser vistas por                                         mais diversas culturas.
internautas de todo o planeta.

5. Assinale a alternativa em que todas as opções para completar as frases empregando o pronome relativo estão corretas:
I. O sonho __________ me refiro é tão concreto quanto os objetivos você visa: entrar na faculdade.
II. Já está decidido o abrigo ____________ os que ficaram sem teto ficarão alojados, é o lugar _______________ irão quando houver riscos de desabamentos.
III. Os candidatos _________ notas foram desconsideradas devem pedir desculpas a fiscal __________ desobedeceram.
A) I. a que, a que; 11. onde, aonde;                               C) I. a que, a que, II. onde, aonde,
    III. cujas as, a qual.                                                         III. cujas, a quem;
B) I. que, que; 11. aonde, onde; V.                                    D) I. de que, que; II. aonde, onde,
     cujas, que;                                                                       III. cujas, à quem;

6. Indique a alternativa que completa corretamente as lacunas do trecho
que segue:
Os baixos níveis de água da lagoa e dos rios alarmavam a população;
porém estavam com mais volume do que
A) esses, aquela.     B) estes, aquela     C) estes, essa      D) aqueles, esta

7. Assinale a alternativa em que aparece um erro no uso do pronome demonstrativo:
A) “Conte comigo”: são essas as palavras que raramente escutamos.
B) O Brasil nunca mais seria o mesmo depois desse dia de março de 1964.
C) Não podemos esquecer que esse imposto dado aos produtores é do povo.
D) Nunca poderíamos concordar com aquelas ideias tão preconceituosas.

8.Na prova do Enem 2011 o tema pronomes foi objeto de uma questão. O enunciado apresentava um diálogo que dizia:

                          -  Vamos arrasar eles!
                          -  Vamos! Mas antes, vamos acertar o pronome.

O humor decorre da reação do personagem com relação ao uso de pronome pessoal reto, em vez de pronome oblíquo. De acordo com a norma-padrão da língua, esse uso é inadequado, pois:
A) contraria o uso previsto para o                         C) gera inadequação na
registro oral da língua.                                           concordância com o verbo.

B) contraria a marcação das                                 D) gera ambiguidade na leitura do
 funções sintátlcas de sujeito e                             texto.
 objeto.

E) apresenta dupla marcação de
sujeito.

GABARITO
1.A      2.B     3.D     4.A     5.C       6.B     7.B       8.B


DICAS PRÁTICAS

. Fique atento às regras de pontuação! Na linguagem oral, a expressividade é dada pela entonação e os gestos. Na modalidade escrita, você conta com as vírgulas, pontos de exclamação e interrogação e outros.

. Ao rever a pontuação do seu texto, verifique se todas as frases terminam de forma adequada: com o ponto final (ou, eventualmente, com exclamação ou interrogação). Frase sem ponto final é ideia solta, sem acabamento.

. Não use abreviaturas nem siglas desconhecidas.

. Não use termos estrangeiros, se o equivalente já existir em português. Por exemplo: xampu (em vez de shampoo), comércio eletrônico (em vez de e-commerce), vôlei (em vez de volley), clipe (em vez de clip), estande (em vez de stand), estresse (em vez de stress) e assim por diante.

. Não use linguagem própria da internet, como abreviações ou emoticons.

. Escreva com letra clara. Isso é decisivo! Letra difícil de entender pode dar a ideia de que há erros de acentuação e de pontuação onde não há. Além disso, a boa letra contribui com a fluidez do texto. Facilite a compreensão do avaliador da redação.

RESUMO  EXECUTIVO

Nesta parte você viu que:
.  Há que evitar as marcas de oralidade e informalidade na redação.

. O texto deve respeitar os padrões da modalidade escrita formal.

. Para seguir as regras de concordância verbal, o verbo deve concordar com o sujeito em pessoa e número.

. De acordo com as normas de concordância nominal, devem concordar com o nome todos os seus modificadores - pronome, artigo, adjetivo, numeral, em gênero e número.

. A regência verbal é a relação de subordinação entre o verbo e seus complementos. Ela ajuda a estabelecer relações entre as palavras e, assim, garante que expressem o sentido pretendido.

. De maneira informal se diz que, de acordo com a sua regência, o verbo pode “pedir” ou “não pedir” uma preposição ao se ligar com seus complementos.

. A regência nominal é a relação de subordinação entre o nome substantivos, adjetivos, advérbios e seus complementos. Ela pode ser intermediada por uma preposição.

. Certos nomes admitem mais de uma regência, isto é, mais de uma preposição. A decisão
pela preposição a ser utilizada é importante para que a frase seja bem compreendida.

. Na regência nominal, muitos nomes apresentam o mesmo regime dos verbos dos quais são derivados.

. A crase é a contração de “a" (preposição) com outro “a” (que pode ser artigo ou pronome).

. Avírgula nunca deve ser usada para separar o sujeito do verbo, ou o verbo dos seus complementos.

. A língua culta está nos livros, nos jornais e nos materiais escritos por quem faz um bom uso dela.Quanto mais lemos textos de qualidade, mais chances temos de escrever bem, dominando intuitivamente as regras gramaticais e a ortografia.

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